Como ser um empreendedor de sucesso? Descubra aqui!

19/12/2018 | Franquias

Mesmo tendo uma carreira estável, muitos profissionais desejam abrir o negócio próprio e entrar no desafiador mundo empresarial. Isso se deve a vontade de liderar, de crescer financeiramente ou de trabalhar defendendo os valores em que se acredita.

Dentro das opções existentes, o mercado de franquias se encontra em crescimento e pode ser muito vantajoso. Ainda assim, há desafios para gerenciar uma empresa bem-sucedida. Neste texto, trouxemos as principais informações para ajudar a você a ser um empreendedor do sucesso. Acompanhe!

Qual é o passo a passo para abrir uma empresa?

Existem algumas etapas que precisam ser cumpridas antes de abrir uma empresa. Elas são importantes para que o negócio tem viabilidade legal para funcionar.

Contador

O profissional de contabilidade é de extrema importância para o funcionamento da empresa. Você deve contar com ele desde o início de todo processo porque, além de ser responsável pelas finanças, ele fará a orientação durante todas as etapas para a abertura. Há ainda algumas etapas que só podem ser feitas pelo intermédio de um contador, como a inscrição estadual.

Consulta e viabilização

Antes de dar entrada no processo de abertura da empresa, é preciso verificar se há outras corporações com nomes empresariais idênticos ou semelhantes ao que você escolheu. Essa é uma pesquisa obrigatória e pode ser feita no site da junta comercial.

Além disso, é necessário procurar a prefeitura do município onde será instalada a companhia para verificar o que deve ser providenciado para a obtenção do Alvará de Funcionamento. Sem ele, não é possível iniciar as atividades, e saber disso antecipadamente poupa esforços e evita problemas desnecessários no futuro.

Registro Legal

Esse registo funciona como uma certidão de nascimento. É a partir da sua formulação que a empresa passa existir — sem necessariamente começar a funcionar. Ele pode ser tirado na junta comercial ou no Cartório de Registro de Pessoa Jurídica. Isso deve ser feito antes da obtenção do CNPJ. É uma exigência para dar continuidade no processo de legalização.

Cada estado exige uma série de documentos e relatórios específicos para a concessão do registro legal. Dentre esses os mais comuns são o Contrato Social e, caso exista uma sociedade, os documentos pessoais de cada sócio.

Elaboração do Contrato Social

Esse é um documento muito importante que deve ser feito com cuidado porque define os principais termos da empresa. O contrato deve contemplar o interesse das partes, pois é preciso fazer a divisão de quotas em que cada membro da sociedade terá uma participação definida. Entre os sócios, deve ser escolhido pelo menos um responsável pela administração de bens.

É preciso deixar claro quais são os objetivos da corporação e quais são os tipos de atividades exercidas por ela. Isso porque só é possível emitir notas fiscais referentes aos produtos ou serviços especificados no contrato social. Assim, deve ser feito um estudo para definir a abrangência dos serviços. Não é indicado incluir setores muito diversos porque as licenças e os regimes tributários serão mais complicados e custosos.

Alvará de localização e de funcionamento

Esse é um documento governamental que autoriza o funcionamento de um negócio a partir do cumprimento de determinadas exigências. O que é exigido varia em cada caso e depende da localização da empresa, além de informações como área total, área utilizada, área construída e número de funcionários.

Tudo isso, junto ao tipo de atividade desenvolvida, é determinante para o tipo de impacto gerado no local em que ocorrerá o funcionamento, para o caráter poluidor e, portanto, para as licenças que serão necessárias.

Antes da solicitação do alvará, é preciso verificar quais são os documentos exigidos pela Consulta Prévia para Alvará de Localização e Funcionamento e, quando há potencial de poluição, será solicitado realizar uma Consulta Prévia Ambiental para a averiguação da necessidade da Licença de Operação.

Essas consultas podem ser obtidas no portal da prefeitura. É preciso ter atenção, já que há um prazo de validade para o cumprimento das exigências da listagem obtida. Se ele for extrapolado, é necessário recomeçar todo processo.

Geralmente, a documentação inclui o formulário, que é próprio da prefeitura, a consulta prévia de endereço aprovada, a cópia do CNPJ, a cópia do contrato social e, quando for o caso, o laudo de órgãos de vistoria.

