O mercado atual está cada vez mais competitivo. Por essa razão, muitos empreendedores estão sempre em busca de aprender como atrair clientes e, consequentemente, vender mais.
A princípio, essa tarefa parece complicada, mas existem algumas estratégias simples, práticas e altamente eficazes para corporações de qualquer segmento, como é o caso do tradicional marketing “boca a boca” ou os métodos exclusivos para as redes sociais. As possibilidades são diversas!
Para te ajudar nessa missão, criamos este post com algumas dicas incríveis e extremamente eficientes de como atrair clientes para quem deseja captar e também fidelizar o público. Preparado? Então, acompanhe a leitura e descubra!
1. Invista em SEO
Atualmente, uma das estratégias mais utilizadas para atrair clientes, é o marketing digital. O termo consiste no uso de uma série de elementos, que são ótimos para divulgar a sua marca, mensurar os resultados de todas as ações e definir o que está dando errado e o que pode ser mantido durante esse processo.
Podemos dizer que esta é uma das melhores maneiras para divulgar um produto ou serviço no mundo digital, aumentar a sua autoridade na web e, claro, potencializar as vendas.
E uma das principais ferramentas usadas no marketing digital é o chamado Search Engine Optimization, popularmente conhecido como SEO. Para utilizá-lo, é preciso investir em uma série de técnicas capazes de otimizar o site da sua empresa, aumentando os acessos dos usuários e fazendo com que o seu posicionamento nos mecanismos de busca, como o Google, fique cada vez melhor.
Entre as técnicas mais aplicadas nesse segmento, estão as palavras-chave, que podem ser incluídas em posts do seu blog ou em vários outros campos de um site institucional.
A partir daí, sempre que um internauta realizar uma busca, que esteja relacionada com os termos incluídos no site, ele terá mais facilidade para encontrar a sua empresa nos maiores buscadores do mundo. Parece interessante, não é mesmo?
2. Aposte nas redes sociais
Não tem saída: a melhor solução para quem deseja aprender como atrair clientes, é investir no uso das redes sociais. Hoje em dia, é raro encontrar uma empresa de sucesso que não tenha um perfil em plataformas como o Facebook ou Instagram, por exemplo.
Tais canais são fundamentais para melhorar a comunicação com os consumidores, fazer com que a sua marca fique ainda mais conhecida e, até mesmo, realizar algumas vendas online.
Mas antes de sair por aí criando perfis em várias mídias, é importante identificar em quais delas o seu público-alvo está mais presente. Para isso, procure considerar alguns fatores importantes, como:
- a faixa etária dos seus clientes;
- a localização;
- os interesses;
- o grau de escolaridade.
Com essas informações em mãos, você terá mais facilidade para produzir conteúdos nas plataformas e atrair as pessoas certas para a sua empresa.
Vale ainda lembrar que não basta apenas postar conteúdos relacionados ao seu negócio — poucas pessoas estão interessadas em publicidade. O truque é fornecer informações relevantes, dicas, notícias e, inclusive, solucionar as dúvidas dos usuários, mostrando que o público é importante e está sendo ouvido.
3. Crie uma boa identidade visual
Nunca subestime o poder da imagem. Em geral, quando falamos sobre identidade visual, muitas pessoas imaginam somente o logo de uma empresa. Porém, esse conceito diz respeito a uma união de elementos que são responsáveis por representar e transmitir a essência da sua empresa no mundo digital.
Além do logo, é preciso pensar na tipografia, nas cores, nas maneiras de divulgação, na padronização e mais uma série de detalhes que fazem com que a sua empresa consiga ser reconhecida com mais facilidade e em qualquer lugar.
Ou seja, de nada adianta investir em diversas técnicas de como atrair clientes na internet se, no fim das contas, a imagem da sua empresa não é favorável.
Lembre-se: o seu site, blog e as suas páginas nos principais canais de comunicação serão a vitrine da sua empresa — e essa imagem será o primeiro contato que o cliente terá com os produtos ou serviços oferecidos.
4. Utilizar o marketing “boca a boca” é uma boa dica de como atrair clientes
Não é só de internet que se vive uma empresa de sucesso — o bom e velho marketing “boca a boca” continua sendo extremamente importante para conquistar o público e crescer no mercado.
Esse tipo de propaganda consiste em conversar com outras pessoas e trocar experiências sobre determinados serviços ou produtos adquiridos. Quando bem realizada, essa prática ainda é altamente poderosa e pode ajudar você a vender muito mais.
Não sabe por onde começar a investir nessa ideia? Sem problemas! Além de bater papo com outras pessoas, com o objetivo de divulgar a sua marca, considere apostar no chamado marketing de relacionamento que, nada mais é, do que manter uma boa relação com os seus consumidores.
Sempre que possível, ofereça benefícios e descontos para os seus novos clientes, fazendo com que eles se sintam especiais e, posteriormente, divulguem a sua empresa de forma espontânea. Também é importante estar sempre à disposição para resolver problemas, solucionar dúvidas e receber feedbacks do público.
5. Tenha diferenciais competitivos
Nos últimos 10 anos, o número de empreendedores no Brasil cresceu significativamente. Em 2017, por exemplo, a quantidade de indivíduos que resolveram abrir um negócio próprio atingiu a marca dos 49,3 milhões. Como consequência, a concorrência em diversos setores também aumentou.
Mas não se desespere! Existe um segredo para continuar faturando e encantando a clientela: o diferencial competitivo, ou também algo que só você consegue oferecer aos consumidores. Esse diferencial pode estar presente na diversidade de produtos ofertados, na qualidade do atendimento oferecido e em mais uma infinidade de detalhes.
Para acertar em cheio nessa etapa, a nossa dica é que você pesquise bem a concorrência e identifique o que pode ser feito diferente no seu negócio. Ao compreender a fundo as necessidades do público, você conseguirá se manter sempre um passo à frente.
Juntos, esses mecanismos são essenciais para surpreender os clientes, de forma positiva, fazendo com que as pessoas se sintam especiais e voltem a fechar negócio com você. Pense nisso!
E aí, conseguiu aprender como atrair clientes e alavancar as suas vendas? Caso ainda esteja em dúvida sobre algum tópico, comente no post e, em breve, teremos o prazer em responder!