Franquia de serviço x franquia de produto: qual escolher?

17/06/2019 | Franquias

Afinal, qual é a melhor opção: uma franquia de serviço ou franquia de produto? Qual delas é mais lucrativa? Qual modelo tem mais chance de dar certo? Na verdade, todas essas respostas dependerão muito do seu perfil, habilidades profissionais, expertise de mercado e afinidades.

Sendo assim, antes de tomar uma decisão, é importante entender as principais características e vantagens de cada uma delas. Para isso, continue a leitura!

Vantagens da franquia de serviço

As franquias de serviços, em especial as que atuam no setor de negócios para negócios, estão cada vez mais em alta no Brasil. As casas lotéricas e os Correios podem comprovar isso, visto que as duas redes somam mais de 10 mil pontos — sendo as maiores do país.

O franchising de serviços pode ser aplicado a vários nichos de mercado, como treinamentos, contabilidade, setor imobiliário, agências de viagem, limpeza, reparos domésticos, estética, cuidado com a terceira idade e com crianças, entre outros.

As unidades franqueadas de serviços têm o seu crescimento potencializado pela terceirização, que representa uma grande demanda atualmente, em particular nas grandes cidades. A seguir, vamos mostrar as principais vantagens desse tipo de franquia. Confira!

Sem estoque

No caso de um produto, o processo envolve a produção, entrega e consumo pelo cliente. Durante esse ciclo, muitas vezes a mercadoria fica guardada, ocupando um espaço físico e, normalmente, apresenta um prazo de validade.

Os donos de franquia de serviços não precisam se preocupar com esse ciclo de compra de insumos, produção, estoque e validade. Isso é uma grande vantagem, já que um estoque mal gerenciado é sinônimo de dinheiro parado e pode causar um grande prejuízo no caixa da empresa — e, em alguns casos, inviabilizar a continuidade do negócio.

Variedade de segmentos

O mercado de serviços tem uma grande variedade de campos de atuação. Inclusive, o franqueado pode até optar por atuar em nichos específicos, como:

  • higienização de automóveis;
  • escolas de idiomas ou de cursos profissionalizantes;
  • corretoras de seguros;
  • lavanderia;
  • depilação.

Com tantas opções, é muito mais fácil para o futuro empreendedor achar uma área que ele tenha afinidade, conhecimento e dinheiro disponível para o investimento inicial.

Alta demanda

Em tempos de crise econômica, o consumidor tende a segurar os seus gastos com produtos, como roupas e acessórios. Isso faz com que o faturamento de uma franquia que comercializa esse tipo de mercadoria diminua bastante. Na contramão, a procura por serviços geralmente apresenta mais estabilidade.

Por exemplo: a instabilidade econômica impacta diretamente no aumento das demissões. Quando uma pessoa se vê sem emprego, ela, normalmente, busca investir em educação para atualizar seus conhecimentos. Sendo assim, uma franquia de serviços que ofereça capacitação profissional poderá ver o seu número de alunos aumentar, mesmo em tempos de crise.

Custos menores

Outra vantagem muito atrativa para quem investe em franquias de serviço é a possibilidade de ter despesas mais baixas. Isso vale tanto para o investimento inicial como para os gastos referentes à operação diária do negócio.

Como dito, um empreendedor que vende produtos já tem um custo alto só pela necessidade de estoque. Esse dinheiro parado pode fazer falta no fluxo de caixa, como o capital de giro, além de tornar mais alto o valor do investimento para abertura de uma franquia.

Ademais, ainda existem despesas com mão de obra e sistemas para controlar adequadamente as mercadorias do estoque.

Em vista disso, o dono de uma franquia de serviço não terá esse tipo de preocupação e, ainda, pode economizar com a mobília, equipamentos e outros itens que são indispensáveis para o funcionamento de uma franquia de produtos.

Vantagens da franquia de produto

Uma franquia de serviços precisa contar com profissionais qualificados, pois o fator humano tem um grande peso na sua operação. Isso acaba encarecendo os custos da folha de pagamento — uma das principais despesas fixas de uma empresa.

Já no caso de uma franquia de produtos, nem sempre é preciso que o funcionário conheça profundamente o consumidor. Afinal de contas, quando um cliente entra em uma pizzaria, ele faz o seu pedido, e pronto! O atendente não precisa ter grandes conhecimentos sobre o assunto ou as preferências daquela pessoa.

Abaixo, destacamos outros benefícios em ser dono de uma franquia de produto. Veja!

Produto pronto

Você não precisa começar tudo do zero, como criar um novo produto ou descobrir a melhor forma de produzi-lo. Isso porque uma franquia de produto já traz consigo suas mercadorias prontas, como no caso de sapatos, ou pré-produzidas, como o segmento de alimentos.

Garantia da qualidade

Em uma franquia de produto, o dono do empreendimento tem a garantia da qualidade certificada, pois o franqueador já passou por todo processo de teste e aprovação dos consumidores. No caso do modelo de serviços, cada vez que ele é prestado, é preciso uma execução perfeita para agradar o cliente.

Boa marca

A franquia de produto é bastante atrativa porque os itens comercializados, em geral, já são conhecidos pelo cliente. Com isso, o empreendedor não precisa de tantos esforços para “fazer a fama” da sua mercadoria.

Tendência no mercado

Produtos que têm uma boa marca, com qualidade, que sejam tendência no mercado, atrativos e que apresentem alta demanda facilitam a vida do dono do negócio. Isso porque é preciso apenas que ele se dedique às instruções e ao planejamento estratégico das ações de vendas para que a operação bem-sucedida do franqueador seja transferida a unidade franqueada.

Neste post, explicamos para você as principais diferenças entre uma franquia de produto e de serviço. Para finalizar, vale lembrar que existem alguns modelos que mesclam esses dois mercados, como o setor de energia solar, que oferece franquias que vendem produtos (sistemas fotovoltaicos para produção de energia solar) e serviços (instalação dos painéis solares).

Independentemente de a sua escolha ser uma franquia de produto, franquia de serviço, ou mista, o grande diferencial sempre será o seu empenho ao realizar uma gestão inteligente do negócio.

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