Dentre as diferentes taxas cobradas em uma franquia, os royalties são considerados uma das mais importantes, impactando significativamente no resultado do empreendimento. Por essa razão, qualquer um que pensa em abrir a sua própria empresa precisa conhecer o que significa essa taxa para que a análise de viabilidade do novo negócio seja feita corretamente.
Pensando nisso, explicaremos neste artigo — de maneira simples e objetiva — o você precisa saber sobre os royalties de franquia, como eles funcionam e de que forma essa cobrança pode ser feita. Boa leitura!
1. O que são os royalties de franquias?
Basicamente, trata-se dos pagamentos recorrentes que o dono do negócio faz para o franqueador como contrapartida ao direito de utilizar a marca da franquia em questão — além de ter todo suporte necessário para a operacionalização da empresa.
De acordo com a Lei de Franquia, toda franqueadora tem liberdade para determinar de que forma cobrará os seus royalties. Aqui no Brasil, contudo, os padrões mais usados são:
- valor fixo — não leva em consideração a rentabilidade mensal da franquia. Esse tipo de cobrança pode ser reajustado de acordo com a inflação, o salário-mínimo ou quaisquer outras taxas previstas em contrato;
- percentual sobre as compras — esse modo de cobrar royalties é adotado quando o franqueador é responsável pela fabricação do produto ou serviço, como no caso de uma escola de idiomas, por exemplo. O pagamento da taxa pelo franqueado é feita conforme os produtos adquiridos;
- percentual sobre o lucro ou faturamento — esses royalties variam em conformidade com o faturamento da franquia, bruto ou líquido;
- valor mínimo ou percentual — esse tipo de cobrança mistura as outras que citamos. Aqui, a taxa de royalties pode ser calculada de duas formas, por uma quantia fixa a ser paga em um prazo definido ou uma porcentagem em cima da rentabilidade. O maior valor será escolhido.
2. Qual é a diferença entre taxa de franquias, royalties e fundo de publicidade?
A taxa de franquia é o primeiro pagamento que o franqueado deve fazer ao franqueador para abrir o seu negócio. O seu valor é fixo, estipulado pelo fraqueador e pago somente uma vez.
Já os royalties, como vimos, são arrecadações mensais feitas pelo franqueador, para que o dono de cada unidade de franquia possa fazer uso da marca enquanto o contrato estiver vigente. Essa verba também é destinada para pesquisa de inovações pela franqueadora.
O fundo de publicidade, por sua vez, é uma porcentagem paga ao franqueador para ser usada na divulgação da marca — por meio de campanhas publicitárias, por exemplo — gerando mais visibilidade e participação de mercado.
3. Como funcionam os royalties de franquias no setor de energia solar?
As franquias de energia solar cobram a taxa de franquia no momento da abertura da unidade. Já com o negócio aberto, o franqueado deve honrar com o pagamento dos royalties mensais para poder utilizar a marca. Como dissemos, cada franqueador pode estipular as suas próprias diretrizes de cobrança no contrato. Mas, normalmente, os royalties do setor de energia solar variam entre 1% e 10% do faturamento bruto da unidade franqueada.
Enfim, dá para ver como os royalties de franquias são importantes, certo? É por isso que é preciso conhecê-los bem — tanto em relação aos valores quanto à forma de cobrança — antes de começar o empreendimento.
Então, gostou da leitura? Sobrou alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato com a Solarprime e esclareça todos os seus questionamentos agora mesmo!