Inscrição estadual

Esse tipo de inscrição não é necessária para todos os tipos de empreendimentos, mas é obrigatória para aqueles que fornecem serviços de comunicação e energia, empresas dos setores de comércio, indústria e transporte (tanto intermunicipal quanto interestadual). É a partir desse registro que é obtido o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Nos casos citados, sem esse registro o empreendedor fica impendido de gerar nota fiscal. Isso se torna um problema grave quando, por exemplo, a base de clientes é de pessoas jurídicas. A inscrição estadual é tão importante, que sem ela é proibido até mesmo encomendar blocos de notas fiscais de gráficas.

Na maioria dos estados há um convênio com a Receita Federal que possibilita a obtenção dessa inscrição pela Internet, desde que haja o CNPJ. Muitas vezes ela deve ser preparada antes mesmo do alvará de funcionamento.

Licenças para funcionamento

Para obtenção do alvará de funcionamento, o empreendedor precisa obter algumas licenças que são exigidas por órgãos municipais e estaduais e variam muito de acordo com o tipo de negócio. A natureza dos serviços e produtos também são fatores que influenciam. Há empresas que precisam inclusive de uma autorização das Forças Armadas, são as que produzem materiais bélicos, artefatos explosivos e materiais químicos controlados. São as principais exigências:

  • licenciamento ambiental que pode ser obtido nas secretarias municipais e estaduais do meio ambiente e no Ibama. Precisam dele empresas que tenham impacto ambiental por sua atividade, como indústrias, mineradoras, agronegócio, entre outras;
  • licença sanitária, que pode ser obtida em órgãos, municipais, estaduais e federais. São exigidas principalmente para indústrias de alimentos, medicamentos e cosméticos;
  • Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (APPCI), emitido pelo corpo de bombeiros que avalia o grau de risco de uma edificação.

Quais as vantagens de ter um negócio próprio?

Investir em um empreendimento é benéfico em vários aspectos, principalmente quando relacionamos isso com as franquias. Isso porque trabalhar com uma marca já consolidada e conhecida pelo mercado facilita a administração da empresa e o otimiza o crescimento profissional do empreendedor que deseja obter sucesso.

Expansão

A expansão do negócio é facilitada quando você se torna um franqueado. Isso porque as franqueadoras costumam ter opções de investimento de vários tamanhos. Assim, é possível passar de um modelo de microfranquia para uma loja maior, conforme a evolução.

Know how

Tornar uma empresa um sucesso dentro de seu setor envolve muitos fatores, como a captação de clientes, qualidade do serviço, boa lucratividade, entre outros. Para isso é necessário muita pesquisa e preparo, o que nem sempre é sinônimo de atingir os objetivos.

Assim, sendo a franquia um negócio que já deu certo, você representará uma marca que já é reconhecida pelos consumidores e buscada por eles. Com o know how bem definido, a probabilidade de erro é bem menor.

Independência financeira e jurídica

Em empregos convencionais, o salário do trabalhador depende do número de horas trabalhadas, aumentando o estresse e tornando o indivíduo aprisionado numa estrutura rígida. Ao ser um empresário, a pessoa torna as suas horas mais produtivas e lucrativas, já que estará à frente como administrador e as vendas serão convertidas para ele.

Além disso, no modelo franchising, o franqueado será uma pessoa jurídica distinta, com uma razão social própria. Assim, as operações financeiras são individuais e de responsabilidade da filial.

Apoio e estrutura do franqueador

A abertura de uma empresa é complicada e a matriz fornece apoio em diversos aspectos para as outras unidades. Assim, todo o auxílio necessário nas áreas jurídica, contábil, administrativa e até mesmo operacional é feito de maneira eficiente.

Fazem parte desse suporte cursos e treinamentos para o empresário e sua equipe. Isso inclui todos os funcionários que trabalham na parte de operações para otimizar os processos internos. Também são ministrados tópicos que mostram qual é a política para realizar vendas e lidar com o cliente. Outros colaboradores como recepcionistas e prestadores de serviços são orientados para agir de acordo as visões da franqueada.

A montagem de todas as estruturas do espaço físico também é padronizada pela unidade principal. Após a assinatura do contrato e a aprovação da documentação, é feita uma avaliação dos pontos comerciais da localidade, de maneira que seja escolhido o mais adequado. Assim, a fachada, o layout interno e até mesmo as cores são as da franqueadora.

Economia de recursos

A estratégia de marketing, assim como a produção de material para publicidade, é produzida em grande escala pela empresa e, dessa forma, é rateada entre todas as unidades. Outra forma de reduzir custos na empresa é por meio dos privilégios de compra da matriz.

