Conheça 4 erros comuns de empreendedores e aprenda aqui como evitá-los

10/10/2019 | Franquias

Abrir uma empresa é uma tarefa bastante desafiadora. E é justamente esse início que costuma definir o sucesso ou fracasso de um negócio. Existem alguns erros comuns de empreendedores que podem servir de lição para todos. Afinal de contas, mais inteligente do que aprender com os próprios erros é aprender com os enganos que outras pessoas cometeram.

Por essa razão, neste artigo vamos mostrar para você quais são os principais deslizes cometidos por quem decide entrar para o mundo do empreendedorismo. Leia atentamente e grave essas lições para nunca mais esquecê-las!

1. Falta de planejamento

Segundo o Sebrae, a falta de planejamento está entre as três principais razões pelas quais uma empresa fracassa. Afinal, ele tem como função ser o alicerce de uma gestão eficiente — embasa o nascimento e operacionalização do negócio, atuando como um guia para auxiliar a montagem do empreendimento com segurança.

Nele, é preciso descrever a empresa com uma visão global e, ao mesmo tempo, detalhada. Sem esse plano, o modelo do negócio, suas principais operações e controles financeiros ficam só na cabeça do dono. Aí vai ficar difícil conseguir investimentos, sócios ou mesmo extrair o máximo que a sua equipe tem de conhecimento.

2. Falhas no investimento inicial

Ninguém consegue tocar uma empresa sem recursos financeiros. E ficar sem dinheiro está na lista dos erros comuns de empreendedores — segundo a Forbes, atingindo 29% dos empresários.

Esse é um cuidado que merece toda a atenção, pois, quando um negócio acabou de ser aberto, ele não apresentará lucro imediatamente. Portanto, o ganho e o gasto devem ser sempre a prioridade de qualquer empreendimento.

Cuidado para não cair em nenhum extremo: resista à tentação de desperdiçar os recursos que você tem na conta com aquisições desnecessárias, mas também não segure todo o dinheiro.

Especialistas recomendam que a melhor alternativa é gastar de um jeito inteligente. Invista em profissionais competentes para integrarem o seu time ou em produtos que beneficiarão seu negócio, por exemplo.

3. Falta de conhecimento de mercado

Ainda sobre a mesma pesquisa da Forbes, 42% dos negócios fecham as portas por não conseguirem atender as necessidades reais do setor. Ou seja, é fundamental ter cautela para abrir uma empresa em um mercado que você não conhece.

É claro que você não precisa ser um verdadeiro mestre no nicho em que pretende atuar já no começo. Contudo, é preciso ao menos fazer uma pesquisa ampla a respeito do panorama desse mercado:

  • Qual a previsão para o futuro do setor?
  • Quem são seus concorrentes?
  • Qual será o seu posicionamento?
  • Que preços a concorrência pratica?
  • Quais serão seus diferenciais?

Dedique-se a essa análise para reduzir a chance de errar, facilitando a transposição dos desafios que virão.

4. Não investir em ações de marketing

A Forbes também aponta que 14% dos empreendimentos brasileiros encerram suas atividades por conta de um marketing ruim. Portanto, não caia no engano de gastar sua verba com produtos e infraestrutura, sem deixar nada para o marketing.

As ações de marketing são responsáveis pela criação, divulgação e consolidação da marca, além de trabalharem na conquista de clientes, por exemplo.

Com essa leitura, você ficou sabendo quais são os erros comuns de empreendedores. Agora, antes de abrir o seu negócio, lembre-se de conhecer o mercado no qual estará inserido, o produto ou serviço que comercializará e os seus públicos de interesse.

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