A chegada do verão e as altas temperaturas fazem com que as pessoas gastem mais energia elétrica, principalmente pelo aumento do uso de aparelhos de ar-condicionado e ventiladores. Contudo, o uso excessivo desses mecanismos traz riscos sérios ao meio ambiente, além de causar surpresas com a chegada da conta no fim do mês.
Diante desse cenário, temos uma boa notícia. Você sabia que é possível economizar energia no verão sem perder o conforto? Para isso, basta uma mudança nos hábitos. Assim, ao mesmo tempo em que você reduz os seus gastos, também fica com a consciência tranquila por não prejudicar a natureza.
Quer saber como economizar energia no verão de forma simples? Então, continue a leitura desse artigo!
Chuveiro elétrico
Esse aparelho deixa a água na temperatura ideal ao nosso corpo, proporcionando um banho gostoso e revigorante. Muitas pessoas, inclusive, preferem tomar banho com água quente.
Contudo, apesar do conforto oferecido, ele é considerado um dos vilões da conta de luz. A boa notícia é que não há a necessidade do seu uso da mesma forma que no inverno, época em que a água fria é realmente um incômodo.
Dessa forma, no verão, é possível economizar colocando a chave no modo verão. Essa medida ajuda a economizar cerca de 30% da energia. Além disso, aproveite para tomar banho com a água em temperatura ambiente. Se mesmo assim, você não se acostumar, pode optar por banhos mais curtos, ou desligar o registro enquanto está se ensaboando, por exemplo.
Iluminação
A iluminação da casa também pode ser um inimigo do seu bolso. Elas exigem muito consumo de energia. Por isso, opte por lâmpadas de cores claras. A iluminação de LED, por exemplo, não propaga o calor e é melhor que a lâmpada incandescente. Além disso, ajudam na climatização do ambiente, evitando que o local fique muito quente.
Além disso, você pode manter alguns hábitos como:
- evitar deixar a luz acesa sem motivo;
- aproveitar mais a luz externa do sol;
- escolher cores de paredes claras. Elas absorvem menos calor e deixam o ambiente mais fresco;
- limpar lâmpadas e lustres para que a potência seja mais eficaz.
Ar-condicionado
Nem sempre o ventilador é suficiente para aliviar as altas temperaturas e é aí que partimos para o ar-condicionado. Esse aparelho é, sem sombra de dúvidas, o mais útil para suportar o calor forte, mas também é um dos que mais consomem energia.
Aí vão algumas dicas para você economizar:
- deixe portas e janelas fechadas ou encostadas para manter a temperatura agradável e evitar que o ar frio se dissipe;
- escolha aparelhos que apresentem a tecnologia Inverter e o selo de eficiência energética;
- limpe o filtro do ar-condicionado com frequência. Muitas impurezas e sujeiras se acumulam no local, sobrecarregando o aparelho.
Geladeira e freezer
Aparelhos de refrigeração — geladeira, freezer, frigobar — precisam ficar ligados durante todo o ano. Porém, em épocas quentes, eles sofrem uma sobrecarga e consomem mais energia.
Para evitar isso, é importante:
- não deixar a geladeira próxima ao fogão;
- verificar a aderência e a conservação das borrachas responsáveis pela vedação das portas;
- evitar abrir e fechar a porta o tempo todo;
- limpar o congelador retirando o gelo que se forma ali;
- instalar o aparelho em um ambiente em que haja circulação de ar.
Aparelhos que não estão sendo usados
Televisão, roteador, rádio, computador e outros equipamentos podem ser desligados na tomada enquanto não estiverem sendo utilizados. Você pode não perceber, mas isso faz diferença no volume de consumo de energia no final do mês.
Além disso, é importante adotar os seguintes hábitos no dia a dia:
- apague a luz de um cômodo assim que sair dele e for para outro;
- evite dormir com a televisão ligada;
- não use benjamins — pequena peça que serve para ligar vários equipamentos em uma tomada apenas. Esse hábito pode causar sobrecarga e curto-circuito;
- em vez de ligar a máquina de lavar e o ferro de passar o tempo todo, vá guardando roupas sujas para lavar e roupas que precisam ser passadas a ferro. Assim, quando acumular uma boa quantidade, você pode fazer isso tudo de uma vez, economizando o alto consumo de energia necessário para ligar esses aparelhos;
- abra as cortinas e persianas e aproveite a luz solar o máximo possível;
- limpe os filtros de aparelhos, como máquina de lavar e ar-condicionado, com frequência.
Energia solar
O Brasil é um país com forte incidência da energia solar. Dessa forma, ele tem um grande potencial para produção desse tipo de energia.
Os raios solares são considerados a energia do futuro. Não é à toa que o investimento nesse tipo de tecnologia está em plena expansão.
Os motivos para esse cenário otimista são vários. A produção de energia solar traz uma série de benefícios. Confira:
- é sustentável, renovável e limpa;
- proporciona economia financeira;
- gera uma economia que chega a ficar entre 50% e 98% na conta de luz;
- causa baixo impacto ambiental;
- permite a redução da emissão dos gases responsáveis pelo efeito estufa;
- não emite ruídos;
- não polui o meio ambiente.
Assim, a energia solar é considerada uma excelente solução prática e com um custo/benefício satisfatório. Nesse sentido, muita energia pode ser gerada devido à grande disponibilidade dos raios solares que incidem sobre o território e que podem ser captados por meio de painéis solares.
A energia solar pode ser classificada em:
- fotovoltaica — oriunda dos raios solares. São necessários painéis solares que consigam captar e transformar essa energia solar em eletricidade;
- solar térmica — utiliza placas coletoras para captar o calor vindo sol e utilizar essa energia térmica a nosso favor. O seu uso é comum para esquentar água para o banho ou em processos industriais.
Economizar energia no verão não é um bicho de sete cabeças. Basta se planejar e ter disciplina. Com uma mudança de hábitos é possível evitar surpresas desagradáveis na conta no fim do mês e, o melhor de tudo, sem perder o conforto.
Quer saber mais sobre o assunto? Ficou curioso com essa nova tecnologia e quer saber como ela pode ajudar o seu negócio?
A Solarprime Franquias é uma empresa voltada para a venda de franquias para pessoas físicas e jurídicas que desejam entrar no ramo de energia solar, fazendo da venda de painéis solares para residências e empresas uma fonte de renda.
Você tem interesse? Então, entre em contato conosco! Nós vamos ajudá-lo!