Responsabilidade social nas empresas: por que se preocupar com ela?

17/07/2019 | Franquias

A preocupação com os impactos sociais e ambientais já não se restringe mais às grandes corporações. A consciência de que nossos recursos são finitos e que caminham a passos largos para o esgotamento faz com que esse tema esteja presente na pauta de todos.

Nesse sentido, a responsabilidade social nas empresas implica ter uma gestão ética que se paute por ações que impulsionem o desenvolvimento sustentável da sociedade, colaborando para a preservação dos recursos ambientais e a redução da desigualdade.

Neste post, vamos explicar por que as empresas devem se preocupar com a responsabilidade social e mostrar como melhorar esse cenário. Acompanhe!

Por que as empresas devem se preocupar com responsabilidade social?

A responsabilidade social é um processo de melhoria contínua que as empresas devem adotar com seu público interno, com a comunidade com a qual se relaciona, com os parceiros, com o governo e, claro, com o consumidor.

Além de ser uma obrigação, a responsabilidade social traz ganhos de imagem e deixa a empresa menos vulnerável a ações judiciais. Ela se baseia em um tripé que envolve o meio ambiente, o social e a economia — afinal, não podemos nos esquecer que estamos tratando de empresas e, por isso, o aspecto econômico não pode ser deixado de lado.

O gasto excessivo de energia é um dos fatores que pesam sobre a responsabilidade social nas empresas. Segundo dados do Ministério de Minas e Energia, em 2016, o setor industrial era responsável por 35,7% do consumo de energia no país, enquanto o comercial respondia por 19,1%. Somados, os dois representam 54,8% do consumo de energia, contra 28,8% dos consumidores residenciais.

Quais ações podem ser tomadas para mudar esse cenário?

Existem inúmeras formas de melhorar a sustentabilidade de uma empresa, mas podemos começar com algumas atitudes simples que já reduzem muito o impacto social e ambiental das corporações. Veja abaixo:

  • elimine o uso de copos descartáveis e incentive cada colaborador a ter a própria caneca;
  • desestimule impressões desnecessárias;
  • separe o lixo reciclável;
  • troque as lâmpadas por modelos mais econômicos;
  • faça campanhas pelo uso consciente da água.

Todas essas medidas podem ser adotadas sem nenhuma mudança estrutural na sua empresa, mas você pode — e deve — ir além, instalando, por exemplo, torneiras com temporizadores e válvulas de descarga com acionamento duplo.

No consumo de energia elétrica, uma maneira importante de reduzir o consumo é adotando um sistema de energia solar, que é uma energia limpa, sem impactos para o meio ambiente, além de promover economia para a empresa.

Como a Natura age em relação à responsabilidade social?

Para finalizar nosso texto, trouxemos o caso da Natura, uma das pioneiras no Brasil quando se fala em responsabilidade social. Em 2018, a Corporate Knights, uma empresa canadense especializada em responsabilidade social e desenvolvimento sustentável, divulgou um ranking com as 100 empresas com as melhores práticas de sustentabilidade corporativa no mundo.

A Natura é a empresa brasileira mais bem classificada, ocupando o 14º lugar no ranking. Entre as muitas medidas que fazem da Natura um caso de sucesso tão duradouro, podemos citar os esforços intensos da companhia para minimizar sua pegada de carbono e para compensar as emissões de CO2. Com isso, conseguiu ser, desde 2007, uma empresa carbono neutro.

Além disso, prioriza o uso de reciclados e recicláveis em suas embalagens, levando em consideração o impacto ambiental do ciclo de vida do produto. Em 2011, lançou o Programa Amazônia, fomentando negócios sustentáveis na região amazônica.

A sustentabilidade faz parte do dia-a-dia da organização. No documento “Visão de Sustentabilidade 2050”, a empresa traça como meta para 2020 ter 30% do total de insumos vindo da região Pan-Amazônica e utilizar, no mínimo, 74% de material reciclável na massa total de embalagens, entre outros importantes compromissos.

Assim, vimos que a responsabilidade social nas empresas é um caminho sem volta e que ela pode — e deve — fazer parte da própria estratégia do negócio. Sua empresa pode começar com medidas simples e evoluir até se tornar totalmente sustentável do ponto de vista ambiental, além de contribuir para o desenvolvimento da sociedade.

Gostou do artigo? Aproveite para continuar sua leitura e conheça 4 dicas valiosas para economizar em casa. Até lá!