Qual são os tipos de planejamento existentes e sua importância?

10/12/2018 | Franquias

Se você quer ser seu próprio patrão, unindo ganhos financeiros com flexibilidade de horário, seja qual for o empreendimento em que você decida investir, é fundamental que você entenda a importância do planejamento para o seu futuro negócio.

Por isso, este post vai destacar os diferentes tipos de planejamento e suas respectivas relevâncias para as empresas. Afinal, uma organização deve sempre contar com um bom planejamento nos níveis administrativo, decisório e operacional. 

Podemos definir o conceito de planejamento como um conjunto de ações que tem o objetivo de atingir determinada situação. Para que isso aconteça, é preciso que tais ações sejam feitas de forma eficiente e sem onerar demais a empresa. Leia este post para entender mais sobre o assunto!

Como funciona cada tipo de planejamento e por que eles são importantes para as empresas?

Quando uma empresa não sabe para onde ir, qualquer lugar serve, não é mesmo? Por isso planejar é tão importante. O planejamento serve justamente para determinar quais serão os caminhos a serem percorridos para que o seu negócio alcance os objetivos desejados.

Existem três esferas de planejamento que precisam de políticas bem delineadas para que uma empresa cresça e prospere. Tratam-se dos planejamentos estratégicos, operacionais e táticos.

Abaixo, vamos explicar como funciona cada um deles e suas respectivas importâncias para seu futuro empreendimento. Acompanhe!

Planejamento estratégico

O planejamento estratégico é uma das ferramentas de gestão mais poderosas para contribuir com o sucesso do seu negócio. Para que ele seja feito da maneira correta, é preciso que apresente respostas para três questionamentos:

  • onde está a empresa no momento?
  • aonde a empresa quer chegar?
  • como a empresa chegará lá?

Sem saber responder a essas três perguntas básicas, é muito difícil que um empreendimento se mantenha no mercado, pois o crescimento do negócio será algo praticamente impossível de acontecer. 

Para elaborar seu planejamento estratégico corretamente, procure percorrer as três etapas a seguir:

1. Análise do cenário

Essa etapa deve mostrar onde a empresa está no momento. Afinal, conhecer o ambiente em que se encontra permitirá que cada ponto seja trabalhado de forma estratégica, de modo a obter melhores resultados.

Uma boa ferramenta a ser utilizada é a análise SWOT. Ela permitirá que você conheça os pontos fortes e fracos do negócio, bem como suas ameaças e oportunidades. Isso deve ser aplicado tanto ao cenário interno quanto ao mercado em que a empresa está inserida.

2. Definição dos objetivos

Esse é o momento de definir aonde você quer chegar. Procure estabelecer objetivos que sejam claros, com prazos bem estipulados e que são possíveis de serem alcançados. Tenha em mente que, nesse momento, menos é mais. Isso significa que o ideal é trabalhar apenas um objetivo por vez. 

É claro que não há empecilhos para que objetivos secundários sejam relacionados, de modo que auxiliem o objetivo principal a ser alcançado. Então, depois de atingido esse objetivo mais relevante, um novo deverá ser estabelecido.

3. Definição das estratégias

Chegou a hora de definir como você chegará ao objetivo que estabeleceu na etapa anterior. Esse é o momento de decidir as estratégias que serão usadas para que cada objetivo seja atingido, tantos os específicos quanto o geral.

Planejamento operacional

Esse tipo de planejamento se relaciona ao cumprimento dos objetivos, bem como a quem são os colaboradores responsáveis pela sua execução. Normalmente, ele é projetado para o prazo de um ano e está enredado aos planejamentos estratégico e tático.

O planejamento operacional é importante para o engajamento e o comprometimento da equipe com os resultados a serem alcançados. Por isso, restringi-lo apenas à alta direção da empresa é um grande erro. 

Para desenvolver um planejamento operacional, devem ser considerados:

  • estrutura física: é necessário entender o funcionamento e a organização física da empresa;
  • recursos humanos: é preciso conhecer o quadro de funcionários do negócio e quais são as funções, qualificações e responsabilidades de cada colaborador;
  • hierarquia operacional: é importante saber como estão distribuídos hierarquicamente os recursos humanos;
  • capacidade operacional: é necessário entender quanto a empresa pode produzir ou sua capacidade máxima de prestar seus serviços em um determinado período.

Planejamento tático

Esse planejamento é um desdobramento do plano estratégico, pois aqui serão criadas as metas e condições para que as ações definidas no planejamento estratégico sejam cumpridas.

Ele deve ser voltado para os setores específicos do negócio e para os processos devidamente definidos. Justamente por isso, o poder decisório relacionado ao planejamento tático fica sob responsabilidade de colaboradores com cargos entre o operacional e a alta gestão da empresa. 

Uma ferramenta muito útil para a implantação do plano tático é a 5W2H, pois ela traz respostas a questões que contribuem para o sucesso do plano, como o que será feito, por quem será feito e quanto custará a ação. 

Como identificar o planejamento ideal para o seu futuro negócio?

Cada tipo de planejamento que apresentamos neste post tem suas particularidades em relação a diversas questões, como hierarquia, prazos, influência do produto final, entre outros fatores. 

O planejamento estratégico é o início de todo o processo, pois ele define o objetivo de longo prazo a ser alcançado pela empresa. Portanto, sem um bom plano estratégico, não haverá um rumo a ser seguido para o plano operacional. 

O planejamento tático tem como função criar metas e prazos menores para que o objetivo traçado no plano estratégico seja alcançado. Sem ele, os setores do negócio não saberão se estão seguindo o caminho certo rumo aos objetivos da empresa. 

O planejamento operacional está ligado às tarefas rotineiras da organização e, com isso, visa os resultados de curto prazo. Ele é extremamente importante para o bom desempenho de uma empresa, pois define o que deve ser feito e como devem ser feitas as atividades diárias do negócio. 

Parabéns! Se você chegou até aqui é porque leu todo o post e agora está pronto para reconhecer os diferentes tipos de planejamentos. Com isso, você será capaz de identificar qual é o ideal para o seu futuro negócio, em cada fase da sua empresa. 

Agora que você já entendeu a importância do planejamento em uma organização, leia nosso próximo post e saiba como fazer um planejamento financeiro para começar a investir. Bons negócios!