Saiba como escolher uma franquia com 10 dicas infalíveis

30/01/2019 | Franquias

As franquias estão com tudo! Mesmo diante da crise econômica, o mercado de franchising cresceu 7,8% no último trimestre de 2017. No mesmo ano, o aumento no faturamento foi de 8%. Comparado ao crescimento da economia, que foi de 1%, os números são animadores, certo? Para aproveitar o mercado, entretanto, é fundamental saber como escolher uma franquia.

Já que se tornar um franqueado significa fazer um investimento importante, a decisão tem que ser embasada pelos fatores certos. Assim, há mais chances de chegar ao sucesso e de ver as suas ações gerarem os resultados desejados.

Neste artigo, vamos mostrar mais alguns motivos para investir em franquias e ainda dar 10 dicas de como escolher uma franquia. Acompanhe!

Saiba por que investir em franquias

Abrir uma franquia é uma excelente opção especialmente para quem está dando os primeiros passos no empreendedorismo. Quem opta por uma franquia tem a vantagem de encontrar várias questões resolvidas, como uma marca já conhecida e estabelecida no mercado.

Esse é um benefício muito importante, especialmente nos primeiros meses, em que a clientela ainda não está formada e que são cruciais para que o empreendimento consiga sobreviver e deslanchar.

Além disso, a franquia traz um negócio já testado e ajustado. Ou seja, todas as tentativas e erros pelas quais você teria que passar se fosse abrir um negócio do zero já foram feitas pelo franqueador. Dessa forma, você vai encontrar um modelo mais “redondo” e seguro.

O franqueado pode ainda contar com capacitação e treinamento para montar o negócio e preparar uma equipe, além de uma assistência contínua, com consultorias esporádicas do franqueador.

Outro ponto positivo é que as franquias já trazem um plano de negócio definido. Essa costuma ser uma das maiores dificuldades dos empreendedores de primeira viagem. Elaborar um plano de negócios requer tempo, bastante pesquisa e algum conhecimento técnico. Como nem todo mundo tem isso, o risco de o plano ser mal elaborado é grande — o que pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso do empreendimento.

A franquia também conta com um modelo que deve ser seguido. Assim, o franqueado tem acesso ao plano arquitetônico e tem uma boa estimativa dos gastos para abrir aquele negócio. Como o negócio é padronizado, o franqueador sabe quais são os custos das unidades, dependendo do tamanho e modelo.

Por fim, na franquia toda a parte de marketing é dada. A franquia já conta com um plano definido, que faz a divulgação da rede, e fornece as peças e o direcionamento para realizar o marketing de abertura.

Veja 10 dicas de como escolher uma franquia

Agora que você já conhece as vantagens do sistema de franquias, saiba o que observar na hora de escolher a sua!

1. Analise o seu perfil

O autoconhecimento é uma peça-chave para tomar um bom caminho ao empreender. Se não souber qual o seu perfil no campo dos negócios, há o risco de terminar com uma franquia que não traz realização, satisfação ou ânimo. Nada pior do que estar comprometido com uma profissão que não o agrada, certo?

Portanto, faça uma autoanálise sincera e levante suas principais características. Qualidades e defeitos são bem-vindos, assim como interesses e aptidões. Se você se interessa por questões de sustentabilidade, por que não investir em uma alternativa voltada para o tema, de alguma forma?

Também é válido definir quais são os seus planos para o estabelecimento. Caso a atividade como franqueado funcione como trabalho secundário na sua vida e no seu orçamento, é ainda mais importante ter identificação com o negócio. Portanto, não abra mão de fazer uma análise completa de objetivos e visão para o empreendimento.

A etapa, inclusive, é muito relevante para saber se você é o que o franqueador procura. Afinal, a empresa quer que suas unidades tenham sucesso, então é comum que procurem um perfil específico. Com a análise, saberá onde se encaixa melhor.

2. Conheça a capacidade de investimento

O próximo passo sobre como escolher uma franquia é reconhecer a capacidade de investimento. Para a sua segurança, não é recomendado investir tudo de uma só vez em uma franquia que promete resultados incríveis. Mesmo com todos os cuidados, o plano pode não dar certo e, se isso acontecer, você estará em apuros.

O ideal é ter uma visão realista das finanças e de quanto está disposto a investir. Em vez de pedir empréstimos e fazer dívidas, que tal usar um dinheiro que já tenha guardado para planos?

