Conheça 7 vantagens de utilizar a energia solar em casa

31/01/2019 | Energia Solar

Descubra como produzir energia solar em casa e quais são as principais vantagens para você e sua família.

Estamos vivenciando uma crise ambiental que afeta não somente a economia global, mas também a nossa economia doméstica. Há anos, ambientalistas alertam para as transformações climáticas advindas da utilização de combustíveis fósseis, que provocam a degradação do ambiente.

A maioria dos países desenvolvidos está investindo em energias renováveis, como o aproveitamento da luz do sol, e estimulando a geração de energia própria para os pequenos consumidores. Os três maiores produtores nesse mercado são a China, a Alemanha e os Estados Unidos. O Brasil ocupa a 18ª posição.

Você sabe como aproveitar a natureza para economizar na conta de energia? Neste texto, mostramos como é vantajoso instalar um sistema de energia solar em casa. Confira!

Como funciona o sistema de energia solar?

A radiação do sol é captada por placas solares colocadas em locais estratégicos, geralmente voltadas para o Norte. Essas placas e produzem a energia que é transportada por cabos até um inversor, que é o equipamento responsável por transformá-la em energia elétrica.

A tecnologia utilizada é conhecida como sistema fotovoltaico — em razão dos painéis usados na captação da energia solar. Quando foi o sistema desenvolvido, o alto custo das placas colocava a inovação longe do alcance da população. Hoje, porém, os consumidores residenciais já estão descobrindo os benefícios de instalar um sistema de energia solar em casa.

Como se dão a instalação e a manutenção?

O sistema tem instalação fácil. A principal orientação é que a casa disponha de espaço adequado. Normalmente as placas são instaladas em telhados, para receberem diretamente a incidência da luz do sol.

O trabalho deve ser executado por pessoas capacitadas. Por isso, é importante que a empresa fornecedora seja habilitada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), órgão regulador vinculado ao Ministério das Minas e Energia (MME).

A manutenção dos equipamentos não exige muitos cuidados: basta uma limpeza nos painéis duas vezes ao ano, que pode ser feita pelo próprio dono da casa. É importante, ainda, verificar as conexões dos cabos elétricos para assegurar o perfeito funcionamento dos equipamentos e garantir a economia.

Quais são os benefícios da energia solar em casa?

Um ditado popular diz que o sol nasce para todos, o que representa a igualdade de oportunidades. E é isso que o tão conhecido sistema solar nos oferece: todos podem aproveitar a luz do sol para benefício próprio e da coletividade. Conheça, a seguir, algumas das vantagens de ter um sistema fotovoltaico em casa.

1. Contribuição para o meio ambiente

As fontes de energia tradicionais são tidas como poluentes por emitirem gases que vão para a atmosfera e provocam o efeito estufa e o aquecimento global. Como consequência, temos as catástrofes naturais, como secas e enchentes.

Assim, investir em energia solar em casa é uma forma de ajudar o planeta a se recuperar dos danos causados ao longo dos anos. O sol é um recurso renovável e inesgotável.  Então, se você está preocupado com a sobrevivência no planeta Terra, a geração de energia limpa é uma excelente oportunidade de ajudar a mantê-lo.

2. Fim dos reajustes tarifários

A energia elétrica que abastece as casas hoje é produzida, basicamente, nas hidrelétricas que usam a água como combustível. O recurso, como sabemos, está cada vez mais escasso, prejudicando a produção. Como resultado, há reajustes constantes nas tarifas para os consumidores.

Esse é mais um motivo para preferir a instalação de um sistema de energia solar em casa. A relação custo-benefício é percebida na conta já no primeiro mês, com uma redução de até 98%. Ou seja, é um investimento de retorno garantido. O baixo custo de manutenção e a vida útil dos equipamentos, que atinge mais de 25 anos em média, agregam valor ao sistema.

3. Economia de recursos

Continuar usufruindo do conforto do ar-condicionado, do chuveiro elétrico e de outros eletrodomésticos cujo alto consumo de energia influencia diretamente na conta no final do mês sem preocupação, quem não quer?

Ao produzir sua própria energia em casa, você fica resguardado dos altos e baixos da conta e também das bandeiras tarifárias criadas pelo governo para obrigar a diminuição do consumo de energia elétrica.

4. Valorização do imóvel para venda

Quer mais benefícios? A tendência do mercado imobiliário é que casas com sistema solar sejam valorizadas em até 20%. O mercado imobiliário brasileiro não dispõe de dados estatísticos, mas tem como base uma pesquisa do Laboratório Lawrence Berkeley, dos Estados Unidos.

Lá, um imóvel que tem sistema próprio de energia ganha a preferência dos compradores e é vendido mais rapidamente. De olho nessa tendência, muitas construtoras brasileiras estão incluindo a instalação de sistemas de energia solar em seus projetos para atrair os compradores. 

5. Recebimento de incentivos governamentais

Com a crise do sistema elétrico tradicional, o governo brasileiro está estimulando o uso das energias alternativas. Entre as possibilidades, a que mais se destaca para o nosso clima, sem dúvida, é a geração de energia solar em casa.

A ANEEL criou incentivos fiscais para as pessoas que optarem por produzi-la a partir de uma fonte renovável. A resolução da agência permite que os consumidores substituam o consumo da rede elétrica por energia própria e ainda prevê a concessão de créditos pela produção excedente.

6. Compartilhamento da produção

A possibilidade de produzir energia para ser consumida por mais de uma residência tem atraído muitos interessados. Prevista na resolução da ANEEL, ela funciona por meio do oferecimento de créditos à unidade geradora pela concessionária de energia.

Assim, quando uma fonte geradora produz energia excedente e a compartilha na rede elétrica da concessionária, recebe créditos que podem ser abatidos da conta de luz do produtor, na residência ou no comércio. Outro ponto de vantagem é que os créditos podem ser consumidos em até 60 meses.

7. IPTU Verde

Algumas localidades oferecem desconto gradativo e cumulativo no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) aos donos de residências que adotem medidas sustentáveis de olho na proteção ou na recuperação do meio ambiente. A ideia é conscientizar a população sobre as formas de melhorar o planeta. A produção de energia solar, que não é poluente, está entre as atividades de incentivo.

Como se trata de um imposto municipal, é importante que a cidade faça sua adesão e estabeleça legislação específica. Outras atividades incentivadas incluem sistema de reuso de água, construções com material sustentável, separação de resíduos e instalação de telhados verdes, entre outros.

Instalar um sistema fotovoltaico em sua casa traz inúmeras vantagens. Além de garantir benefícios para o meio ambiente e para o seu bolso, você estará investindo em uma alternativa que representa o futuro energético para o Brasil e para o mundo.

Agora que você conhece as vantagens de utilizar a energia solar em casa, siga a Solarprime nas redes sociais e não perca nenhuma novidade.