A conta de luz está pesando no bolso e você não está conseguindo economizar dinheiro para a viagem dos sonhos ou para comprar aquele carro tão desejado?  Então está na hora de saber como economizar energia e melhorar o fluxo de caixa da sua poupança.

A solução pode estar muito próxima, em algo que faz parte do cotidiano de todos: o Sol. Sim, estamos falando de energia solar — uma tecnologia que tem muito potencial para ajudar o país a produzir energia limpa e de baixo custo, principalmente diante da crise energética.

Além dos benefícios para o planeta, a energia solar pode garantir muita economia no seu orçamento familiar. Quer saber como isso acontece? Reunimos as informações neste post!

Vale a pena investir em energia solar?

Produzir energia a partir do Sol é muito benéfico, pois ele é uma fonte renovável e limpa, abundante em nosso país. As vantagens são muitas. A utilização de placas solares causa muito menos impactos ambientais do que hidrelétricas e termelétricas, por exemplo.

Além disso, o custo de manutenção dos equipamentos é mínimo (somente limpeza dos painéis de 6 em 6 meses conforme a região) e a instalação das placas pode acontecer tanto na cidade como na zona rural, o que é uma ótima opção principalmente devido as várias linhas de financiamento disponíveis e que facilitam para o produtor rural também estar economizando e fazer uso desta solução.

A desvantagem da energia solar ficava por conta do seu custo de instalação, mas essa realidade, felizmente, vem mudando. Com o investimento em tecnologia e a ampla distribuição mundial, foi possível tornar as placas mais potentes e o preço mais competitivo.

Ademais, a relação custo-benefício é comprovada: o investimento inicial é recuperado por meio da economia nas contas de luz, além de em alguns casos o excedente de energia poder ser devolvido para a rede urbana, gerando créditos na conta final, que vão ficar disponíveis para seu uso por até 5 anos.

Por estes motivos, esta opção energética está se tornando mais conhecida e cada vez mais pessoas procuram entender do assunto. Os kits de energia solar estão sendo muito procurados, tanto para instalação em residências quanto para condomínios e empresas.

O que esperar da economia com energia solar?

Redução na conta de luz

O uso de energia solar pode gerar uma redução de até 95% ou mais na conta de luz. Muito atrativo, não? Principalmente se você quer manter o conforto da sua família, utilizando chuveiros elétricos, ar-condicionado e aquecedores de piscina, que são exemplos de equipamentos que possuem alto consumo de energia elétrica.

A aquisição das placas, apesar de ser um investimento substancial, se justifica no custo-benefício. A redução da conta de energia é imediata e, considerando essa economia, o valor de instalação do painel de energia solar pode ser recuperado em um período médio de quatro a seis anos (em alguns casos, até menos que isso).

Vantagens adicionais

Além da economia, a energia solar traz consigo outros benefícios, como a valorização do seu imóvel em até 20% para residências. Até como investimento, um sistema de energia solar traz muito mais retorno financeiro do que qualquer aplicação bancária.

A energia solar, com certeza, é uma das melhores opções renováveis. Além dos benefícios ambientais, ela garante muita economia para você. Investir nela pode significar sua independência energética, afinal, você usará uma fonte de energia abundante. Quer saber mais sobre esse assunto? Siga nossos perfis nas redes Facebook e Instagram!

Comments

comments