Como abrir o próprio negócio? 5 fatores que você precisa avaliar

16/01/2019 | Franquias

Empreender é o sonho de muitas pessoas que buscam dar mais propósito à sua existência. Afinal, passamos grande parte da nossa vida trabalhando, então, nada mais justo do que fazer algo que dê prazer. Porém, o que ainda impede essas pessoas de realizarem seu sonho são as dúvidas de como abrir o próprio negócio.

É claro que tomar uma decisão dessa magnitude nem sempre é fácil, mas com a pesquisa e a reflexão necessárias, o caminho da criação da sua empresa pode ser quase tranquilo. Quer saber como? Confira os fatores que você precisa avaliar antes de empreender!

1. Qual a área que traz satisfação

Pode parecer básico, mas ter afinidade com o negócio escolhido faz milagres para o sucesso do empreendedor. E a causa disso vai muito além do fator felicidade: quando você gosta e conhece o mercado em que está se inserindo, tem mais chances de saber como agradar seu cliente.

Além disso, é comum que os empreendedores tenham que dedicar bastante tempo às suas empresas, especialmente, nos primeiros anos. Amar o que faz e ter horários flexíveis vai tornar essa jornada menos difícil, e as chances de você desistir no meio do caminho caem significativamente.

2. O modelo de negócio ideal

Entender que tipo de negócio encaixa melhor nos seus sonhos também é uma ótima maneira de ter uma experiência agradável com o empreendedorismo.

Por exemplo, algumas pessoas sonham em ter uma empresa tradicional, com loja e atendimento ao cliente. Outras, preferem atuar como e-commerce e desenvolver todo o trabalho virtualmente.

Há ainda a questão do que é melhor: abrir uma empresa própria ou optar por uma franquia. Cada um dos modelos tem seus benefícios, e cabe ao empreendedor avaliar qual se adapta melhor nos seus desejos.

A empresa própria oferece mais liberdade, enquanto a franquia conta com toda a infraestrutura e conhecimento necessários para fazer o negócio dar certo, oferecendo treinamentos e consultorias especializadas. Quando opta por abrir uma franquia, o novo empreendedor já tem todo o suporte de que vai precisar.

3. De quanto é o investimento

Antes de dar o primeiro passo, é bom se certificar de que você sabe quanto dinheiro é preciso para tirar sua ideia do papel.

A quantia vai variar de acordo com o tamanho do sonho, mas não se esqueça de incluir os gastos com infraestrutura básica, documentação, equipamentos e, pelo menos, seis meses de capital de giro.

Quando o empreendedor não tem todo o montante necessário, pode economizar dinheiro por um tempo ou montar uma proposta de negócios para levantar financiamentos ou procurar sócios.

4. Qual a viabilidade do negócio

Mesmo quem não precisa do aporte de dinheiro de terceiros para abrir sua própria empresa vai aprender muito se fizer um plano de negócios. Esse documento mostra, detalhadamente, todas as informações necessárias para fazer um empreendimento dar certo.

Com ele em mãos, você saberá onde é o melhor ponto para abrir sua empresa, quanto tempo vai levar para ter lucro, quais são os pontos fortes da sua empresa e quem são os principais concorrentes.

Assim, é bem mais simples descobrir quais são os pontos fracos da sua empresa, se vale a pena tirar esse projeto do papel e o que ainda pode ser melhorado.

5. Quem pode ajudar na empreitada

Embora muitos Microempreendedores Individuais tenham bons resultados com suas empresas, a grande maioria dos negócios precisam de mais de uma pessoa para se tornar realidade.

Por isso, antes de tirar a empresa do papel, vale a pena descobrir quem seriam os fornecedores, se será necessário mão de obra especializada e se ela está disponível e, até mesmo, fazer cursos de especialização em administração — o SEBRAE oferece uma ampla gama de opções gratuitas.

O mais importante para quem deseja descobrir como abrir o próprio negócio é lembrar que quanto mais cedo o caminho começar a ser trilhado, mais cedo o sonho de ser seu próprio chefe se torna realidade. Por isso, comece a se planejar o quanto antes!

Agora que você já sabe quais fatores deve analisar para abrir sua empresa, descubra neste link como escolher a franquia ideal para você com as nossas dicas!