Confira 6 vantagens e desvantagens da energia solar

04/12/2018 | Energia Solar

Depois que Thomas Edison inventou a lâmpada elétrica, o mundo nunca mais foi o mesmo. Praticamente tudo o que usamos no cotidiano é movido à eletricidade. Por essa razão, as pessoas passaram a buscar formas alternativas de gerar essa energia, afinal, é preciso que exista um equilíbrio entre suprir a crescente demanda social e ferir cada vez menos o meio ambiente.

Assim surgiu a energia solar, uma opção limpa, renovável e abundante na natureza, que tem um baixo custo de manutenção e ajuda a reduzir os custos de energia em casas e estabelecimentos.

Como tudo na vida, esse formato tem seus prós e contras, então continue a leitura para saber as vantagens e desvantagens da energia solar e como isso pode — mesmo com contrapontos — solucionar os problemas de contas caras de energia elétrica.

1. É uma fonte de energia limpa e renovável

A energia solar  — como o próprio nome já diz — é gerada a partir do sol, que emite raios com uma carga energética muito grande. Essa fonte continuará disponível durante um longo período, e por isso pode ser chamada de “renovável”. Como também não agride o meio ambiente, é considerada “limpa” e pode ser utilizada de duas formas:

  • fotovoltaica: quando há placas que captam os raios solares e os transformam em energia elétrica;
  • térmica: muito utilizada em casas para aquecer a água e o ambiente, por exemplo.

Para que qualquer uma dessas formas seja utilizada, não é necessário que haja desmatamento, por exemplo, o que contribui para que ela não se torne nociva ao meio ambiente.

2. É gratuita e abundante ao redor do planeta

Todos têm um lugar ao sol e, assim, podem captar livremente os raios solares. Esse elemento essencial para a vida na Terra é uma das formas mais econômicas de gerar energia, já que a fonte é gratuita e alcança quase todos os locais do planeta com frequência.

O custo da compra das placas, já com o projeto incluso, pode parecer alto em um primeiro momento, mas basta fazer algumas contas para saber em quanto tempo esse investimento se pagará e começará a gerar uma real economia, acarretando em contas mais baratas de energia vindas da distribuição pública, a qual é utilizada somente quando não há sol para produzir a energia elétrica em casa.

3. É de fácil manutenção e limpeza

A instalação do sistema para a captação de luz solar pode ser feita facilmente e não necessita de uma manutenção frequente, já que os módulos solares (ou placas) praticamente não sofrem desgaste em seu uso cotidiano. Sendo assim, é preciso apenas limpar quando houver mofo e poeira ou caírem folhas por cima dos equipamentos.

Vale ressaltar que esses equipamentos contam com uma alta durabilidade, pois há alguns unidades instaladas há mais de 25 anos que continuam funcionando perfeitamente. Não é possível, ainda, definir exatamente qual a vida útil real da aparelhagem, mas esse exemplo pode garantir que o tempo ultrapassa duas décadas.

4. É de difícil armazenagem por causa das placas

Quando comparadas às formas de armazenamento energético a partir de outras fontes, como a energia hidroelétrica e os combustíveis fósseis, as formas de armazenagem da energia gerada a partir do sol nas placas solares são pouco eficientes.

Atualmente essa armazenagem fica a cargo de baterias, como as de chumbo-ácido, níquel-cádmio ou íons de lítio. No entanto, esse cenário pode se modificar com o tempo a partir do aprimoramento tecnológico.

5. É dependente das condições climáticas dos locais

Segundo o professor Nelson Fernandes Maciel — do curso Energia Solar Para o Meio Rural — há restrições quanto a modalidade nos momentos em que os raios solares não alcançam as placas, como durante a noite ou em dias nublados ou chuvosos. Para o professor, nessas ocasiões devem ser utilizados conjuntos de baterias capazes de armazenar a energia elétrica necessária.

No entanto, atualmente, essas situações são resolvidas de outra forma nas localidades em que há fornecimento regular de energia elétrica pela rede pública. Nesses casos, o sistema de energia gerada a partir dos raios solares é conectado ao sistema público de distribuição de energia.

Dessa forma, quando as placas solares não geram eletricidade suficiente, a casa ou estabelecimento recebe energia a partir dessa outra fonte, para que não falte luz durante a noite, por exemplo.

6. É possível que sua captação seja nociva ao ambiente

A geração de energia elétrica a partir da captação de raios solares, de fato, não afeta negativamente o meio ambiente, mas o mesmo não pode ser dito a respeito da produção das placas fotovoltaicas, que pode levar a uma extração excessiva dos minérios utilizados para sua fabricação, como o zinco.

No caso de haver um crescimento exponencial do uso dessa forma de obtenção de energia elétrica, poderá haver prejuízos ambientais a partir do aumento da demanda de placas e, consequentemente, de matéria-prima.

Outra consequência negativa para o ambiente que a captação de energia solar pode ocasionar é fazer com que algumas aves confundam-se com o brilho refletido pelas placas (no caso de uma grande área com diversos equipamentos agrupados) e, dessa forma, aproximem-se demais do local e acabem por morrer em decorrência do calor excessivo do ambiente.

Apesar das vantagens e desvantagens da energia solar, ela ainda beneficia o planeta

Ao visualizar o cenário atual das formas de gerar energia que temos disponíveis, é possível constatar que a energia solar ainda é altamente benéfica e recomendável, principalmente por oferecer baixos riscos ao meio ambiente e às pessoas.

Ainda que existam problemas em relação ao armazenamento da energia e possíveis ocorrências de danos ambientais, com o avanço tecnológico é viável contornar esses problemas, seja criando novas formas de captar a energia dos raios solares, seja equilibrando a energia fornecida a partir de diversas fontes, o que diminui os danos causados a partir de cada uma delas.

Além disso, a instalação em residências e escritórios, neste momento, não deve causar nenhum dos danos ambientais citados e, com toda certeza, diminuirá drasticamente o custo com energia elétrica.

Em médio e longo prazo a instalação dos equipamentos proporcionará uma grande economia de recursos, baixando a conta de luz em até 95%, o que permitirá que o seu dinheiro possa ser investidos em outras atividades.

Se você quiser saber mais sobre as vantagens e desvantagens da energia solar, detalhes de instalação e mais dicas de economia, assine a nossa newsletter e receba todo esse conteúdo diretamente em seu e-mail.