Com o avanço do progresso tecnológico, as novidades não param de chegar. Entre muitas outras possibilidades, já é possível controlar os sistemas digitais de uma residência a partir de comandos efetuados em um smartphone, por exemplo. Para isso, basta ter uma casa automatizada, que proporciona inúmeras vantagens.
Imagine receber notificações no seu celular sempre que ocorrer alguma falha ou problema nos sistemas de alarme ou de gás. Isso somado à visualização remota das imagens captadas por câmeras de segurança.
Há também a comodidade de acionar o ar condicionado enquanto estiver a caminho de casa. Assim, você garante a refrigeração ideal dos cômodos com antecedência. Por sinal, você também reduz bastante o consumo de energia, já que as luzes da casa e certos aparelhos são desligados quando não houver necessidade de uso.
Quer aproveitar os benefícios de uma casa automatizada, mas não sabe nem por onde começar? Continue com a gente, a seguir, e descubra exatamente por onde começar!
Automatize a iluminação
Sem sombra de dúvida, a iluminação é o ponto de partida da maioria das casas que passam por algum processo de automatização. Em algumas delas, inclusive, as luzes são o único recurso com controle remoto durante um tempo.
Isso acontece devido à praticidade e à economia proporcionada por um sistema de iluminação totalmente automatizado. Com lâmpadas wi-fi, você tem o conforto de ligar e desligar as luzes quando quiser com um simples toque no celular. Além disso, que tal alterar a intensidade da iluminação? Essa função também está na palma da sua mão.
Instale sensores de presença
E se, além de todo o inegável conforto de uma casa tipicamente automatizada, seu grande objetivo for a economia de recursos, a instalação de sensores de presença é o próximo passo.
Na correria do dia a dia, é muito comum esquecer de apagar as luzes do quarto, da sala, da cozinha e até da varanda — mesmo que você tenha a praticidade de fazer isso pela tela do seu smartphone.
Coloque fechaduras eletrônicas
Esses modelos de fechadura têm diferentes formas de funcionamento. Alguns deles liberam o acesso mediante biometria, por exemplo. Contudo, há aqueles mais simples, que desbloqueiam entradas e saídas por meio de autorização por aplicativo.
Existem modelos que pedem apenas uma senha. Além de apresentar um melhor custo-benefício, eles são práticos e contribuem para ampliar a segurança da sua residência.
Esses são apenas alguns dos mecanismos que você pode automatizar aí na sua casa. Ao buscar as soluções para cada tipo de automatização, entretanto, é provável que você se depare com muitas opções.
Para fazer a melhor escolha, lembre-se de priorizar suas verdadeiras necessidades, a fim de poupar energia de verdade. Vale a pena enfatizar também que o processo pode ser feito aos poucos.
Agora, você já sabe o que é uma casa automatizada e por onde começar para ter um lar mais moderno, aconchegante e, sobretudo, econômico. Resta apenas ficar por dentro de outra alternativa interessante: as casas inteligentes.
Descubra, agora mesmo, o que são casas inteligentes e suas suas vantagens!