Começar a empreender: 4 motivos para ser o seu próprio patrão

23/05/2018 | Franquias

Conseguir e manter uma boa posição no mercado de trabalho pode ser bastante desafiador. Baixos salários, sobrecarga de funções e problemas de relacionamento com chefes e colegas são alguns dos desafios enfrentados pelos trabalhadores. Por isso, muitos brasileiros sonham em começar a empreender e abrir um negócio

Mesmo em cenários de crise econômica, a ideia de trabalhar por conta própria se mantém atraente. Conheça 4 motivos para decidir pela independência na sua carreira!

1. Conquistar liberdade profissional e financeira

Na maior parte dos empregos formais é bem difícil trabalhar com autonomia. Se você é funcionário de alguém, precisa seguir uma série de regras que acabam limitando a sua rotina e suas decisões pessoais e profissionais. Quando você se torna seu próprio patrão, é possível usufruir muito mais liberdade.

Você é o responsável por estabelecer os horários e o cronograma de trabalho, além de tomar todas as decisões sobre a empresa. Também conta com maior liberdade financeira, já que não há mais um teto limitando a sua renda — como funcionário, o seu salário é sempre o mesmo, independentemente do volume de trabalho.

2. Construir algo próprio

O orgulho de consolidar um negócio seu e a possibilidade de usufruir de tudo o que constrói são algumas das maiores vantagens de quem trabalha por conta própria. Sendo o seu próprio patrão, você tem a certeza de receber um retorno positivo de todo o esforço que está sendo empregado.

Além disso, ao começar a empreender você acumula um patrimônio familiar. Seus filhos podem seguir carreira na mesma área e ajudar a desenvolver a empresa no futuro. O sonho do próprio negócio não é solitário — o seu trabalho deixa um legado para a sua e outras famílias.

3. Ter mais tempo para família

Além dos benefícios profissionais e financeiros, abrir a própria empresa também traz efeitos positivos nas suas relações pessoais. Ser um empreendedor, embora não signifique trabalhar menos, representa mais flexibilidade de horários e atividades.

A sua rotina pode ser organizada de forma a estar mais com a família. Pegar os filhos na escola ou estar mais presente na vida dos seus pais, por exemplo, se torna viável quando você é o próprio patrão. Algumas atividades da empresa podem ser realizadas em casa ou em horários alternativos.

Decidindo começar a empreender, você conquista mais qualidade de vida, principalmente, se recorrer à ajuda da tecnologia para trabalhar em casa. Muitas negociações podem ser feitas por telefone e, até mesmo, reuniões podem acontecer com o auxílio de aplicativos. Assim, você reduz alguns custos e minimiza o estresse e a perda de tempo com trânsito, por exemplo.

4. Aumentar a satisfação pessoal é um ótimo motivo para começar a empreender

Sem dúvida o profissional trabalha mais motivado e satisfeito quando está construindo algo em proveito próprio. Toda a dedicação do empreendedor vale a pena, pois retorna diretamente para ele e sua família.

Realizar um sonho e consolidar, aos poucos, um negócio motiva você a aumentar sua produtividade e a qualidade do seu trabalho. Receber feedbacks positivos de clientes e fornecedores também indica o caminho certo e impulsiona você a continuar.

Começar a empreender é uma ótima decisão para quem quer tomar um rumo diferente na carreira. O retorno não é apenas financeiro, mas também de mais motivação profissional e qualidade de vida.

Quer saber mais sobre o assunto? Então siga a Solarprime no Instagram para acompanhar as novidades!