Como fazer um planejamento financeiro para começar a investir?

07/06/2018 | Franquias

Tanto no dia a dia de empresas quanto de pessoas físicas, o planejamento financeiro é o caminho certo para uma vida econômica sem problemas. Ele garante que você consiga poupar dinheiro para as eventualidades, crie uma reserva financeira e, é claro, realize seus sonhos.

Tudo isso porque o planejamento financeiro é uma rotina, na qual você avalia o quanto ganha, como gasta esse dinheiro e o que precisa fazer para conquistar suas metas. Conforme elas são atingidas, novos e maiores objetivos entram para a lista, o que colabora para o progresso na sua vida.

Quer saber como criar um planejamento que o ajude a conquistar seus objetivos? Acompanhe!

Registre todas as despesas

Muitas pessoas acreditam que não conseguem poupar porque ganham pouco. Na realidade, sempre há gastos desnecessários que podem ser cortados para garantir uma sobra para investir no fim do mês.

O que você precisa saber é para onde o dinheiro está indo e o que pode ser feito para corrigir a rota. Então, é preciso anotar todas as despesas do mês. Não deixe passar nada, nem mesmo aquele café depois do almoço. Quando o dia 30 chegar, some os valores gastos com cada item. Você vai se surpreender!

As anotações podem ser feitas em um caderno, em uma planilha do Excel e até mesmo em um aplicativo financeiro. O mais importante é ter disciplina. Lembre-se de que é essa etapa que vai guiar todas as outras do seu planejamento financeiro.

Estipule um orçamento mensal

Quando você souber em que costuma gastar, vai ficar mais fácil cortar gastos. Não faça nada radical, como excluir completamente as saídas para jantar da sua rotina, pois vai ficar mais difícil seguir o planejamento a longo prazo.

O segredo para um orçamento saudável é se permitir alguns pequenos luxos, mas com limites. Em vez de sair todas as semanas, por exemplo, você pode reduzir a frequência para uma vez ao mês, dentro de um orçamento mensal predeterminado.

Ao criar um teto de gastos para cada categoria da sua vida, você se permite aproveitar sem tirar o foco do seu objetivo.

Faça uma reserva financeira

Não deixe a tentação do dinheiro na conta sabotá-lo. Assim que receber seu salário, transfira o que sobrou do mês anterior para uma conta de investimentos. Aos poucos, esse excedente vai se tornar uma reserva financeira, que pode ser usada quando realmente precisar, como uma despesa médica, por exemplo.

É preciso, no entanto, ter cuidado! A reserva financeira não deve ser usada todos os meses para cobrir despesas desnecessárias. O ideal é evitar ao máximo mexer nesse dinheiro, pois ele tem como objetivo realizar seus objetivos.

Tenha metas

A melhor motivação para continuar guardando dinheiro, independentemente do quanto você ganha, é ter uma meta. Nos momentos de tentação, é o desejo de realizar seu sonho que vai fazê-lo continuar economizando.

Para funcionar dessa maneira, é preciso que a meta seja algo que você realmente deseja, como uma viagem, um imóvel ou até mesmo abrir sua própria franquia. Por isso, tenha atenção a esse ponto!

Persista!

Economizar dinheiro para atingir objetivos nem sempre é uma missão simples, mas com determinação é possível superar os obstáculos. O importante é ter em mente que esse é um processo cíclico e que mesmo quando você realizar seus desejos, novas metas surgirão!

O planejamento financeiro é uma ferramenta que exige disciplina, mas quando aplicado corretamente, evita efetivamente que falte dinheiro na sua vida e ainda colabora para que você poupe e consiga realizar seus objetivos. Não perca tempo, coloque esse processo em prática na sua vida!

Gostou do texto e quer mais dicas sobre planejamento financeiro? Curta nossa página no Facebook!