Entenda os reais benefícios de construções inteligentes

02/05/2019 | Dicas

As construções inteligentes são aquelas que utilizam a tecnologia a seu favor. Elas estão relacionadas à economia, à automação e, principalmente, à sustentabilidade. Dessa forma, a busca por construções desse tipo tem crescido, graças à eficiência dessas edificações que atraem tanto os consumidores que desejam um investimento com um bom retorno quanto aqueles preocupados com a preservação dos recursos naturais.

Neste texto, trouxemos as principais informações sobre esse tipo de construção, além dos seus benefícios. Boa leitura!

Como funcionam as construções inteligentes?

Antes de mostrar os benefícios relacionados a construções inteligentes, é preciso entender o seu funcionamento. Descubra mais sobre o assunto!

Planejamento

Quando o projeto de construções inteligentes é feito, são pensadas soluções para o melhor aproveitamento de materiais a fim de tornar o local mais prático em seu funcionamento. Tudo é levado em conta: o posicionamento do canteiro de obras, a quantidade de material que será gasta, a natureza da matéria-prima, a montagem da casa ou do prédio e até mesmo a sua posterior desmontagem.

Construção

O processo de construção visa à diminuição de falhas e a redução de gastos. Assim, uma técnica comum é a utilização de painéis pré-moldados para a montagem de paredes e lajes. Com isso, o desperdício é evitado e há menos necessidade de mão de obra. Além disso, todas as aberturas de tubulação e encanamento são previamente feitas.

Funcionamento

Praticidade e automação são associadas à imagem das construções inteligentes. Assim, o uso da tecnologia sem fio e da Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things) está presente nesse tipo de edificação. É comum, por exemplo, que lâmpadas, condicionadores de ar, persianas e até fechaduras sejam controlados remotamente, por meio de aplicativos.

A gestão adequada de água e eletricidade também são importantes. Em uma edificação inteligente é promovido o reaproveitamento de água e captação da chuva. O uso de fontes alternativas de energia também é incentivado.

Como esse tipo de construção se relaciona com a energia solar?

Quando se fala em edificações inteligentes, é comum pensar em autonomia, sustentabilidade e economia, e, em termos energéticos, a tecnologia que melhor une os três aspectos é a energia solar. Dentro disso, podemos fazer uma divisão entre aquecimento solar e energia fotovoltaica solar.

Aquecimento Solar

O aquecimento da água pela eletricidade geralmente representa uma boa quantidade dos gastos com energia. Assim, investir em aquecimento natural é uma boa forma de poupar recursos e economizar com a conta de luz.

O sistema é composto por um conjunto de placas chamado de coletor solar e um boiler, ou reservatório. O coletor é instalado na cobertura das edificações onde recebe o calor do sol, que aquece a água armazenada no boiler e mantém a água quente por bastante tempo, pois contém uma boa capacidade.

Do boiler o líquido circula aos locais necessários por meio de tubulações especiais. O funcionamento desse sistema está condicionado ao calor do sol e, mesmo que o armazenamento seja suficiente para fornecer água quente durante a noite, ele conta com o apoio de gás ou eletricidade com o objetivo de suprir a demanda quando há muitos dias nublados ou quando o consumo é muito grande.

Energia Fotovoltaica

Buscar autonomia em relação a energia elétrica é imprescindível em edifícios inteligentes. Existem muitas formas de energia renováveis e não poluentes, mas a fotovoltaica é a única que pode ser produzida e consumida na própria construção.

Um sistema fotovoltaico é composto por painéis solares, inversores de frequência e dispositivos de proteção, além de fios e cabos que ligam a rede elétrica e a rede doméstica. Um conjunto de painéis é instalado no telhado, na cobertura ou até mesmo em um estacionamento. O importante é que o ângulo em que o equipamento ficará seja favorável à incidência solar.

Por meio de um efeito que ocorre nas células fotovoltaicas, os raios de sol são transformados em corrente elétrica. Nesse caso, apenas a luz solar é importante, sendo que o calor não é usado no sistema. Como a corrente gerada é contínua, o inversor atua transformando-a em alternada para ser adequada a rede e às funcionalidades elétricas.

Logicamente, como a matéria-prima é a luz do sol, não há produção de eletricidade durante a noite. Assim, a opção para não ficar sem energia é instalar um sistema de bateria ou conectar o sistema à rede concessionária. Assim, ocorre a troca entre a empresa e a unidade consumidora e, quando a produção excede o consumo, esse excesso é injetado na rede e se transforma em créditos a serem usados posteriormente ou para gerar desconto na fatura energética.

Essa é uma tecnologia de impacto reduzido porque os equipamentos têm durabilidade de pelo menos 30 anos, o impacto da instalação é local e não há produção de gases de efeito estufa. Além disso, o sol é uma fonte praticamente infinita e não há prejuízo na exploração desse recurso, que é feita de forma passiva.

A economia com a conta de luz é outro fator interessante ao proprietário de uma construção inteligente. Com a quantidade de módulos fotovoltaicos adequada ao consumo do local, o desconto pode chegar a 95%. Há, ainda, a valorização do imóvel que é acrescido de valor comercial e se destaca no mercado imobiliário.    

Quais as principais vantagens dessa modalidade?

Saiba como construções inteligentes podem ser benéficas a você e ao seu negócio.

Canteiro de obra sustentável

A sustentabilidade é uma preocupação associada ao planejamento de obras inteligentes. Por isso, o canteiro de obra deve ser feito de maneira a reduzir possíveis impactos. Mesmo com o uso de estruturas pré-fabricadas, há gasto de material, assim é importante evitar o desperdício por meio de contenções e uso responsável.

Uso eficiente da eletricidade

O projeto de uma construção inteligente aproveita da melhor maneira possível a luz natural, diminuindo o uso de luzes artificiais. As lâmpadas usadas são as mais eficientes e duráveis, tornando o consumo mais responsável. As instalações elétricas devem ser livres de falhas a fim de evitar sobrecargas e panes, contribuindo na eficiência energética.

Diminuição da geração de entulho

Graças ao já citado planejamento, esse tipo de obra gera menos entulho do que as convencionais. Com menos desperdício de materiais, há menos sujeira e levantamento de poeira para a atmosfera.

Menor custo

Uma construção que desperdiça menos e gera uma menor quantidade de lixo, por consequência, tem um custo menor. A quantidade de material gasto por metro quadrado também é reduzida, além do período gasto ser menor. Com isso, o custo com mão de obra tem seu valor decrescido, tornando a obra em si mais barata.

Pronto! Agora você já sabe o que são as construções inteligentes e quais as principais vantagens relacionadas a elas. Lembre-se de que esse é um tipo de investimento real e que está cada vez mais ao alcance do público.

Gostou deste conteúdo? Então, continue no nosso blog e conheça as 4 principais fontes de energia para usar em casa! Não deixe também de se inscrever em nosso canal no YouTube