No começo deste mês, um sistema de energia solar fotovoltaica instalado em um posto de gasolina na cidade de Carazinho, no Rio Grande do Sul, teve um princípio de incêndio. O fogo, que começou no transformador de energia solar preso na parede que dava acesso à cozinha do posto, precisou ser contido pelo Corpo de Bombeiros.

Nesse caso, apesar do susto, ninguém ficou ferido. No entanto, o acidente serve como alerta para a importância de utilizar equipamentos de qualidade na instalação do seu sistema de energia solar. 

Esse mercado passa atualmente por um rápido crescimento. Só no Brasil, já são quase 40 mil sistemas fotovoltaicos instalados. O aumento na demanda dos consumidores também fez crescer o número de empresas voltadas ao setor.        

Ainda que a concorrência seja quase sempre benéfica para o consumidor final,  muitas empresas, no intuito de se destacar no mercado, têm praticado preços muito baixos em suas vendas, o que pode acabar depreciando o setor.          

O ímpeto de fornecer uma solução cada vez mais barata também pode ocasionar falhas nas instalações, como mau posicionamento dos painéis fotovoltaicos e do inversor. Além disso, é importante que os equipamentos utilizados sejam adequados e de boa qualidade e que o processo de instalação siga as normas de segurança.      

Para garantir que o seu sistema de energia solar fotovoltaica seja bem instalado, você pode contar com a Solarprime. Entre em contato conosco e faça uma simulação.

 

Fonte

Comments

comments