Você sabe como funciona uma franquia de energia solar?

13/02/2019 | Franquias

Uma franquia de energia solar é uma excelente escolha para quem deseja empreender. Além de ser um segmento em franco crescimento no Brasil, esse negócio traz oportunidades de implantação e aceitação em várias regiões do país.

Além disso, é um segmento que promove a sustentabilidade, respeita o meio ambiente e oferece bons rendimentos de mercado.

Quer saber mais sobre como funciona uma franquia de energia solar? Então continue a leitura deste artigo!

O que é uma franquia?

Uma franquia é um modelo de negócios pronto, em que o franqueador (quem cede os direitos da franquia) concede uma licença para que o franqueado (associado ao negócio) possa utilizar todo o know-how da marca e a tecnologia do negócio na comercialização de determinados serviços ou produtos de uma empresa. Isso acontece por meio de determinadas condições firmadas no “contrato de franquia”.

Temos diversos casos de franquias que nasceram de empresas independentes e deram tão certo que foram reinventadas no modelo de negócios de franquias.

Como funciona uma franquia de energia solar?

Uma franquia de energia solar funciona exatamente como outros modelos de franquia. É importante que você se adiante e busque informações sobre o mercado de energia solar. Para isso, faça pesquisas e aprenda o máximo sobre o assunto. Quanto mais conhecimento você acumular, mais capacitado você ficará para administrar a sua franquia.

Após o primeiro contato, as franqueadoras devem entrar em contato com você e apresentar o plano de negócios, avaliar se seu perfil está apto para ser um franqueado, dar a circular de franquia e começar o processo de abertura do novo negócio.

Ao ser aprovado como franqueado, você será o responsável por realizar as vendas e instalações dos sistemas fotovoltaicos em sua região.

Todo o know-how do negócio será transmitido a você após a assinatura do contrato e você também poderá contar com o acompanhamento por parte do franqueador.

Por que investir em uma franquia de energia solar?

A escassez dos produtos não renováveis, impactos causados na natureza e a adesão da consciência sustentável por parte dos consumidores faz da franquia de energia solar um excelente negócio.

Além disso, o benefício da energia solar para a economia doméstica vem sendo bastante divulgado pela mídia, o que tem ajudado na aceitação do serviço por parte do consumidor.

Assim, desenvolver atividades empresariais de cunho sustentável é uma necessidade cada vez mais latente, pois fornece soluções que trazem várias vantagens para o cliente e também para os investidores interessados na área.

Quais as opções de investimento?

Existem vários tipos de oportunidades de negócios de franquia, categorizadas de acordo com o Portal do Franchising. Assim, depois de escolher a empresa com a qual deseja atuar, você ainda pode decidir qual é o tipo de franquia que pretende inaugurar.

Veja abaixo os modelos de negócio Solarprime para iniciar a sua franquia de energia solar.

Home Office

Tendência em modelos de negócios, ele torna possível que você inicie a sua própria empresa com baixo investimento e custo de estrutura e ainda usufrua de todo know-how e estruturas de suporte do franqueador.

Business In

Modelo indicado para empresários que desejam agregar um novo negócio dentro de um ponto comercial. O segmento empresarial pode ser de lojas especializadas (elétrica ou hidráulica), empresas do ramo de materiais de construção, escritórios de engenharia, entre outros.

Business Partner

Modelo de negócio onde o franqueado desenvolverá uma parceria com uma loja já existente, para montagem de um espaço Solarprime, também nos segmentos de materiais de construção, lojas especializadas (elétrica ou hidráulica), escritórios de engenharia etc.

Premium

Modelo de loja exclusiva Solarprime. Pode ser instalada em um ponto comercial em ruas, avenidas, e locais com grande circulação de pessoas.

Quais os benefícios de investir em uma franquia de energia solar?

Para o franqueado Solarprime, os benefícios de investir em uma franquia de energia solar são diversos. Saiba quais são!

  • tendência de mercado;
  • treinamento completo;
  • consultoria de campo;
  • manual de operação;
  • apoio para divulgação;
  • linhas de financiamento;
  • serviços de qualidade;
  • inteligência comercial por meio de treinamentos;
  • site personalizado com o apoio do franqueador;
  • franquia de alta rentabilidade.

Qual o investimento necessário?

O investimento inicial na Solarprime é de cerca de R$ 27 mil no modelo de negócios Home Office. Confira abaixo alguns investimentos com os quais você deve arcar ao optar por um modelo de franquia.

Royalties

Valor sobre o rendimento (bruto ou líquido) conforme contrato.

Taxa de franquia

Investimento inicial para uso dos direitos especificados no contrato.

Taxas diversas

Esteja preparado para outros custos como, por exemplo, taxa de marketing. É necessário analisar o contrato para saber quais as taxas cobradas e os benefícios que elas contemplam.

Lembre-se que, assim como em qualquer outra empresa, uma franquia deve dar lucro. Portanto, invista num bom plano de negócios e leve em consideração todas as variáveis financeiras (custos fixos e variáveis, taxa de franquia, porcentual destinado para propaganda, royalties, manutenção da franquia etc). Isso garantirá mais segurança na assinatura do contrato.

Como é o mercado de energia solar?

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) com dados divulgados pela Greener, empresa de pesquisa, consultoria e engenhara solar, houve um grande crescimento no número de sistemas de energia solar conectados desde 2014, fornecendo indícios de que o mercado fotovoltaico vem consolidando seu processo de inserção na matriz elétrica brasileira.

De acordo com a divulgação, somente em 2016, tivemos um crescimento de 341,56% da potência instalada, o que tornou possível acumular mais de 56 MWp de potência conectada.

O Brasil teve um crescimento de 339,31% em 2016 em relação ao número de sistemas, gerando um total de 7.398 sistemas conectados à rede fotovoltaica.

Os comércios e residências são os principais clientes. Até o final de 2016, esses dois setores contribuíram com mais de 78% da potência total instalada no Brasil em geração distribuída de energia solar (41,99% residencial e 36,02% comercial).

De acordo com levantamento da ANEEL, a tendência é que esse mercado movimente R$ 100 bilhões até 2030.

E então, o que você achou deste artigo sobre como funciona uma franquia de energia solar? Entre em contato conosco para saber mais! Teremos prazer em te ajudar!