Gastos domésticos: conheça suas despesas e aprenda a economizar

04/10/2019 | Dicas

Uma luta comum do dia a dia é buscar reduzir as despesas para economizar nos gastos domésticos. Para isso, é preciso pensar na dinâmica familiar como um todo, considerando ações progressivas que promovam uma economia de recursos e que a longo prazo têm grande influência do orçamento.

Neste texto, falaremos sobre as principais despesas de uma casa e como tratá-las de maneira a diminuir os gastos domésticos. Para saber todas essas dicas, continue lendo este texto!

Água

O uso da água está envolvido em toda rotina familiar porque ela está presente na higiene pessoal, no preparo de alimentos e na limpeza da casa. Dessa maneira, é comum que muitas vezes o valor da conta de água seja maior que o esperado. Assim, para diminuir os gastos domésticos e preservar esse recurso natural, que não é abundante, é preciso tomar algumas medidas.

Uma forma de economizar é aproveitar a água da chuva para irrigar plantas, para o chuveiro e para a descarga do banheiro. Para isso, basta instalar uma cisterna para captação, com filtro que faça a separação mecânica das impurezas. Outras medidas eficazes são manter a torneira fechada ao escovar os dentes ou ensaboar a louça, trocar o uso de mangueiras por baldes e mudar hidrômetros antigos por novos.

Luz

É um fato conhecido que a conta de luz é um dos grandes vilões dos gastos domésticos, porque consome boa parte do orçamento familiar. Com uso intenso de eletrodoméstico e de luzes artificiais, ficamos cada vez mais dependentes da eletricidade. Mesmo assim, é possível adotar algumas medidas no dia a dia que podem ajudar a poupar energia.

Utilizar equipamentos com selo de economia de energia é uma forma de diminuir os impactos do consumo, assim como priorizar o uso de lâmpadas de LED, que tem maior duração e são mais eficientes. Além disso, vale a pena considerar o uso de fontes alternativas, como a energia solar. Com ela, você produz a sua própria eletricidade e se torna independente das taxas e bandeiras tarifárias.

Telefonia e internet

O uso da internet e dos serviços de telefonia é imprescindível para as relações sociais e de trabalho hoje em dia, assim é importante contar com planos que sejam ajustados à sua necessidade. Se você costumar ligar para uma grande quantidade de números móveis, isso deve ser contemplado pelo seu plano. Uma boa alternativa é contratar uma única empresa que tenha telefone fixo, móvel e internet. Planos assim costumam apresentar grande desconto.

Gastos inesperados

Mesmo com um planejamento financeiro bem-feito, é quase impossível não surgir uma despesa inesperada para aumentar os gastos domésticos. Problemas no carro, uma virose que leva a consultas médicas, visitas familiares, entre outros, são alguns dos motivos que levam a esses gastos.

Assim, para amenizar um pouco as consequências no orçamento é preciso tomar cuidados, como evitar parcelamento com juros no cartão, negociar desconto para pagamento à vista e sempre guardar parte dos rendimentos mensais para situações como essas.

Pronto! Agora, você já sabe quais são os principais gastos domésticos e que ações tomar para economizar. Lembre-se de que a principal estratégia é o planejamento para usar os recursos de forma inteligente e vantajosa!

Ficou interessado nesse assunto? Então, continue no nosso blog e saiba quais os aparelhos domésticos que mais consomem energia!