Quer abrir um negócio próprio? Aprenda agora como se organizar

05/07/2019 | Franquias

Você sabia que a quantidade de novos empresários no Brasil está cada vez maior? Se antes as pessoas sonhavam com a estabilidade e a remuneração de um concurso público, hoje a maioria está em busca de sucesso por meio do empreendedorismo. Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, o número de jovens que atua nesse nicho atingiu a marca dos 15 milhões só em 2017. Interessante, não é?

Contudo, antes de arregaçar as mangas e embarcar nesse sonho, é preciso tomar alguns cuidados essenciais para quem deseja conquistar a autonomia financeira. Estudar bem o mercado, pedir ajuda aos especialistas e conhecer todas as possibilidades existentes são os principais deles.

Ficou interessado? Para ajudar você a não errar e se preparar para essa jornada, listamos neste post todos os fatores que devem ser analisados para evitar dor de cabeça ao abrir seu negócio próprio. Confira!

Comece estudando bem o mercado

O primeiro passo para quem deseja abrir um negócio próprio é, sem dúvida, estudar bem o mercado. Como falamos, atualmente existem muitas pessoas que estão dispostas a embarcar nessa ideia, o que, de fato, faz com que alguns segmentos fiquem um tanto saturados. O ideal é que você escolha um nicho com alta demanda, porém, que ainda apresente pouca variedade para o público — aumentando assim, as chances de lucro.

Para não errar, tenha em mente que toda e qualquer empresa deve ter um objetivo central: solucionar algum tipo de problema e oferecer boas alternativas aos consumidores. Isso significa que é interessante analisar todas as possibilidades disponíveis, até identificar o que pode ser promissor a médio e longo prazo.

E como isso pode ser feito? Simples: pesquisando muito! Você pode utilizar a internet, ler bons livros sobre o assunto ou conversar com especialistas do ramo.

Monte um plano de negócio

A segunda dica é elaborar um bom plano de negócios. Ou seja, você precisará traçar os objetivos da sua empresa, por exemplo, qual será o capital inicial, quem são os seus principais concorrentes, quais os seus diferenciais e aí por diante.

É importante amadurecer a ideia e, em seguida, colocar em prática todas as questões que foram levantadas. Ter esses pontos bem definidos é crucial para alcançar o sucesso diante de uma economia um tanto vulnerável, com poucos recursos e repleta de concorrentes. Portanto, comece desde já a colocar as suas ideias no papel — ou em uma planilha completa  — e seja fiel a elas ao longo do caminho.

Também é nessa etapa que será possível definir se você terá um sócio ou não. Lembre-se de que trabalhar sozinho, muitas vezes, é um tanto estressante — um sócio de confiança pode ser uma excelente alternativa para facilitar os processos burocráticos ou ajudá-lo nos momentos de instabilidade.

Considere pedir ajuda

Muitas vezes, mesmo com um plano de negócio bem definido, há quem encontre dificuldades no meio do caminho e acabe desperdiçando a oportunidade de ser um empresário de sucesso.

Para que isso não ocorra com você, não tenha medo ou vergonha de pedir ajudar — ainda mais, se você for uma pessoa inexperiente no mundo dos empreendedores. Atualmente, há muitas empresas focadas em consultoria ou, até mesmo, consultores autônomos que são capacitados para guiar os empresários em todas as etapas de abertura de um empreendimento.

De qualquer forma, entre os pontos mais importantes e que merecem a sua atenção antes de abrir um negócio próprio, estão:

  • a burocracia, como documentos e prazos;
  • os riscos e potenciais da empresa;
  • o orçamento disponível para investimento;
  • as principais estratégias para atrair clientes.

O segredo para abrir o seu negócio próprio é ter muita dedicação e paciência. No entanto, se você ainda tem dúvidas sobre em qual segmento atuar, vale a pena considerar o investimento nas franquias. Isso mesmo! Ao abraçar essa possibilidade, você terá maior garantia de lucros, total suporte pela franqueadora, uma reputação já reconhecida pelo público e muitas outras vantagens exclusivas. Não tem erro!

Agora que você já está por dentro do assunto, aproveite o momento para conhecer os principais tipos de franquias existentes na atualidade!