Mudanças climáticas: o que são e quais os impactos para a natureza?

01/04/2019 | Dicas

Seja nos noticiários, na internet ou até mesmo entre amigos, é provável que você já tenha ouvido falar sobre as mudanças climáticas, correto? A cada dia, esse assunto está mais em pauta e, inclusive, vem causando grandes preocupações entre os líderes mundiais, grandes instituições e na sociedade em geral.

Não é para menos: caso não contornadas, essas alterações ambientais poderão causar danos seríssimos ao planeta, prejudicando, inclusive, a existência humana na Terra. Preocupante!

Mas nem tudo está perdido. Atualmente, existem métodos capazes de minimizar esses danos e proteger o meio ambiente de uma série de atividades nocivas, como o desmatamento, a poluição e muitas outras. Quer saber mais? Acompanhe a leitura e se aprofunde no assunto!

Afinal, o que são mudanças climáticas?

É normal que algumas pessoas confundam esse termo com as mudanças de temperatura. Por exemplo: as alterações cotidianas acontecem quando acordamos em um dia de sol e, em pouco tempo, começa a chover ou a temperatura cai.

Já as mudanças climáticas, por sua vez, referem-se ao aumento de temperatura em todo o planeta, que acontece de forma gradual ao longo dos anos. Tais alterações podem ser causadas por diferentes fatores, como:

  • mudanças da órbita da Terra;
  • glaciações;
  • ações nocivas do ser humano.

E por falar nas ações do homem, vamos até a origem desse problema. No século XVIII, período da Revolução Industrial, o número de fábricas cresceu de forma significativa no mundo inteiro, bem como a utilização de automóveis.

A maioria das atividades praticadas nas indústrias eram realizadas a partir da queima de combustíveis fósseis, como o petróleo, o carbono e o gás. Hoje, nós já sabemos que o uso desses componentes é o grande responsável pela emissão de CO² na atmosfera, intensificando o famoso efeito estufa.

Ou seja, ao longo da Revolução Industrial, toda a camada da atmosfera começou a acumular mais calor. Anos mais tarde, o agravamento desse quadro colaborou para o surgimento do aquecimento global, que também é considerado um tipo de mudança climática, caracterizando-se pelo aumento da temperatura, tanto na atmosfera, quanto nos oceanos.

Quais os impactos dessas mudanças no planeta?

Infelizmente, as mudanças climáticas podem causar uma infinidade de impactos, tanto ao meio ambiente, quanto em nossas vidas. A primeira alteração visível, que já podemos vivenciar, diz respeito ao aumento da temperatura em todo o planeta. A cada ano, a Terra ficará mais quente e, por consequência, será mais comum nos deparamos com as seguintes situações:

  • algumas regiões do mundo ficarão mais úmidas, enquanto outras se tornarão mais secas;
  • com a elevação da temperatura nos oceanos, as calotas polares começarão a derreter. Essa mudança promoverá a migração e a extinção de espécies de animais e contribuirá para o aumento do nível do mar;
  • catástrofes naturais serão frequentes: tempestades violentas, furacões, enchentes e incêndios;
  • surgirão muitos problemas na agricultura, podendo prejudicar a alimentação e bem-estar de toda a humanidade.

Quais ações podem ser tomadas para contornar o cenário?

Por conta dos riscos iminentes das mudanças climáticas, as autoridades de várias cidades e países já estão se organizando para tentar controlar esse cenário.

No Brasil, por exemplo, foi criada em 2009 a Política Nacional sobre a Mudança do Clima (PNMC) — um projeto de metas para que o país consiga reduzir a emissão de gases causadores de efeito estufa até 2020.

Além disso, existem algumas práticas que podem ser adotadas pela própria população e que conseguem ajudar nesse processo. Veja algumas:

  • reduzir o uso de combustíveis fósseis, como a gasolina, preferindo a utilização dos biocombustíveis;
  • instalar sistemas de energia solar nas casas e empresas, evitando o uso de energias não renováveis, como a termoelétrica;
  • diminuir o uso do automóvel, usando meios transportes alternativos, tais como metrô, ônibus ou bicicleta;
  • investir no sistema de reciclagem;
  • aproveitar a iluminação natural nos ambientes.

Como você pôde ver, as mudanças climáticas são um problema para todo nós, capaz até de ameaçar a nossa existência. Porém, ao adotar algumas práticas, é possível contribuir — e muito — para evitar as mudanças climáticas e proteger o planeta.

Por isso, compartilhe o post nas suas redes sociais e conscientize os seus amigos. Vale a pena!