Aquecedor solar e energia solar são a mesma coisa? Tire suas principais dúvidas

19/05/2018 | Energia Solar

Você sabe qual a diferença entre aquecedor solar e energia solar? Muitas pessoas acreditam que esses dois conceitos são a mesma coisa e acabam se confundido sobre a utilidade e vantagens de cada um deles.

Diante disso, resolvemos produzir um material que esclareça de uma vez por todas as principais diferenças entre essas duas tecnologias. Nossa intenção é ajudá-lo a sanar suas dúvidas sobre o tema e escolher o recurso ideal para suas necessidades.

Continue com a leitura e entenda melhor por que aquecedor solar e energia solar não são a mesma coisa!

O que é um aquecedor solar?

Quando falamos em aquecedor solar, logo inferimos que se trata de um equipamento que utiliza o calor do sol para aquecer algo. Assim, o sistema utiliza a energia solar para manter a temperatura da água aquecida, dispensando o uso de chuveiro elétrico em casa.

Por meio de placas solares que captam o calor do sol, a água que circula em tubulações de cobre é aquecida e conservada por um período nessa temperatura — graças a um reservatório térmico.

Como é possível perceber, aderir a esse equipamento reduz os gastos com energia, relacionados ao uso do chuveiro elétrico. No entanto, é preciso ressaltar que essa economia na conta de luz acaba sendo superada pelo alto consumo de água.

O aumento do conforto térmico da temperatura da água e a eliminação do uso da energia elétrica no chuveiro fazem com que os banhos se tornem mais demorados. Com isso, a conta de água tende a subir, prejudicando a economia final esperada.

O que é energia solar?

Agora que você já sabe o que é um aquecedor solar, podemos apresentar o conceito de energia solar. Conforme dissemos, essa é uma tecnologia diferente da anterior e tem vantagens expressivas.

A energia solar é a própria energia produzida pelo sol e, portanto, é considerada uma fonte de energia renovável e sustentável. Ressalta-se que ela não é utilizada apenas para aquecer água. Na verdade, por meio de equipamentos e sistemas adequados, existem inúmeras aplicações para o indivíduo.

Do ponto de vista prático, estamos diante de uma fonte de energia inesgotável. O sol nasce e se põe todos os dias e o calor por ele produzido pode ser utilizado em residências e empresas para colocar em funcionamento inúmeros equipamentos.

Sobre as vantagens de se utilizar a energia solar, podemos destacar:

  • economia real da conta de energia elétrica, já que há a substituição da fonte utilizada;
  • redução dos impactos ambientais, por ser uma energia sustentável;
  • atende a todos os aparelhos eletrônicos da residência/empresa;

É interessante dizer que a geração da energia solar se deve ao efeito fotovoltaico — daí o nome de energia solar fotovoltaica. De maneira didática e resumida, ocorre a conversão da energia luminosa que incide sobre materiais semicondutores, transformando-a em eletricidade.

Aquecedor solar e energia solar: afinal, quais as diferenças?

Para que não restem dúvidas de que aquecedor solar e energia solar não são a mesma coisa, resumimos as maiores diferenças existentes entre eles. Confira, a seguir:

Aquecedor solar:

  • sistema que utiliza a energia solar para aquecer água;
  • não pode ser utilizado em aparelhos eletrônicos;
  • elimina o uso do chuveiro elétrico;
  • pode ser utilizado para aquecer a água que sai das torneiras.

Energia solar:

  • tem utilização muito mais ampla;
  • por meio da energia fotovoltaica pode ser utilizada em qualquer equipamento eletrônico;
  • substitui a fonte de energia elétrica utilizada na residência/empresa;
  • gera redução real na fatura de energia elétrica;
  • permite que a residência gere a sua própria energia.

Qual a melhor opção para sua residência ou empresa?

Vivemos em uma época em que a preocupação com a preservação do meio ambiente é constante e todo ser humano precisa encontrar maneiras de contribuir para o alcance de um mundo mais sustentável e saudável.

Nesse contexto, não há dúvidas de que aproveitar o potencial de energias sustentáveis é a melhor opção. O sol é um recurso renovável e que nos oferece todos os dias a sua capacidade de gerar energia e contribuir com o funcionamento de máquinas, equipamentos e todos os recursos que necessitam de eletricidade.

Energia solar: ideal para quem deseja economizar dinheiro

Para quem pensa em economizar dinheiro com as faturas de energia elétrica, essa possibilidade não pode ser ignorada. No caso da energia solar, além da economia gerada, teremos um aumento no conforto, já que não há mais a preocupação em reduzir o uso de equipamentos, como o ar-condicionado, ferro elétrico e televisão.

Dessa forma, ao escolher entre o aquecedor solar e a energia solar, o indivíduo deve compreender as diferenças e a utilidade de cada um. Enquanto o aquecedor apenas manterá a água aquecida, a energia solar fotovoltaica permite isso e muito mais!

Entenda que se o seu desejo é economizar de verdade, a melhor opção é investir em energia solar fotovoltaica. Além de eliminar o uso de energia elétrica em sua residência ou empresa, ao produzir sua própria energia, você contribui com a preservação do meio ambiente e ainda pode receber créditos da companhia de energia elétrica de seu estado.

Isso ocorre porque, em muitos casos, a residência não consegue utilizar toda a energia produzida e, com isso, pode vendê-la à própria companhia elétrica. Ou seja, com esse crédito gerado, é provável que você não precise arcar sequer com os valores obrigatórios, como a taxa de iluminação pública e consumo mínimo.

Conforme visto ao longo deste post, aquecedor solar e energia solar não podem ser considerados a mesma coisa. Apesar de utilizarem a luz solar como fonte de energia, eles têm características e utilidades diferentes.

Para fazer a escolha certa para sua casa ou empresa, é imprescindível que você esteja ciente de que o aquecedor solar apenas aquece a água utilizada no banho ou nas torneiras, enquanto a energia solar fotovoltaica produz a eletricidade que coloca em funcionamento qualquer equipamento eletrônico que você tenha em casa.

Por essa razão, é mais vantajoso investir na energia solar. Lembre-se de que a economia será real e de que você contribuirá de maneira ativa para um mundo mais sustentável e um meio ambiente mais equilibrado.

Gostou deste material e deseja ficar sempre por dentro das novidades do nosso blog? Então siga a Solarprime no Facebook e no Instagram!