7 vantagens de investir em uma franquia

31/01/2019 | Franquias

Para quem deseja ser o dono do seu próprio negócio, existem várias vantagens de investir em uma franquia, que usa um sistema de colaboração no qual o franqueador cede ao fraqueado o direito do uso de sua marca, infraestrutura, comercialização e distribuição de seus produtos e serviços.

Além de ter um modelo de negócio pronto, testado e aprovado, o franqueado ainda pode contar com uma assistência contínua por parte do seu franqueador.

Quer saber tudo sobre as vantagens de se investir em uma franquia? Então continue a leitura!

Como funciona o modelo de negócios com o sistema franquia?

As franquias são um modelo de negócio de grande aceitação, pois, além de várias outras vantagens, é possível abrir sua própria empresa aproveitando uma marca já estabelecida no mercado e todo o conhecimento acumulado por ela ao longos dos anos.

Com isso, você economiza investimentos em marketing e o trabalho de criar uma marca própria do zero, que pode levar décadas para se consolidar no mercado. Portanto, as franquias são uma alternativa para antecipar etapas e evitar riscos ao negócio.

O franqueador compartilha todas as informações necessárias para você estruturar o negócio, de acordo com o modelo que deseja investir. Assim, você já inicia sua carreira como empresário com uma marca relevante no mercado em troca de uma contrapartida financeira — taxa de franquia, royalties, etc.

Ao investir em uma franquia, você passa a ser o seu próprio patrão, utilizando todo o know-how do franqueador, que conta com dados reais que provam a rentabilidade e o sucesso do negócio.

Quais são as vantagens de investir em uma franquia?

Boa parte daqueles que pretendem se tornar empresários de sucesso ainda têm dúvidas se o investimento em uma franquia é uma boa opção. Se esse é o seu caso, veja abaixo as vantagens de investir em uma franquia!

1. Negócio testado e aprovado

Os modelos de franquias já são testados, e quando você investe em um negócio que já deu certo, a possibilidade de sucesso é bem maior do que levantar tudo do zero, não é mesmo?

Contudo, é preciso trabalhar muito e seguir o modelo fornecido pelo franqueador. Mas, certamente, isso exige menos esforços do que iniciar um negócio próprio.

No modelo de franquia, você adquire uma parte de um negócio que já funciona, e seu trabalho passa a ser o de dar continuidade aos processos para que eles possam crescer de maneira sustentável.

2. Suporte completo e constante

Com uma franquia, você e seus funcionários recebem treinamentos para se adaptarem ao padrão do negócio, e também são apoiados pela franqueadora para crescerem junto com a marca. 

Além disso, os treinamentos são constantes, o que torna possível que a empresa cresça cada vez mais. Outro diferencial relevante para os sistemas de franquia é quanto ao suporte jurídico e contábil.

Os franqueadores já têm conhecimento sobre esses assuntos, e quando não oferecem esses serviços, com certeza saberão direcionar as demandas para empresas que prestam o apoio necessário, facilitando a administração do franqueado.

3. Marketing especializado

Entre as vantagens de investir em uma franquia, o marketing é um dos fatores essenciais, pois contribui muito para o sucesso de um negócio. Contudo, elaborar uma estratégia mercadológica é algo que requer tempo e conhecimento. As pessoas que optam por investir em uma franquia já recebem todo o plano de marketing pronto e bem definido.

Um plano de marketing eficiente é uma estratégia que precisa ser elaborada, discutida e testada. Sendo assim, tê-lo pronto é um grande diferencial competitivo.

Além disso, o empresário que escolhe o modelo de franquia tem mais tempo para se dedicar ao negócio, já que a divulgação da marca e toda a parte que envolve o marketing já está pronta para ser executada.

4. Reputação já consagrada

Ao aderir a um sistema de franquia você já conta com uma marca reconhecida pelo público, o que confere grandes vantagens de investir em uma franquia.

Os seus clientes já terão conhecimento do ramo de atuação da empresa e quais produtos ou serviços ela comercializa. Esse fato coloca a franquia à frente das outras empresas do mesmo segmento.

Além disso, como a franquia já tem uma reputação consolidada, não será tão difícil atrair novos consumidores. Logo, o trabalho diminui e você pode focar sua atenção em oferecer um bom serviço para fidelizar os clientes no seu ponto comercial.

5. Estudo de investimento e cenário financeiro

O estudo do cenário financeiro da empresa é uma ação de extrema importância que todo empreendedor deve elaborar antes de abrir sua própria empresa. Nesse cenário, são exemplificadas diversas situações previsíveis de como o negócio pode se comportar com relação às finanças.

No caso do sistema de franquias, os franqueadores têm condições de utilizar o histórico das próprias lojas e de outras franquias para montar um cenário financeiro mais adequado à realidade do negócio.

Dessa forma, quem decide investir em uma franquia como o seu primeiro negócio, precisa somente fazer um plano financeiro pessoal, já que todos os possíveis cenários lhe serão entregues pelo franqueador.

6. Empréstimo facilitado

Como o modelo de franquia é tecnicamente mais seguro do ponto de vista de investimento — já que o índice de falência de uma franqueadora é bem menor do que de negócios começados do zero — o risco do empréstimo bancário também é reduzido.

Assim, conseguir um empréstimo para investir em uma franquia é um processo mais facilitado pelos bancos e financeiras do que para quem está começando um negócio próprio.

Além de retirar o empréstimo com mais facilidade, existem ainda as vantagens em relação a ele, como taxa de juros reduzida — concedida porque o modelo de franquia proporciona maior segurança.

7. Redução de custos

Os fornecedores que abastecem as unidades da franquia geralmente são sempre os mesmos, para que se possa seguir um padrão entre os produtos e serviços oferecidos. Diante disso, o volume de compras é alto, o que reduz os custos de forma considerável.

Outra vantagem relevante é que você não precisa perder tempo realizando pesquisas de mercado, já que o franqueador fez esse trabalho previamente e oferece os melhores serviços em relação ao custo-benefício.

O que você achou desse post sobre 7 vantagens de investir em uma franquia? Entre em contato conosco para saber mais sobre franquias!