O futuro chegou: o que são casas inteligentes e quais suas vantagens?

06/07/2018 | Dicas

Você já teve a sensação de que se esqueceu de trancar a porta, de desligar a cafeteira ou de apagar as luzes de casa quando estava no trabalho ou viajando? Agora, imagine poder verificar isso pelo seu smartphone e executar essas tarefas remotamente.

Essas são algumas das facilidades oferecidas pelas casas inteligentes. Continue lendo este artigo para entender mais sobre o conceito e seus principais benefícios! Vamos lá?

O que são e como funcionam as casas inteligentes?

Antes existente apenas em filmes futurísticos, esse tipo de inovação já é uma realidade alcançável pelo consumidor.

Trata-se de uma automação das residências que depende da tecnologia Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things) para funcionar. Na IoT, tanto eletrodomésticos e lâmpadas quanto outras estruturas, como portas, janelas e cortinas, são conectadas à internet. Assim, é possível acessá-los remotamente sempre que necessário.

No Brasil, 300 mil residências contam com algum nível de automação e uma projeção Aureside (Associação Brasileira de Automação Residencial) mostra que, mundialmente, a taxa de crescimento anual entre 2014 e 2020 é de 11,35% para esse mercado.

Quais são as vantagens e funcionalidades dessa tecnologia?

Podemos agrupar os principais benefícios e as aplicabilidades das casas inteligentes entre Praticidade e Conforto, Segurança e Economia. Entenda:

Praticidade e Conforto

Para facilitar a utilização, os equipamentos devem ter comunicação entre si. Por isso, é importante a figura do integrador de sistemas. Esse é um profissional que, no momento da instalação, cuida da compatibilidade dos componentes. Outro aspecto importante é que a interface do sistema deve ser amigável para descomplicar a vida do consumidor.

Alguns exemplos de funcionalidades que tornam o cotidiano mais prático são:

  • fechadura digital que dispensa o uso de chaves e que permite o acesso via biometria;
  • geladeira com câmera interna que envia para o seu celular uma foto do que há dentro dela, facilitando a ida ao supermercado;
  • cortina motorizada que pode ser programada para abrir quando os primeiros raios de sol surgirem e incentiva o momento de levantar da cama.

Segurança

A segurança familiar é um dos principais objetivos da automação residencial. Dentro desse contexto, as câmeras de segurança podem ser acessadas em tempo real via smartphone ou tablet. Sensores instalados nas portas registram a chegada e a saída dos moradores, permitindo que os pais possam controlar os horários dos filhos.

Além disso, há sistemas que permitem programar a iluminação para acender e apagar, dando a impressão de que há pessoas em casa mesmo que todos estejam viajando.

Economia

Além de ser trabalhoso, nem sempre é possível lembrar de desligar todos os eletrodomésticos. Devido a isso, uma quantidade expressiva de energia é gasta, principalmente em se tratando de equipamentos elétricos que consomem muita eletricidade.

Isso permite, por exemplo, que o ar-condicionado seja ligado e desligado em determinados horários, mantendo o ambiente fresco sem que ele precise ficar ligado o tempo todo. O mesmo pode ser aplicado à iluminação, que pode ser programada para ligar no momento em que a família estiver chegando em casa.

Outro desperdício que pode ser evitado é o da água utilizada no jardim. Isso porque há sistemas de irrigação que funcionam de acordo com as informações do clima que está no dia.

Agora você sabe que as casas inteligentes são ambientes que possuem sistemas conectados e autônomos, que visam facilitar diversas tarefas do dia a dia. Essa é uma inovação tecnológica que aumenta a segurança da família e gera economia de recursos materiais e naturais.

Gostou desse conteúdo? Então, continue no nosso blog e leia o artigo “Aquecedor solar e energia solar são a mesma coisa? Tire suas principais dúvidas” para entender mais sobre essas tecnologias!