O que esperar do mercado de franquias em 2019?

09/01/2019 | Franquias

Quer abrir um negócio em 2019 e está considerando investir no mercado de franquias? Uma coisa é garantida: fazer dar certo um empreendimento com uma marca que já está consolidada é bem mais fácil do que começar uma empresa do zero.

Mas antes de tomar a sua decisão, sugerimos que você entenda melhor o panorama do setor de franchising e quais são as franquias que estarão em alta em 2019 .

Afinal, conhecer as tendências desse mercado te ajudará a buscar a lucratividade que todo empreendedor sonha. Saiba mais a seguir!

O crescimento do mercado de franquias nos últimos anos

Não há dúvidas de que o mercado de franquias é um dos mais seguros e promissores no Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), entre os meses de julho a setembro de 2018, as franquias movimentaram R$ 44,7 bilhões, o que representa um crescimento de 6,3% quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

A ABF calcula que o faturamento total do mercado de franquias em 2018 será 10% maior do que em 2017. Esse número representa um aumento de 3% no número de unidades de franquias e também de 3% na quantidade de postos de trabalhos formais.

Mesmo com o grande crescimento das franquias no Brasil, a ABF afirma de 55% das cidades brasileiras não têm nenhum tipo de franquia aberta. Esse número comprova que o setor de franchising ainda tem muito espaço para crescer por aqui.

Franquias que estarão em alta em 2019

Se você deseja ter um rápido retorno sobre o investimento que fará em sua franquia, nossa dica é optar pelos tipos que funcionam com baixo/médio custo.

Por isso, separamos para você os principais segmentos de franquias que estarão em alta em 2019, sem que você tenha que ter um capital inicial muito alto para começar o seu negócio. Confira!

Intercâmbio

Cada vez mais o mercado de trabalho enxerga como um grande diferencial a fluência em outro idioma. Por isso, a procura por intercâmbios cresce tanto entre os jovens como entre profissionais já experientes. Existem diversas marcas de franquias de baixo custo neste setor que oferecem ótima lucratividade.

Produtos pet

O brasileiro costuma considerar seu pet como um membro da família. Para você ter uma ideia, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem mais de 132,4 milhões de pets domesticados em nosso país. Por isso, as microfranquias de produtos e serviços para animais de estimação tem se mostrado altamente atrativas.

Cosméticos

As microfranquias de serviços nesta área, como manicures, design de sobrancelhas, esteticistas e depilação a laser, por exemplo, estão ganhando impulso ao utilizarem os produtos como matéria-prima fundamental. Por sua vez, a venda desses produtos também merece destaque no setor.

Energia solar

As franquias de energia solar são um nicho de mercado que oferece alta rentabilidade por ter um produto de alto valor agregado, gerando um rápido retorno do investimento inicial, com prazo calculado de 5 a 12 meses.

É importante você saber que não precisa ter conhecimentos técnicos em energia fotovoltaica para abrir uma franquia de energia solar. O fundamental é você ter um perfil empreendedor e vontade de trabalhar em um dos setores de mercado que mais cresce no mundo.

Dessa forma, se você está buscando maneiras de empreender e ter sucesso com elas, vale a pena considerar o setor de franchising como uma opção inteligente. Afinal, são poucos os nichos de mercado que apresentam números tão animadores.

Já deu para entender que o mercado de franquias é um ótimo investimento para 2019, não é mesmo? Pois neste post vimos que esse ele está em plena expansão, especialmente nos setores de intercâmbio, produtos pet, cosméticos e, principalmente, no de energia solar.

Agora, o próximo passo para ter sucesso no seu novo empreendimento é ler este post sobre 3 coisas que você precisa saber antes de abrir seu negócio próprio!