4 dicas de como economizar dinheiro no final do mês

21/11/2018 | Dicas

Diante da crise financeira atual, que contribui para inflar o preço de diversos serviços e produtos, fica difícil cobrir todas as contas mensais. É ainda mais complicado conseguir guardar uma quantia depois de pagar plano de saúde, escola das crianças, conta de luz, entre outros.

Mas se você quer estar prevenido para gastos surpresa ou se quer fornecer mais conforto para a sua família, é preciso economizar. Neste texto, trouxemos 4 dicas incríveis para você saber como economizar dinheiro sem prejudicar as suas despesas. Confira!

1. Faça um planejamento financeiro e estabeleça prioridades

Com o excesso de atividades do dia a dia, é muito comum que as pessoas acabem se esquecendo de uma conta e sejam surpreendidas com um e-mail de cobrança ou o corte de algum serviço. Por isso, é importante se planejar e anotar o que foi e será gasto.

Vale organizar tudo em uma agenda ou fazer uma planilha de gastos para ter um controle das finanças. Dentro desse planejamento, é preciso priorizar o que é indispensável e o que pode esperar. Parcela da casa ou do carro e contas residenciais, por exemplo, devem ser prioridade na sua lista.

Depois de tudo pago, é possível adquirir novos bens de consumo, como roupas ou eletrônicos, mas, ainda assim, é preciso estar dentro do que foi planejado, evitando extrapolar.

2. Evite compras no crédito

Mesmo que o cartão de crédito facilite as relações comerciais, vale a pena passar um tempo pagando à vista. Isso evita que você acumule muitas dívidas na fatura porque, com o dinheiro em mãos, a noção do quanto é gasto é maior. Isso faz você pensar duas vezes antes de fazer uma compra por impulso.

Além disso, é possível ganhar descontos fazendo compras à vista. Mesmo que muitos estabelecimentos não informem isso, pagar em dinheiro vivo pode render uma economia de 10% a 20%. Então, não se sinta constrangido ao pedir um desconto: pechinchar é um princípio inerente aos bons economizadores.

3. Mude alguns hábitos

Alimentar-se fora todos os dias, além de não ser muito saudável, acaba gerando um gasto quase incontrolável. Ir às compras com fome faz com que as pessoas gastem mais. Devido a isso, se você sai do escritório para almoçar, possivelmente vai gastar mais do que com uma refeição. Isso porque você pode ficar tentado a parar em uma loja de doces no caminho do restaurante ou a comprar algo que viu em uma vitrine.

Assim, levar sua refeição pronta de casa para o trabalho evita um tipo de gasto que, diariamente, faz uma diferença significativa no orçamento, sendo uma dica muito importante sobre como economizar dinheiro.

4. Invista seu dinheiro

Se você seguiu todas as dicas anteriores, certamente tem uma quantia considerável sobrando ao fim do mês. O que fazer com ela? Deixar o dinheiro parado talvez não seja a melhor opção, porque você pode fazer ele trabalhar para você.

Com o que é acumulado ao longo do ano, você pode investir em algum tipo de franquia que vai transformar o seu capital em lucro. Assim, você pode até diminuir as horas trabalhadas semanalmente. Isso vai dar a você mais descanso e mais tempo de qualidade com a sua família.

Pronto! Com essas dicas, ficou mais fácil saber como economizar dinheiro, reduzindo gastos que não são importantes, organizando as finanças e mudando hábitos. Lembre-se de que isso é um processo diário que você vai dominar aos poucos!

Gostou deste texto? Então, compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas possam ter acesso a este conteúdo!