Energia solar no projeto arquitetônico: como funciona?

13/02/2019 | Energia Solar

A captação de energia solar está em crescimento tanto no Brasil quanto no mundo. Isso se deve ao fato de ser uma fonte renovável e limpa de energia, que reduz os gastos com eletricidade para o consumidor. Mas, para uma produção eficiente, é preciso que a instalação do sistema seja feita em conformidade com as características do edifício.

Neste post, separamos os principais aspectos a serem observados para implementá-la e as vantagens da integração da energia solar no projeto arquitetônico. Boa leitura!

Energia solar no projeto arquitetônico de imóveis já construídos

No Brasil, a energia fotovoltaica residencial começou a ser difundida no ano de 2012 com a Resolução Normativa 482 da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Ela regulamentou o sistema de compensação de energia, que possibilitou a troca de eletricidade entre os consumidores e a concessionária.

Devido a isso, grande parte dos sistemas fotovoltaicos é instalada em construções já existentes. Nesses casos, os painéis são instalados sobre trilhos colocados no telhado.

A vantagem é que no mercado já existem trilhos adaptáveis a todo tipo de estrutura. Mas, para residências que estão em construção, o ideal é incluir a instalação na integração dos projetos.

Energia solar no projeto arquitetônico de imóveis em fase de projeto

Para uma produção eficiente de energia, a instalação do sistema fotovoltaico deve observar três fatores imprescindíveis: orientação, inclinação e sombra — e imóveis em fase de projeto são perfeitos para alcançar essa eficiência.

No hemisfério sul, o ideal é que os painéis estejam voltados para o norte geográfico. O melhor ângulo de inclinação é o da latitude da cidade em questão. Fora isso, é preciso verificar se há árvores e outras edificações formando sombras que possam atrapalhar a captação solar.

Outro desafio para os projetos arquitetônicos é a limitação estética dos módulos fotovoltaicos. Assim, surgiram soluções criativas, como a substituição do acabamento de fachadas de construções por painéis solares tradicionais.

Integração entre arquitetura e o sistema fotovoltaico

Dentre as soluções existentes para a integração da energia solar no projeto arquitetônico, daremos destaque para a Integração Fotovoltaica em Edificações (sigla em inglês BIPV, Building Integrated Photovoltaics) e para o Telhado Solar.

Integração Fotovoltaica em Edificações

A tecnologia BIPV consiste em usar os painéis como parte estrutural da construção. É possível substituir elementos, como claraboias e janelas.

Um exemplo pertinente é o de trocar a tradicional cobertura de estacionamento por módulos solares. Assim, os veículos são protegidos do Sol enquanto a eletricidade é gerada. Também é possível que carros elétricos sejam recarregados enquanto estão estacionados.

Telhado Solar

Em 2017, o CEO da empresa norte-americana automotiva e de armazenamento de energia Tesla, Elon Musk, anunciou o início das vendas do Telhado Solar, painéis solares com design de telhas tradicionais que se aderem perfeitamente à cobertura da casa, ficando quase imperceptíveis.

O inversor solar é um equipamento essencial que realiza a conversão da corrente contínua em corrente alternada, que é o padrão das concessionárias de energia. Como ele funciona sob a ação de intempéries como poeira e jatos moderados de água, é possível fixá-lo na área de serviço ou na parte externa da casa.

Os cabos que saem da caixa de junção dos painéis solares são sensíveis à radiação ultravioleta, por isso é necessário deixar preparada uma estrutura de tubulação para protegê-los no local onde o inversor será instalado.

Fazer a integração do sistema de energia solar na fase de projeto da construção da casa traz grandes vantagens para o consumidor. Entre elas, podemos apontar a redução dos custos da instalação, já que a adaptação necessária para obras já concluídas é dispensável nesse caso.

Outro benefício importante é que o equilíbrio estético da edificação é mantido, graças à harmonia entre o projeto fotovoltaico e o projeto arquitetônico, o que agrega valor ao imóvel.

Agora, você já sabe como a integração da energia solar no projeto arquitetônico é vantajosa! Com o projeto ainda na planta, é possível fazer as adequações pertinentes para cada caso.

Se você gostou desse conteúdo, assine a nossa newsletter e receba atualizações sobre energia solar diretamente no seu e-mail!