Afinal, vale a pena investir em uma franquia de energia solar?

21/11/2018 | Franquias

Ter o próprio negócio é uma maneira de melhorar a própria renda e de se tornar um empreendedor. Assim, apostar em franquias de empreendimentos consolidados é uma forma segura de fazer o dinheiro trabalhar.

Investir em franquia de energia solar é uma das opções mais vantajosas do mercado devido aos benefícios dessa forma de energia e do negócio em si. Neste texto vamos abordar as principais vantagens desse investimento, como a rentabilidade e a sustentabilidade. Acompanhe!

Crescimento da energia solar

Antes de pensar em investir em franquia de energia solar, é preciso conhecer qual a relação de crescimento dela nos últimos anos, principalmente no Brasil. A nível global, o investimento em energia solar cresceu, em 2017, 18% em relação ao ano anterior. Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) mostram ainda que essa foi a fonte energética que mais recebeu investimentos, chegando a mais de 160 bilhões de dólares.

O Brasil é o segundo país do mundo em incidência solar, ficando atrás apenas da Austrália. Dessa forma, mesmo que a popularização da energia fotovoltaica seja recente por aqui, o sol brasileiro é muito favorável para a produção própria de eletricidade.

Desde 2012 esse setor se encontra em ascensão em território nacional e, em 2017, atingimos a marca histórica de 1 gigawatt de potência instalada em usinas de fontes fotovoltaicas. Esse é um resultado alcançando por apenas 30 países dos 195 do mundo e é suficiente para suprir o consumo de 500 mil residências ou 2 milhões de pessoas.

Benefícios para os consumidores

Esse tipo de eletricidade é produzido por painéis feitos de material semicondutor que captam a luz do sol e a transformam em energia. Por isso, a venda de equipamentos de energia solar atrai os consumidores devido aos seus benefícios.

Sustentabilidade

Em vista do esgotamento dos recursos naturais, há uma preocupação em mudar as relações de consumo, buscando alternativas mais sustentáveis. Assim, a energia solar se destaca por ser dependente de um recurso quase infinito — o sol.

Dessa forma, muitos consumidores, sejam pessoas físicas ou jurídicas, buscam essa tecnologia verde que também não gera gases de efeito estufa. Isso possibilita que as usinas solares sejam usadas no lugar das termoelétricas.

Empresas que fazem uso dessa tecnologia ganham destaque no mercado, pois a busca por produtos com uma pegada ecológica menor é uma tendência atual. Já as residências têm um aumento no valor no mercado imobiliário.

Economia

Com a dependência majoritária da matriz energética nacional pelas hidroelétricas, muitas crises ocorrem no setor e as taxas e o quilowatt acabam variando de valor continuamente. Sendo assim, a produção própria de energia gera economia para o consumidor. O valor economizado mensalmente com a conta de luz varia entre 50% e 95%. Com o passar do tempo, o capital utilizado para aquisição de um sistema fotovoltaico se torna um investimento.

Vantagens para os franqueados

Abrir uma franquia é mais seguro do que começar uma empresa do zero porque a marca já é relativamente conhecida e tem a confiança do público. O empreendedor que decide investir em uma franquia de energia solar deve estar ciente dos principais benefícios que ele obtém com esse tipo de negócio.

Investimento e rentabilidade

O investimento inicial é baixo, principalmente considerando que o início das operações pode ser feito de casa, evitando gastos com aluguel de um ponto comercial. Na Solarprime, por exemplo, é possível ser um franqueado com pouco mais de 20 mil reais.

A franqueadora fornece os equipamentos que serão comercializados e cabe ao franqueado o gerenciamento do negócio, a venda e a instalação dos sistemas. É também um investimento com retorno rápido, que varia de 5 a 12 meses.

Como o mercado de energia solar está em expansão, começar a trabalhar com essa tecnologia agora é uma chance de sair na frente e crescer aos poucos. O setor teve um crescimento de 300% em 2016 e em 2017 e é esperado que cresça ainda mais até 2030.

O BNDES tem criado linhas de crédito e financiamento a fim de incentivar a população a adquirir equipamentos fotovoltaicos, além de melhorar condições como taxas, juros e prazos. Segundo o banco, já foram investidos mais de 200 milhões de reais em adequação e expansão de fábricas, o que gerou cerca de mil empregos na indústria.

Outro fato otimista são os leilões de compra de energia solar que possibilitam a instalação de usinas solares e aumentam a participação dessa fonte na matriz energética. Graças a esses leilões foram lançados os dois maiores empreendimentos de energia solar da América Latina, no Piauí e em Minas Gerais.

Treinamentos

Para ser um franqueado não é preciso ser especialista em energia fotovoltaica. Isso porque a franqueadora fornece um treinamento que visa a tornar o empreendedor capaz de lidar com as questões de venda e de marketing e de ter capacidade técnica de gerenciar o negócio. Além disso, sempre haverá um time de especialistas pronto para auxiliar nas questões de engenharia, marketing, financeira, entre outras.

Modelos de franquia

Quem deseja abrir uma franquia da Solarprime pode escolher entre diferentes modelos que se adequam a cada necessidade. O Home Office, além de ser uma tendência de negócios, permite que o início do empreendimento seja feito com um investimento baixo e com pouco custo de estrutura.

O Business In é indicado para quem já é empresário e quer oferecer um novo serviço dentro de seu ponto comercial. Ele se torna um sucesso quando agregado a lojas de materiais de construção, de serviços elétricos ou até mesmo escritórios de engenharia.

O Business Partner se diferencia do modelo anterior porque nele o franqueado formará uma parceria com um negócio já existente, de outra pessoa. Nesse caso serão os mesmos tipos de negócios relacionados principalmente a engenharia, materiais de construção, elétrica e hidráulica.

O modelo Premium é uma loja exclusiva da Solarprime, ou seja, um ponto comercial todo dedicado a essa franquia.

Agora você já sabe que investir em franquia de energia solar vale a pena porque a produção própria de eletricidade é muito favorável para os consumidores. Além disso, esse setor tem crescido de forma assombrosa no Brasil e a tendência é que isso continue aumentando.

Então, gostou deste conteúdo? Entre em contato conosco e conheça nossos serviços de franquias!