Entenda quanto custa colocar energia solar em um imóvel

19/03/2019 | Energia Solar

Este post é para você que quer economizar na conta de luz, mas tem dúvidas de quanto custa colocar energia solar no seu imóvel. Existem alguns fatores principais que influenciam no preço da instalação de um sistema fotovoltaico, como a estrutura do telhado e os padrões dos módulos.

Um kit de energia solar é composto do painel fotovoltaico, inversor solar, estrutura de fixação, cabos e conectores especiais, caixa de junção, disjuntores e fusíveis.

Vamos explicar para você como funciona o processo de instalação de energia solar, mostrando quais os principais fatores que influenciam no preço dessa instalação. Confira!

Principais fatores que influenciam em quanto custa colocar energia solar

Existem diversos fatores que impactam no valor final da instalação de um sistema de energia fotovoltaica. Abaixo, listamos as principais razões que influenciam no custo. Confira!

A localização em que ele será instalado

Alguns estados brasileiros têm mais radiação do que outros. Quanto mais próximo à linha do Equador, maior o nível de radiação que o local recebe.

A estrutura do telhado

Telhados com vigas muito espaçadas correm o risco de precisar de uma adaptação estrutural para que sejam fixados os painéis solares. Telhados construídos com vigas metálicas pedem parafusos e ferramentas especiais para a instalação.

A distância da conexão

Quanto maior for a proximidade do local da conexão, ou seja, do quadro de luz onde os painéis serão instalados, mais fácil será o processo de instalação, havendo uma necessidade de menos cabeamento e conduítes.

A homologação do sistema

Para conseguir a autorização do sistema fotovoltaico, é preciso que a distribuidora de energia faça uma inspeção, para aprovar ou não essa homologação. Portanto, tenha atenção para adquirir o serviço de acordo com os padrões exigidos.

Benefícios de instalar um sistema de energia solar em seu imóvel

As vantagens de optar pela instalação de um sistema de energia solar beneficiam tanto o meio ambiente, como o seu bolso. Veja!

Reduz a emissão de poluentes e as taxas de carbono

A energia solar colabora muito para reduzir a emissão de agentes poluentes no ar e taxas de carbono. Trata-se de uma energia limpa, em oposição às usinas termelétricas, por exemplo, que geram energia com a queima de carvão mineral.

Baixa manutenção

Após instalar as placas fotovoltaicas, você vai precisar de poucos cuidados para mantê-las funcionando. Será preciso apenas providenciar a limpeza e a fiscalização do painel solar, pois tanto os inversores como os medidores são feitos para trabalhar sem parar.

Economia na conta de luz

Pode ter certeza que produzir energia solar te ajudará a economizar bastante dinheiro, pois a sua conta de luz poderá ser reduzida em até 98%.

Valorização do imóvel

Não importa se você quer instalar o sistema de energia solar na sua empresa ou em casa. Qualquer imóvel que possa gerar energia limpa e barata terá o seu valor de mercado valorizado. Afinal, o possível comprador terá que contabilizar toda economia que fará com o consumo de energia.

Que tal fazer uma simulação de quanto custa colocar energia solar no seu imóvel? Acesse o site da Solarprime e calcule o valor agora mesmo! Não deixe também de acompanhar os nossos vídeos pelo canal no YouTube.