Os aparelhos em stand by consomem energia? Entenda aqui! - Solarprime

Os aparelhos em stand by consomem energia? Entenda aqui!

Os aparelhos em stand by consomem energia? Entenda aqui!

Os aparelhos em stand by consomem energia em uma casa e representam um percentual considerável no montante total. Muitas famílias não observam isso e, inadvertidamente, perdem a oportunidade de reduzir seu consumo de energia. Por incrível que pareça, com os cuidados adequados é possível economizar até um mês de energia a cada ano.

Neste artigo, você vai aprender exatamente como fazer, e ainda saberá a importância de conhecer o consumo de aparelhos elétricos nessa condição, pois eles se tornam verdadeiros vilões na conta de consumo elétrico. Ao final, receberá dicas de economia e saberá qual dos eletrodomésticos nunca pode ser desligado. Confira!

Qual é a importância de saber se aparelhos em stand by consomem energia?

O consumo de energia de uma residência deve ser controlado por inúmeros fatores. Um deles diz respeito (logicamente) ao quanto se gasta com essa conta de consumo, pois isso causará impacto no orçamento familiar ao final, quando todas as contas da casa forem somadas.

Além disso, deve-se considerar que, para que a energia chegue a uma casa e seja consumida, ela precisa inicialmente ser gerada. E nesse processo existe um trabalho realizado que, por vezes, impacta o meio ambiente. Por isso, é importante planejar o consumo de energia elétrica e, sem saber sobre o real consumo em stand by de alguns aparelhos, fica difícil fechar a conta.

Enfim, consomem ou não consomem?

Com certeza! Na verdade, quando feitas as devidas contas, pode-se chegar à conclusão de que aparelhos em stand by gastam mais do que ligados. Calma, não significa que o aparelho consome mais energia desligado do que ligado, pois isso seria um absurdo sem tamanho.

O que ocorre é que, se somarmos o período em stand by e compararmos com o consumo desse mesmo aparelho quando em uso, o gasto será maior. Pense em um aparelho de som, por exemplo: é normal que ele passe mais tempo desligado do que ligado.

Portanto, ainda que consuma menos energia quando em stand by, o somatório do gasto nessa condição é maior que o somatório do gasto enquanto ligado, pois o tempo é muito maior!

Como reduzir o consumo de energia elétrica?

Os aparelhos condicionadores de ar são grandes consumidores de energia. É recomendado adquirir um tamanho exato ao cômodo que se pretende instalar. Além disso, mantenha o controle de temperatura sempre adequado ao clima do momento.

Outro vilão é o chuveiro elétrico. Para uso racional, acerte com os membros da família banhos que durem, no máximo, 15 minutos. Além disso, use-o na posição verão e inverno conforme a época do ano e não reaproveite resistências já queimadas.

Que os aparelhos em stand by consomem energia, isso não se pode negar. O mais impressionante é descobrir que todos os aparelhos nessa condição, somados, podem representar até 12% do consumo total da casa. Por isso, sempre que for possível, desligue-os da tomada. Vale lembrar que esse tipo de estratégia não pode ser aplicado a nenhum tipo de geladeira, pois os alimentos precisam ser resfriados sempre.

Gostou do artigo? Então assine nossa newsletter agora mesmo e receba os conteúdos sempre em primeira mão!

Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *