Você sabe o que é um kit de energia solar? Descubra aqui

21/02/2019 | Energia Solar

Se você está aqui é porque gostaria de saber mais sobre energia solar, certo? Esse tipo de energia, conhecida por ser econômica, sustentável e renovável, é também mais acessível do que você imagina. Para tê-la em sua casa ou no local de trabalho, bastam apenas alguns passos simples, que incluem a compra do kit de energia solar e sua posterior instalação.

Quer saber mais detalhes? Continue lendo este artigo e descubra!

O que é um kit de energia solar?

Um kit de energia solar é um conjunto de painéis solares e outros equipamentos que, juntos, tornarão possível a montagem de um sistema de energia solar para alimentar com energia elétrica uma residência ou uma empresa.

O que compõe o kit solar?

Existem vários tipos de kits. O que vem em cada um deles depende de sua aplicação. Além dos kits para residências, é comum encontrar modelos destinados a sistemas de irrigação e aparelhos elétricos com alto consumo de energia, como ar-condicionado.

Um kit de energia solar para residência é composto de painéis solares (painéis fotovoltaicos), inversor solar (grid-tie), cabeamento especial para corrente contínua, conectores especiais e estrutura de fixação para telhados.

Dependente ou independente?

Ao realizar a compra, o consumidor precisar decidir também se utilizará um sistema independente (off grid) ou dependente (on grid).

A diferença básica entre eles é que, no primeiro caso, é necessário o uso de algumas bateria para armazenar o excesso de energia produzida. Desse jeito, o sistema funciona separadamente e está conectado apenas à empresa ou à residência. Já no segundo caso, há uma conexão direta com a rede elétrica local. Se a produção de energia for maior que o seu consumo, você receberá créditos pelo excesso produzido.

Como fazer a correta instalação do kit de energia solar?

Tanto a compra quanto a instalação do kit de energia solar devem ser feitas com empresas e pessoas altamente especializadas. Profissionais certificados, além de garantirem mais segurança à execução dos serviços, conseguirão calcular exatamente a dimensão e a capacidade dos equipamentos de acordo com a necessidade e o espaço disponível no local.

Além disso, o uso de placas fotovoltaicas no Brasil é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que define as normas para a regularização e o uso de kits de energia solar.

Caso o kit esteja ligado à rede elétrica, por exemplo, é preciso uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), concedida apenas por profissionais regularizados pelo CREA. Se não estiver ligado à rede elétrica, a ART é dispensável. Ainda assim, devido aos riscos inerentes a qualquer trabalho que envolve energia e altura, o melhor é procurar pessoas capacitadas.

Como funciona o kit de energia solar?

Confira, abaixo, o funcionamento do kit de energia solar:

  • à medida que a luz do sol bate no painel solar instalado no telhado da casa, a energia elétrica é gerada de maneira contínua;
  • essa energia, ao passar pelo inversor solar, tem sua corrente transformada de contínua para alternada, e também é equalizada, de acordo com a frequência da energia elétrica do local (60Hz);
  • a energia sai do inversor para a rede de energia da casa ou da empresa, geralmente por um sistema conectado no próprio quadro de luz;
  • você consome a energia solar ao usar os aparelhos elétricos ligados na tomada. Quando essa energia se tornar insuficiente (se ocorrer), automaticamente, você consumirá aquela produzida pela distribuidora de sua região;
  • a energia solar produzida em sua casa e não consumida torna-se crédito energético para até 60 meses, caso você precise futuramente. Assim, esse valor é descontado de suas futuras faturas.

E você, já pensou em adquirir um kit de energia solar para a sua casa ou trabalho? Se este texto foi útil para você, inscreva-se em nosso canal no YouTube e continue acompanhando mais informações sobre o tema. Até a próxima!