Você sabe como fazer a manutenção do painel solar de forma correta?

21/11/2018 | Dicas

Ter um sistema de placas fotovoltaicas para gerar energia é uma solução muito procurada por quem deseja otimizar gastos com a conta de luz. Entretanto, é importante estar atento à manutenção do painel solar.

Esses painéis, localizados no telhado do imóvel, ficam sujos por conta da poeira, da poluição, entre outros fatores. Isso impacta a quantidade de energia que o sistema solar produz.

Por isso, neste post, explicamos tudo o que você precisa saber sobre a maneira correta de realizar a manutenção do painel solar. Confira!

Qual o prazo correto para realizar a manutenção do painel solar?

O tempo para que a manutenção seja feita varia de acordo com a região do país onde as placas estão instaladas. Em regras gerais, a limpeza das placas deve ser feita de 6 em 6 meses.

Porém, se o imóvel está localizado em lugares onde chove pouco ou a incidência de poeira é grande, o indicado é que eles sejam limpos a cada 4 meses. Para você saber qual a periodicidade ideal para o seu sistema de energia solar, basta olhar os painéis e ver se eles têm muita sujeira ou não.

Lembre-se que a poeira faz com que a produção de energia caia. Para você ter uma ideia, essa diminuição pode chegar a 20%.

Quais os custos envolvidos nesse tipo de manutenção?

O uso de painéis solares possui muitas vantagens, e uma delas é justamente o custo da sua manutenção. O valor para manter seu sistema fotovoltaico funcionando perfeitamente é, aproximadamente, 0,5% do valor do investimento inicial.

Isso significa que, além de produzir a sua energia de uma maneira limpa e renovável, transformando a luz do sol em eletricidade, você faz bem para o meio ambiente e também para o seu bolso. Afinal, a economia é grande!

Caso você respeite as normas de segurança e também as orientações para manuseio das placas indicadas pelo fabricante, existe a possibilidade de você mesmo realizar a manutenção do painel solar.

Porém, o mais indicado é que você deixe esse serviço ser feito por profissionais devidamente qualificados e especializados, já que essa contratação também oferece um bom custo-benefício.

Quais os riscos de não fazer a manutenção?

É importante que você conheça os riscos envolvidos quando há negligência em manter a manutenção do painel solar em dia. Para isso, abordamos a seguir os 3 diferentes tipos de manutenção que fazem parte da conservação das placas solares:

Manutenção preventiva

Realizar a manutenção preventiva significa, simplesmente, manter seus painéis solares sempre limpos. A vantagem dessa limpeza periódica é a redução do risco de avarias no sistema de energia solar.

Manutenção preditiva

Já a manutenção preditiva das placas de energia solar representa a realização de inspeções visuais periódicas, com o objetivo de constatar possíveis arranhões, manchas, rachaduras ou indícios de quebra.

Essa manutenção também inclui o acompanhamento dos índices de produção da energia solar, para saber se o sistema está funcionando corretamente.

Manutenção corretiva

Esse tipo de manutenção deve ser feito quando, depois da limpeza das placas, for identificado baixo rendimento do sistema. Neste caso, recomendamos que você entre em contato com a assistência técnica especializada para que um diagnóstico profissional e o reparo técnico do sistema sejam feitos.

Como você leu neste post, a manutenção do painel solar possui baixo custo e é muito simples de ser realizada. Para mais informações sobre produtos relacionados à energia gerada pelo sol, acesse o nosso site.