Por se tratar de uma companhia grande, são estabelecidos acordos vantajosos com os fornecedores, com preços de suprimentos e matérias-primas bem mais em conta. E isso se estende as filiais, que fazem as compras no mesmo regime.

Plano de negócio

Um empreendedor independente nem sempre dispõe de tempo e recursos adequados para prever fatores político-sociais e econômicos que possam, de alguma maneira, afetar as atividades do seu negócio.

Por isso, o apoio do franqueador experiente é fundamental para a instalação, o desenvolvimento e a expansão da empresa sem que esta seja exposta a riscos financeiros.

Despreocupação com a concorrência

Uma das grandes preocupações de quem deseja se estabelecer no mercado é encontrar maneiras de combater a concorrência, de apresentar um diferencial competitivo e ganhar a confiança do público.

Ao investir em um negócio já estabelecido, isso é minimizado porque as estratégias já estão estabelecidas e já existe um público cativo.

Evolução do produto

A franqueadora é capaz de desenvolver pesquisas e estudos para tornar o seu produto ou serviço cada vez mais alinhado com as expectativas e necessidades dos consumidores. Isso é feito por meio de análises de feedbacks, da relação pós-venda e das previsões das dinâmicas do mercado.

Essas atualizações são, então, passadas às unidades franqueadas, que se adiantam às tendências que possam surgir.

Como ser um empreendedor de sucesso?

Existem alguns hábitos pessoais e dicas de negócio comuns à maioria dos grandes empresários. Entenda mais sobre elas a seguir.

Resolução de problemas e persistência

Treine a sua mente para procurar e resolver problemas. Empreendedores de sucesso veem situações erradas, processos mal otimizados e propõem uma solução que resolva aquilo de maneira eficiente, sem deixar uma ponta solta para o retorno do erro.

Assim, é importante que você passe a olhar para coisas básicas do dia a dia e comece a pensar como aquilo poderia ser feito de uma maneira melhor, mais prática ou mais econômica. Se ver algo quebrado, observe se pode ser consertado e se isso vale a pena.

Essa é uma maneira de estabelecer novas conexões dentro do seu cérebro, de maneira que você se acostume a não se conformar, a sempre tentar algo diferente.

Dessa forma, você será uma pessoa persistente, que não desiste quando algo sai do esperado. Isso facilitará sua futura vida de empreendedor de sucesso, já que você verá que sempre há uma maneira de cruzar obstáculos e vencer situações desafiadoras.

Além disso, será capaz de identificar quando não vale a pena insistir em alguma coisa que não tem qualificações suficientes para dar certo e que poderia culminar em perda de tempo e recursos.

Iniciativa e comprometimento

Para se destacar no mercado é preciso enxergar quais problemas as pessoas têm e fazer disso uma oportunidade de crescimento. Assim, com uma ideia em mente, cabe ter a iniciativa de tomar decisões para que ela se concretize.

Isso está ligado também à persistência de fazer aquilo dar certo e com o comprometimento. Um empreendedor comprometido com seu trabalho carrega a responsabilidade de todo um projeto, de toda a equipe. Esse compromisso é essencial para levar o negócio adiante.

Foco nas grandes decisões

É necessário retirar ao máximo as pequenas distrações do dia a dia que desviem o seu foco dos grandes objetivos. Portanto, cabe um planejamento prático e simples para não gastar energia com decisões praticamente sem importância.

Escolher com antecedências o que você vestirá durante a semana poupa o tempo de encontrar as peças todos os dias. Isso ainda ajuda a ser uma pessoa mais metódica, já que você seguirá aquilo que foi estabelecido. Também, é válido usar essa abordagem para a alimentação, o caminho para o trabalho e as tarefas de natureza pessoal.

Isso faz com que a atenção esteja voltada para decisões maiores, de caráter decisivo. Também fica mais fácil identificar e cortar o que for supérfluo, melhorando a dinâmica e a fluidez.

Metas

O estabelecimento de metas é importante para direcionar e priorizar a atenção. Elas devem começar a curto prazo como plano de algo maior que será atingido futuramente. Assim, os objetivos são alcançados por ordem de importância e você avança passo a passo em direção do seu plano principal.

Conhecimento e informações

Quem quer crescer e se estabelecer no mercado deve sempre assumir uma postura humilde de quem tem sempre o que aprender. O que é a mais pura verdade! Principalmente devido a evolução tecnológica e digital, quase todos os dias surgem novidades nos setores econômicos.

