Confira 6 motivos imperdíveis para investir em franquia em 2018 - Solarprime

Confira 6 motivos imperdíveis para investir em franquia em 2018

Confira 6 motivos imperdíveis para investir em franquia em 2018

Se a intenção é empreender em um negócio com segurança, previsibilidade e boa rentabilidade, escolher uma franquia é uma excelente alternativa. Motivos para investir em franquia não faltam: em um mercado cada vez mais competitivo e exigente, diminuir os riscos e empreender com o suporte de quem já domina o mercado é cada vez mais essencial.

É o que explicaremos neste artigo: mostraremos seis motivos para investir em franquias. Quem sabe esse não é o negócio certo para você? Confira!

Por que investir em franquias é uma boa ideia

Mesmo que o interessado não tenha nenhuma experiência prévia, as franquias oferecem um modelo de negócios pronto para seus franqueados, além de apresentar diversas vantagens que as colocam na frente com relação a uma empresa que inicia do zero.

Além disso, contar com o apoio operacional e a experiência de quem já está no mercado há anos são vantagens fundamentais para qualquer negócio. A prova disso é que, mesmo em momentos de crise econômica, o setor de franchising permanece em franca expansão, sempre com bons resultados.

Motivos para investir em franquia

As franquias têm inúmeras vantagens em relação a outros tipos de negócio. Conheça as principais:

1. Plano de negócios já definido

A primeira grande diferença entre escolher uma franquia ou abrir um empreendimento próprio do zero é o plano de negócios.

Muitas vezes, o empreendedor iniciante não tem habilidade suficiente para definir todos os fatores que nortearão a operação do negócio. Aspectos-chave no planejamento de um novo empreendimento são desconhecidos para a maioria das pessoas.

Por outro lado, as franquias são um modelo já pronto, testado e com resultados para provar sua viabilidade. Logo, o empreendedor não precisa desbravar o mercado e falhar várias vezes até encontrar o ponto certo para a empresa funcionar.

Todos os detalhes do seu plano de negócios já estão previamente definidos pelo franqueador e são entregues no formato ideal para a nova franquia começar a operar, como:

  • estudo de mercado;
  • formação de preços;
  • orçamento e cálculo de custos;
  • estratégia de vendas;
  • plano de marketing;
  • análise de concorrência;
  • logística.

2. Marca já estabelecida

Outra grande vantagem de investir em franquia é adquirir um negócio com uma marca já consagrada no mercado.

Enquanto outros negócios podem estar sofrendo com a falta de clientes, a franquia tem na sua marca já conhecida uma enorme vantagem competitiva. Empreender sob o nome de uma empresa que os consumidores conhecem pode ser muito melhor do que abrir um negócio novo sem nenhum renome.

Ou seja, mesmo nos primeiros meses, quando o negócio ainda está começando e tudo é mais complicado, o franqueado conta com todo o status da empresa que está representando.

Quanto mais famosa e reconhecida for a marca da franquia, mais o público consumidor será atraído para ela de forma automática, sem que seja necessário nenhuma ação de marketing adicional. O resultado disso é bom retorno de investimento desde o início da operação.

3. Orientação e treinamento para os franqueados

Investir em uma franquia significa receber orientação e treinamento diretamente de quem mais entende daquele negócio.

O franqueado conta com todo o apoio na operação do seu empreendimento, adquirindo conhecimentos não só sobre o setor de atuação da marca, mas também sobre as melhores técnicas de gestão de empresas. São vários módulos de capacitações e consultorias constantes para garantir o máximo de profissionalização e aumentar as chances de sucesso da franquia.

Ou seja, além de ter o acesso a todo o know-how de uma marca já consolidada no setor, pode-se dizer que uma franquia funciona como uma escola de negócios para os novos empreendedores.

4. Planejamento de marketing já estruturado

Outro grande vantagem para quem está interessado nesse setor é o posicionamento de marketing que as marcas franqueadas já têm.

A franquia entregará ao franqueado um planejamento de marketing testado, aprovado e pronto para ser aplicado pelo novo franqueado. Normalmente, as peças de divulgação local já estão previamente definidas e só precisam ser reproduzidas de acordo com o contexto do local, deixando o empreendedor com menos uma preocupação para resolver.

Além disso, como a imagem da marca, o marketing da empresa franqueadora é todo unificado. Assim, o franqueado se aproveita automaticamente de todas as ações para divulgar o negócio da empresa. Principalmente em franquias de maior porte, todo o esforço de publicidade e propaganda ganha proporção, atingindo um público que certamente um negócio comum de pequeno porte não conseguiria.

5. Economia de custos operacionais

Contar com o suporte de uma empresa franqueada faz com que os preços de matérias-primas e insumos fixos — como máquinas, instalações e equipamentos — sejam repassados ao empreendedor por um valor mais em conta.

Como o franqueador já tem uma rede de distribuição estabelecida, o franqueado pode usufruir não só de uma redução nos preços, mas também de condições de pagamento melhores, como prazos e juros mais confortáveis.

Além disso, a estrutura e o maquinário necessários para abrir o negócio são preestabelecidos pela franquia. Isso possibilita um volume de compra maior com fornecedores e, consequentemente, uma negociação com descontos e benefícios que não seriam possíveis de outra forma.

6. Maior taxa de sucesso

Por se tratar de uma replicação do que já deu certo, o modelo de franquia reduz radicalmente os riscos de o negócio fracassar.

As franquias de fato têm uma taxa de mortalidade inferior em relação a empresas que operam no modelo tradicional. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, 80% das empresas fecham as portas em até cinco anos. Já para negócios franqueados, esse percentual cai para 15%.

Toda essa confiabilidade vem de o negócio trabalhar com marcas conhecidas, padronizadas, com modelos de negócios formatados que recebem suporte operacional da franqueadora a todo momento.

Além disso, os empreendedores também contam com consultorias, apoio educacional e know-how completo sobre o setor para auxiliá-los. Logo, investir em franquia será sempre muito mais seguro e com pouquíssimas chances de dar errado.

Investir em franquias é um bom negócio para todos!

O mercado de franquias segue em forte expansão no Brasil. Atualmente existem vários tipos de franquia em todos os segmentos da economia, com valores de investimento que cabem no bolso de qualquer pessoa que esteja interessada em abrir um negócio.

Um dos motivos para investir em franquias é o formato enxuto e acessível que determinadas franquias oferecem. ASolarprime, por exemplo, possibilita que o franqueado atue no setor de energia solar de forma totalmente flexível — trabalhando em home office, sem necessidade de conhecimento técnico, com todo o suporte necessário, a partir de um custo muito em conta.
 
Para saber mais, entre em contato conosco e invista nesse empreendimento com alto retorno em um dos setores que mais crescem atualmente. Até a próxima!
Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *