Tire suas principais dúvidas sobre o fim do horário de verão

25/09/2019 | Notícias

No dia 5 de abril de 2019, o Presidente da República anunciou o fim do horário de verão. A decisão foi surpreendente, já que o horário vinha sendo adotado no Brasil desde 1931, e acabou dividindo opiniões. Há aqueles que preferem sua continuação para aproveitar os dias mais longos de verão, e ainda há outros que comemoram o fim por conta da dificuldade de adaptação à mudança que ocorre anualmente.

Independentemente das preferências pessoais de cada um, muitas pessoas querem saber por que essa decisão foi tomada e quais são as suas principais implicações.

Pensando nisso, trouxemos as principais informações acerca do assunto para esclarecer suas dúvidas. Então, continue lendo para saber tudo o sobre o fim do horário de verão!

O que muda com o fim do horário de verão?

Essa decisão tomada pelo governo é uma suspensão do horário de verão. Isso significa que será aplicada, por enquanto, apenas no ano de 2019. Dessa forma, durante o período em que o horário aconteceria — entre novembro de 2019 e março de 2020 — não haverá alteração do fuso-horário.

Portanto, ao contrário do ocorreu nos anos anteriores, o brasileiro não precisará se preocupar em adiantar o relógio em uma hora no início do verão, nem em atrasá-lo em uma hora no fim da estação.

No que se baseou a decisão e como isso influencia o consumo de energia?

A prática do horário de verão tem sua origem associada ao inventor norte-americano Benjamin Franklin, que observou que, atrasando o relógio, seria possível economizar energia pelo aproveitamento do sol em horas tardias.

Diante disso, seu foco sempre foi economizar energia, utilizando a época do ano em que os dias são mais longos, durante uma vigência de, aproximadamente, 120 dias.

Com o dia terminando “mais tarde”, é esperado que as pessoas posterguem o acionamento de lâmpadas enquanto ainda houver claridade natural. Além disso, o anoitecer é adiado e o tempo de permanência fora de casa tende a ser maior, de modo que a sobrecarga de consumo de eletricidade no horário de pico é diminuída.

Durante muito tempo, isso contribuiu para a economia nacional, com um impacto positivo para os cofres públicos. Mas, graças à aquisição de aparelhos com funcionamento elétrico, essa prática deixou de ser tão significativa. Não é de hoje que o fim do horário de verão é discutido e, inclusive, essa possibilidade já foi considerada pelo governo anterior.

A suspensão da prática foi aconselhada pelo próprio Ministério de Minas e Energia que afirmou em nota que a mudança de hábitos de consumo da população brasileira fez com que o pico de consumo de energia fosse deslocado para a tarde, acabando com a utilidade do horário de verão.

Diante deste cenário, entende-se que o fim do horário de verão não impactará negativamente o gasto com energia elétrica.

Qual o cenário comparado a outros países?

As outras nações que apostam no horário de verão para economizar energia ainda fazem manutenção da prática. Portanto, o Brasil será um dos primeiros países a testar o fim do horário de verão.

Entre os mais de 70 países que continuam com essa aplicação estão a Rússia, países da União Europeia, países Latino-Americanos e países do Oriente Médio.

Como a mudança já está aprovada, teremos que nos adaptar. Para isso, é importante ter em mente que ainda é possível economizar energia de outras formas, mesmo com a suspensão da prática. Portanto, fique atento aos seus hábitos de consumo e busque formas alternativas de produção de energia!

Agora você já está informado sobre o fim do horário de verão, que tal compartilhar esse conteúdo nas redes sociais para que essa informação chegue a mais pessoas?