Assim, é preciso se manter sempre atualizado por meio de leitura, cursos e treinamentos. Além disso, é necessário ter um alinhamento com o surgimento de novidades para que seja fácil distinguir o que tem as características para se tornar perene e merece investimento, do que é efêmero e não deve receber atenção.

Riscos

Estar disposto a correr riscos, mesmo que calculados, permite que o empresário possa refletir sobre as consequências de suas decisões. Se algo der errado, mesmo que não cause um prejuízo significativo, é uma oportunidade de fazer uma análise. Buscar dados, indicadores da empresa e dos funcionários é uma boa forma descobrir como minimizar os erros.

Essa é uma forma de entender que nem tudo dá certo o tempo todo e que é possível lidar com isso. Uma gestão de riscos eficiente está preparada para cobrir falhas que possam ocorrer.

Constante investimento

Para ser um empreendedor de sucesso, é imprescindível investir sempre. Gastar todos os seus ganhos é uma maneira bem rápida de alcançar o fracasso. Por isso, vale a pena abrir mão de certas coisas para alcançar um bom crescimento.

Enquanto muitas pessoas gastam com itens de luxo, como joias e carros caros, ou até mesmo com diversão e entretenimento, um grande empresário guarda as suas grandes ambições para o seu negócio. O lucro deve ser voltado para o desenvolvimento da empresa.

Sempre há áreas que podem ser otimizadas, seja marketing, produção de produtos, recursos humanos ou até mesmo a expansão dos serviços oferecidos. O destaque da companhia no mercado depende de remover as frivolidades do caminho. A grandiosidade da sua empresa é resultado da importância que você dá a ela e isso é mensurado pelos recursos utilizados.

Quais as tendências de franquias para os próximos anos?

Dentro do mercado de franquias existem alguns formatos, modelo e setores que estão surgindo e que são tendência para o futuro. Veja a seguir essas informações.

Quiosques e microfranquias

Os quiosques estão cada vez mais presentes nos shoppings e centros comerciais. Esse modelo consiste em uma loja em formato de ilha que fica localizada em áreas de grande circulação de pessoas, o que desperta o interesse do público e permite uma visualização mais prática dos produtos.

Eles são ideais para pequenos empreendedores que não querem correr muitos riscos logo no início, porque os custos de instalação da estrutura são menores. Até mesmo o aluguel do espaço é mais barato do que o das lojas convencionais. O retorno do investimento também é mais rápido.

Diversas empresas utilizam esse tipo de layout, como setores como alimentação, estética, tecnologia e até mesmo saúde. Essa é uma forma de tornar as compras mais rápidas para os consumidores.

Outro formato de baixo investimento são as microfranquias, com valor máximo de 90 mil reais. Por isso, o crescimento desse modelo está em ascensão no Brasil. Nesse caso, as opções de negócios também são variadas.

Alimentação

Esse é um segmento que vem ganhando destaque graças a rotina apertada das pessoas, que acabam comendo mais fora de casa, e ao surgimento de novas necessidades e opções de alimentação.

Além dos já conhecidos fast foods, outras modalidades de franquia caíram nas graças do público. Esse é o caso de empresas que são voltadas para um segmento específico de consumidores que se alimentam de maneira particular. Assim, redes de comida orgânica, vegana ou para quem tem restrições alimentares, como celíacos e alérgicos à lactose, são a grande tendência para os próximos anos.

Os food trucks, uma repaginação dos populares carrinhos de lanches, também têm se tornado muito populares pela qualidade da comida servida e a praticidade de poder adquirir o produto no caminho para casa ou para o trabalho.

Ainda dentro desse setor, o franqueado deve ficar atento aos pedidos feitos por aplicativos de delivery. Esse é um tipo de tecnologia que ganhou a confiança de boa parte da população, especialmente dos jovens.

Energia solar

Devido à crise energética e ao esgotamento dos combustíveis fósseis, a produção própria de energia tem crescido no Brasil e no mundo. 

A produção de eletricidade por meio dos raios solares é muito vantajosa pelo retorno do investimento e pelo grande potencial solar do território nacional. Com ela, os consumidores conseguem a redução do valor da conta de luz.

Assim, esse é o momento certo de investir em franquias de energia solar. Existem diversos modelos para atender os futuros empresários.

Pronto! Com essas dicas você já sabe como ser um empreendedor de sucesso. Então, coloque suas ideias no papel e mãos à obra! Lembre-se de que investir em franquias é uma excelente opção para quem está começando a empreender e fica mais fácil abrir um negócio!

Gostou deste conteúdo? Então, nos siga no Facebook e no Instagram para acompanhar as nossas postagens!