Na hora de fazer o cálculo, é preciso considerar a taxa de franquia (que é o pagamento inicial), mas também outros fatores. A reforma do espaço de atendimento, a contratação de colaboradores e o capital de giro são alguns dos custos que deverão ser cobertos.

Paralelamente, há uma oportunidade tão econômica quanto promissora: a microfranquia. É um modelo com tamanho reduzido e exige um investimento bem menor. Ao mesmo tempo, tem ótimas chances de sucesso e de lucratividade, já que o valor aplicado é consideravelmente menor.

3. Pesquise como anda o mercado

Como toda preparação é necessária, a pesquisa de mercado é uma tarefa indispensável. Ela acontece em dois sentidos: tanto em relação ao franchising quanto ao setor de atuação da franqueadora. É nessa fase que dá para saber se a oportunidade é promissora ou não.

As franquias, como você viu no começo, conquistaram um desempenho muito acima da economia brasileira. A tendência, inclusive, é de crescimento: para 2018, a expectativa é de aumento de 10% no faturamento. Com as microfranquias, o histórico não é diferente: de 2013 a 2016, o crescimento do mercado foi de 45%. Então, os números já são bem animadores.

Agora, falta olhar para o ramo de atuação do negócio. Fique atento aos resultados passados da economia e à tendência para o futuro. O setor de serviços, por exemplo, cresceu em 2017 e ajudou na recuperação econômica. Antes de decidir, veja se a sua cidade ou região de atuação tem mercado para o produto ou serviço da franquia, analise os concorrentes e veja se a oportunidade é, de fato, atraente.

4. Investigue o potencial da região para aquele mercado

Os números gerais daquela franquia podem ser excelentes, mas a verdade é que os negócios variam muito de região para região. Assim, o que faz sucesso em um estado pode não fazer o menor sentido no outro. Isso também pode acontecer dentro da mesma cidade, em regiões diferentes.

Quem mora em cidades maiores sabe, por exemplo, que os bairros têm perfis de frequentadores muito distintos, com hábitos e gostos absolutamente diversos. Assim, pode não fazer sentido, por exemplo, abrir uma franquia de alimentos naturais premium em uma zona de comércio preponderantemente popular.

5. Conheça a estrutura oferecida pela franqueadora

Por definição, a franquia oferece um modelo de negócio pronto, validado e considerado de sucesso. Por ele e pela cessão de marca, os franqueados pagam uma taxa e devem atuar de maneira estruturada e padronizada com toda a rede. Para que tudo dê certo, a estrutura oferecida pela empresa principal é crucial.

Antes de bater o martelo e escolher um empreendimento, conheça como é o funcionamento da franqueadora. Veja, por exemplo, há quanto tempo ela está no mercado, se ela tem bons resultados e se a marca já é forte o bastante. Afinal, um dos benefícios é aproveitar o modelo bem-sucedido, certo?

Também é importante conferir como é a transferência de know-how, se há suporte e treinamento para os franqueados e como é a estrutura de fornecimento. Essas condições técnicas, normalmente, são encontradas na Circular de Oferta de Franquias (COF), que funciona como uma proposta. Por isso, tenha máxima atenção ao ler esse documento para não deixar nenhum aspecto relevante passar.

6. Explore a expectativa de retorno

O retorno de uma franquia é, basicamente, o tempo que demora até que ela comece a dar lucro e retorne o que foi aplicado. Como há a taxa inicial e é preciso atrair os primeiros clientes, no início a operação é à base do capital de giro. Isso é normal para qualquer empreendimento e, acredite, o prazo é menor em uma boa opção do que em um negócio próprio.

Para fazer o cálculo, considere a taxa inicial, os royalties sobre o faturamento, a taxa de propaganda e todas as despesas, em geral. Cruze com uma expectativa de faturamento e, então, você saberá quanto tempo é necessário para ter de volta aquilo que pagou no começo.

Novamente, as microfranquias se destacam. Como elas são mais baratas, o investimento inicial é menor, o que leva a uma lucratividade elevada. Como resultado, o lucro “cobre” facilmente o valor gasto e o tempo de retorno fica ainda menor. Para a sua segurança, selecione a alternativa com um período reduzido.

7. Converse com quem já é franqueado

Depois de passar por essas etapas sobre como escolher uma franquia, a linha de chegada está próxima. Antes de assinar o contrato, procure os franqueados da empresa de cuja rede pretende fazer parte.

Basta fazer uma solicitação ao empreendimento e eles oferecerão uma lista com os contatos dos franqueados. Use a oportunidade e pergunte aos outros empreendedores como é o funcionamento da rede.

Não deixe de questionar sobre o suporte e a atuação da franqueadora, da satisfação deles com o negócio e de como anda o mercado. Ao ter uma visão privilegiada, ficará bem claro se a alternativa é promissora. Como consequência, a sua decisão será muito melhor.

8. Não invista todo o capital na franquia

Lembre-se de que, enquanto o negócio não começa a dar lucro, você vai precisar continuar vivendo e pagando as suas contas. Depois de calcular em quanto tempo a empresa alcançará o breakeven, separe um valor para suas despesas pessoais.

Mesmo depois que o negócio estiver no azul, levará mais um tempo para que o lucro seja suficiente para você viver dele. Dessa forma, evite passar por apuros e seja conservador nos cálculos. Caso contrário, você pode cair na tentação de começar a tirar dinheiro do negócio para pagar suas despesas, misturar suas contas pessoais com a da empresa e isso é um caminho certo para o fracasso.

Por isso, lembre-se: aja sempre com profissionalismo e com mente de empresário.

9. Conheça a Lei de Franquias

Muita gente não gosta quando chega nessa parte “chata” de leis e contratos, mas a verdade é que conhecer bem as regras que vão reger o seu negócio é fundamental. A Lei de Franquias (Lei nº 8.955) é o instrumento legal que estabelece direitos e deveres de franqueados e franqueadores no Brasil.

Ela exige, por exemplo, que o franqueador seja transparente nas informações fornecidas ao franqueado, especialmente do que diz respeito a obrigações iniciais e futuras, riscos, fornecimento de suporte, transmissão de conhecimento e em relação à instalação e ao funcionamento do negócio.

É um documento enxuto com apenas 11 artigos, o que facilita a leitura e o entendimento. Um dos pontos mais importantes é a determinação de que o franqueador deve fornecer ao interessado em se tornar franqueado a Circular de Oferta de Franquia (COF), que traz informações jurídicas, econômicas e financeiras sobre o empreendimento e é, sem dúvida, o instrumento mais importante na relação entre as duas partes.

10. Entenda o papel das duas partes

É verdade que o sistema de franquias oferece muitas vantagens para o franqueado, ao trazer boa parte do caminho já traçado. No entanto, não se pode esquecer que essa é uma via de mão dupla.

O franqueador também é um empreendedor que quer lucrar. Portanto, ele precisa que o franqueado tenha sucesso, já que isso também significa sucesso para ele.

Por isso, é muito importante que cada um compreenda exatamente qual é o seu papel. Isso deve estar descrito detalhadamente na COF, mas, de forma geral, o franqueador entra com o modelo de negócio, a capacitação e treinamento, consultorias esporádicas, estratégia de marketing.

Já o franqueado tem que se comprometer em ser zeloso com a marca, seguir à risca o modelo do franqueado, pagar as taxas devidas e participar ativamente do negócio, buscando sempre colaborar para que ele se aperfeiçoe e cresça.

Um bom exemplo de funcionamento de franquias no ramo de energia solar é a Solarprime. Atuando em um mercado que vem apresentando forte crescimento nos últimos anos, requer baixo investimento inicial, com retorno estimado de 5 a 12 meses.

Não é necessário ter conhecimentos técnicos para ser nosso franqueado, pois damos todo o treinamento para implantar a operação de sua unidade. Oferecemos capacitação para gerir todos os assuntos relacionados ao negócio: vendas, marketing, gestão e capacitação técnica.

Temos vários modelos de negócio, que vão do home office ao premium, para que você possa escolher o mais adequado à sua realidade. Para isso, você conta com o todo suporte dos nossos times de engenharia, gestão, comercial, administração financeira e marketing.

Depois de seguir as dicas sobre como escolher uma franquia, será mais simples investir o seu dinheiro do jeito certo. Não pule nenhuma etapa e aproveite ao máximo a oportunidade de empreender!

Já que essa decisão é tão importante, que tal contar com uma franqueadora moderna, bem estruturada e com soluções inovadoras? Entre em contato com a Solarprime e conheça nosso modelo de negócios!