Já ouviu falar na energia solar para ar condicionado? Entenda melhor!

03/07/2019 | Energia Solar

O ar-condicionado é um eletrodoméstico cada vez mais usado para que as pessoas se vejam livres da sensação que aqueles dias muito quentes trazem. É uma delícia ter a sua casa ou empresa climatizada, mas usar esse tipo de aparelho traz a desvantagem do gasto excessivo com a conta de luz. Atualmente, já existe uma solução para economizar: a energia solar para ar-condicionado.

Vamos explicar a você como isso funciona na prática hoje em dia. Ter um desses aparelhos movido somente a energia solar é possível, mas a quantidade de placas e baterias faz o projeto ser inviável ao usuário comum, pelo menos por enquanto.

Existem outras formas, porém, de utilizar a energia solar para tirar proveito do conforto do ar-condicionado. Com elas, é possível diminuir o gastos com as tarifas de energia elétrica.

Para que você saiba como economizar usando ar-condicionado, preparamos este post. Confira!

Características do ar-condicionado movido à energia solar

A gigante multinacional sul-coreana LG Eletronics já desenvolveu um modelo de ar-condicionado com sistema de placas fotovoltaicas acoplado à sua estrutura.

Trata-se de um painel solar de pequeno porte, com 70 Watts de potência, que consegue produzir somente 3,5% da quantidade de energia que o aparelho consome. Por isso, ele ainda não está pronto para ser comercializado, mas representa o interesse da empresa em criar um ar-condicionado sustentável.

Outras alternativas estão sendo desenvolvidas no mercado, a fim de diminuir o gasto de energia com ar-condicionado, utilizando bombas que fazem a troca de calor por meio da energia solar térmica.

Esses protótipos, porém, são praticamente inexistentes no Brasil. Por essa razão, a maneira mais eficiente de usar a energia solar no país para fornecer eletricidade ao seu aparelho de ar-condicionado é instalando um sistema de geração conectado à rede.

O aparelho de ar-condicionado acoplado ao sistema fotovoltaico

Se você utiliza o ar-condicionado em um imóvel residencial, ao acoplá-lo às suas placas fotovoltaicas, será possível produzir até 70 watts de energia por hora. Essa é a quantidade de luz suficiente para que o aparelho funcione o dia todo. Se a energia não for totalmente usada, ela será guardada nas baterias que ajudarão o ambiente a continuar fresco durante o período noturno.

Ao conectar o seu sistema à rede da concessionária de energia da sua região, você poderá usufruir de ótimos descontos na sua conta de luz. Inclusive, a energia que for gerada e não utilizada terá a possibilidade de ser convertida em créditos solares, que podem ser transferidos à outros imóveis de mesma titularidade.

Esse tipo de tecnologia é fundamental para dar suporte ao desenvolvimento aliado à sustentabilidade e preservação do nosso ecossistema. Isso porque a emissão de poluentes é reduzida, permitindo que as casas tenham maior independência em relação à rede elétrica pública, diminuindo assim o custo da energia.

Um sistema que produz energia solar que esteja devidamente conectado à rede, também chamado de grid-tie, atende perfeitamente à quantidade de eletricidade que o seu ar-condicionado precisa. O melhor de tudo é que aquela preocupação com o valor da conta de luz nunca mais fará você perder o sono.

Caso você já tenha aparelhos de ar-condicionado instalados no seu imóvel comercial ou residencial, eles continuarão funcionando do mesmo jeito depois que o sistema de energia solar for instalado. Contudo, no lugar de utilizar a energia que é distribuída pela concessionária local, esses aparelhos consumirão a eletricidade que foi gerada pelos painéis fotovoltaicos.

Vantagens da energia solar para ar-condicionado

Caso ainda não tenha se convencido dos benefícios que a energia solar oferece aos usuários de ar-condicionado, vamos mostrar a você algumas das principais vantagens dessa prática. Veja!

Economia

Não poderíamos deixar de trazer o benefício mais óbvio em primeiro lugar: a diminuição do seu gasto com a fatura de energia elétrica. O retorno sobre o investimento em um sistema fotovoltaico é muito atrativo. Bastam alguns anos para você recuperar o dinheiro investido, ainda mais se os eletrodomésticos de sua casa consomem muita eletricidade. Para comércios e indústrias, recuperar esse investimento é ainda mais rápido.

Então, a partir do momento que você já economizou na conta de luz o quanto gastou com o sistema de energia solar, todos os anos seguintes de uso da eletricidade serão praticamente gratuitos. O único custo será o pagamento da taxa de disponibilidade mínima da concessionária, cobrada para a conexão e uso da rede. Portanto, o seu lucro está mais do que garantido!

Sustentabilidade

A geração de energia solar é uma prática altamente sustentável, pois esse tipo de energia é limpa, renovável e silenciosa. Além do mais, produzir eletricidade por meio da irradiação do sol ajuda a a retardar o aquecimento global. Portanto, se você é um consumidor que instalou um sistema fotovoltaico, pode ficar com a consciência tranquila, pois certamente você está colaborando para um planeta mais sustentável.

Energia acumulada

O autoconsumo remoto permite que você utilize a energia que foi gerada e não utilizada em outras propriedades, por meio dos créditos solares. Para isso, elas precisam ser atendidas pela mesma concessionária e serem de mesma titularidade, seja de pessoa física ou jurídica. Ou seja, com um só sistema de geração de energia solar, você pode abastecer mais de uma propriedade.

Valorização do imóvel

Se você colocar o seu imóvel à venda, não se preocupe, pois os recursos financeiros investidos no sistema de energia solar não será perdido. Uma casa que gera a sua própria eletricidade tem o seu valor de mercado valorizado, pois esse é um diferencial que chama a atenção de possíveis compradores.

Neste post, explicamos para você qual a melhor maneira de usufruir dos benefícios da luz fotovoltaica durante os dias quentes de verão. Mas, vale a pena ressaltar que é preciso escolher uma empresa séria, competente e devidamente qualificada para dimensionar e instalar o seu sistema de luz solar. Assim, você poderá usar a energia solar para ar-condicionado com tranquilidade.

E você, está esperando o que para começar a economizar dinheiro colaborando com a preservação do nosso planeta? Utilize a energia solar para ar condicionado no verão! Acesse o site da Solarprime para encontrar o endereço da franquia mais perto de você!