8 dicas incríveis para economizar energia com ar-condicionado

24/02/2018 | Dicas

Durante os dias quentes de verão, o conforto do ar-condicionado faz toda a diferença no ambiente. Entretanto, o custo do consumo do equipamento é alto e reflete diretamente no valor das contas de luz. Como economizar energia com ar-condicionado é uma dúvida comum entre as pessoas.

Existem maneiras de reduzir os custos sem precisar abrir mão do conforto do aparelho. Para isso, é preciso mudar alguns hábitos. Para lhe ajudar, preparamos este post com 8 dicas para economizar energia com ar-condicionado. Vamos conferir?

1. Verifique se o ar-condicionado tem certificação

Antes de comprar o produto, você deve observar se ele tem Selo Procel de Economia e Energia. Essa classificação é coordenada pelo Ministério de Minas Energia (MME) e Eletrobrás, para auxiliar o consumidor na hora da compra. O Selo Procel é uma das formas de garantir que você está levando um ar-condicionado econômico e eficiente.

2. Compre um aparelho adequado

Opte pelos modelos mais modernos do mercado, por exemplo, com tecnologia Inventer. Esse modelo é o que consome menos energia, com ele a economia pode chegar até 40% em relação aos demais modelos. Além disso, o aparelho é capaz de oferecer maior eficiência energética, de acordo com o ajuste do compressor e diante da necessidade do ambiente.

3. Procure ambientes mais frescos para instalação

Quando for instalar seu ar-condicionado, procure lugares mais frescos e arejados. Quanto maior for a temperatura do ambiente, maior será o consumo do ar-condicionado.

Outro fator importante, que aumenta o calor de um espaço, são as lâmpadas incandescentes, por isso, dê preferência às lâmpadas de LED.

4. Controle a temperatura do ar-condicionado

Sabe quanto você pode economizar energia com ar-condicionado ajustado? Até 50%! A temperatura ideal para o funcionamento do aparelho é entre 20º e 23º. Assim, a diferença entre o espaço interno e externo não fica tão diferente.

Evite deixar o aparelho no frio máximo, regule o termostato adequadamente. Por exemplo, colocar 17º não é uma boa alternativa, pois assim o aparelho é forçado a trabalhar mais resfriando o cômodo. Caso isso aconteça, certamente o consumo do ar-condicionado será maior.

5. Mantenha o ambiente fechado

Caso o cômodo fique aberto haverá a troca rápida de calor com o ambiente externo, o que atrapalha a climatização do local. Por isso, não deixe janelas, portas e basculantes abertos, assim você evita a entrada do ar de outros espaços.

Se o espaço não estiver fechado, o funcionamento do aparelho será afetado e, consequentemente, haverá um maior consumo de energia.

6. Limpe os filtros

Todos os aparelhos pedem manutenção e limpeza periódica, assim eles podem funcionar normalmente. Por isso, não se esqueça de manter os filtros do ar-condicionado limpos. Se eles ficarem sujos, o equipamento será forçado a trabalhar mais.

A limpeza do filtro do ar também faz bem para saúde, pois evita a Síndrome do Edifício Doente. Seja para economizar energia com ar-condicionado ou colaborar para o bem-estar de quem frequenta o ambiente, a limpeza é importante.

7. Ative o Sleep

Se você gosta de dormir com o ar-condicionado ligado, programe a função sleep do aparelho, pois ela controla a temperatura automaticamente. Este modo reduz o consumo do ar-condicionado e garante seu conforto térmico. Ao amanhecer, o cômodo passa por um resfriamento natural, proporcionando conforto no ambiente.

8. Evite deixar os aparelhos ligados quando não estiver usando

Para evitar o superaquecimento de outros equipamentos presentes no ambiente, como geladeiras, computadores e projetores, é necessário investir em um ar-condicionado com uma potência maior.

Evite deixar os equipamentos eletroeletrônicos ligados se não estiver utilizando, pois se tiver muitos aparelhos ligados, o ar-condicionado vai precisar trabalhar mais para resfriar o ambiente.

Agora você já sabe como economizar energia com ar-condicionado, certo? Então é só aproveitar o conforto da temperatura que ele oferece e, ao mesmo tempo, reduzir seus custos.

Gostou das nossas dicas? Que tal acessar este nosso artigo para saber quais são os aparelhos que mais consomem energia? Boa leitura!