Saiba mais sobre a tendência dos carros movidos a energia solar

16/09/2019 | Energia Solar

A energia a partir de fontes renováveis já é uma grande tendência mundial, visto que a sustentabilidade é pauta de todas as nações, inclusive do Brasil. Dentro desse contexto, os carros movidos a energia solar tem ganhado cada vez mais destaque no mercado automotivo.

Isso porque oferecem maior eficiência, emitem menos poluentes e, em vários países, são mais baratos. Por aqui, existem iniciativas no âmbito político para que sejam criados incentivos que diminuam o valor de venda desse tipo de carro.

Neste post, vamos contar para você quais são os principais modelos de carros movidos a energia solar. Confira!

O que é um carro movido a energia solar e como ele funciona?

O carro movido a energia solar é, obviamente, um carro elétrico. Enquanto outros automóveis utilizam combustíveis a base de petróleo, esse usa a energia produzida por meio da luz do sol. Para isso, eles contam com placas fotovoltaicas que são responsáveis por fazer a transformação da irradiação solar em eletricidade.

Quais os principais modelos de carros movidos a energia solar?

Vejamos agora alguns dos modelos de carros movidos a energia solar existentes.

Hyundai Sonata

O Hyundai Sonata tem um teto solar que conta com um painel que capta a luz do sol. Ele também conta com um controle de voltagem para converter a energia solar em eletricidade compatível para o automóvel. De acordo com o fabricante, se o carro absorver seis horas diárias de sol, conseguirá percorrer 1.300 quilômetros por ano. Seu consumo será bastante econômico, alcançando 24,5km/l com um motor 2.0.

Sion

Esse veículo é um projeto da startup alemã Sono Motors e o projeto mais adiantado entre os carros movidos a energia solar. O Sion atinge 140km/h e tem uma autonomia que pode chegar a 250km. Tudo isso só com a energia fotovoltaica gerada pelas 330 células, que estão instaladas em toda a lataria. Por mais incrível que pareça, quase não dá para vê-las, pois elas são escuras, sem que possam ser percebidas no carro preto, que será a cor única do Sion.

Lightyear One

O Lightyear One é de uma fabricante holandesa que também se enquadra como startup. A Lightyear afirma que o seu projeto será o carro movido a energia solar mais eficiente do mercado. Ele contará com baterias para que a energia produzida possa ser armazenada e será capaz de percorrer 800km.

Como essa tendência tem transformado a forma de se consumir energia?

Hoje em dia, somos bastante dependentes do transporte motorizado. Assim, produzir um carro autossuficiente é um grande negócio para qualquer montadora, pois, como afirmamos, a sustentabilidade mundial é um assunto em voga na maioria dos países, principalmente os mais desenvolvidos.

A Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) considera esse tipo de tecnologia um avanço significativo na mobilidade urbana, o que pode representar até mesmo a extinção dos automóveis que rodam com outros tipos de combustíveis. A ABVE prevê que, quando chegarmos em 2040, os veículos elétricos representarão 50% das vendas de carros novos.

Com essa leitura, você ficou sabendo um pouco mais a respeito dos carros movidos a energia solar. Vale lembrar de que, para os carros elétricos tradicionais, ter um sistema de energia solar em casa (ou na empresa) também pode acabar com o custo da gasolina e, consequentemente, o uso de combustível poluente. Afinal, é possível recarregar o carro elétrico tradicional pelo sistema fotovoltaico.

Quer saber outras formas de economizar usando a energia solar? Então, leia esse post e entenda como a energia solar resulta em economia.