Conheça 3 tipos de franquias que estão em alta em 2018 - Solarprime

Conheça 3 tipos de franquias que estão em alta em 2018

Conheça 3 tipos de franquias que estão em alta em 2018

Para termos uma ideia de como o mercado de franquias é uma ótima opção de negócio, um levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostrou que o setor apresentou um crescimento de quase 7% no segundo trimestre de 2017, comparado ao mesmo período do ano anterior. Isso representa um faturamento de R$ 37,6 bilhões.

Como consumidores, nos deparamos com inúmeros tipos de franquia no nosso dia a dia. Você pode comprar seus produtos naturais em uma, ou fazer sua depilação a laser em outra, ou ainda estudar inglês em alguma delas.

Mas você sabe quais são os tipos de franquia que estão em alta para investir neste ano? Se quer ficar por dentro desse assunto, leia este post até o final. Aqui, vamos falar quais franquias valem a pena apostar em 2018, além de esclarecer quais são os principais tipos oferecidos no mercado e como funciona cada uma delas. Confira!

Como funciona exatamente uma franquia?

Uma empresa que está no ramo de franchising tem o direito de usar determinada marca, comercializando seus produtos e vendendo seus serviços, bem como todo modelo e tecnologia que fazem parte da experiência do franqueador.

A principal razão de uma franquia é justamente oferecer o mesmo modelo de negócio em todas suas localizações. Dessa forma, o cliente fica fidelizado, pois já sabe o que esperar quando procurar pela franquia de determinada marca.

Quais são os principais tipos de franquia?

Agora que você já entendeu o que é uma franquia e como ela funciona, está na hora de conhecer os principais tipos de franquias do mercado.

Unitária

É o modelo mais comum no mercado atualmente. Aqui, o franqueado precisa ter um ponto comercial exclusivo para operar a sua franquia. Isso significa que qualquer outra marca não poderá funcionar no mesmo local. Além disso, mesmo que o franqueado possua diversas unidades franqueadoras, ainda assim elas terão contratos específicos.

Combinada

A principal diferença desse tipo de franquia para a unitária é a permissão para compartilhar o ponto comercial com outros tipos de franquia.

Porém, o dono precisa necessariamente ser o mesmo franqueado e as marcas devem oferecer produtos ou serviços similares. Esse modelo é uma ótima ideia, por exemplo, para uma franquia de sapatos em união com outra de roupas femininas ou itens de perfumaria.

Microfranquia

Se você tem pouco dinheiro para investir, esse pode ser o modelo ideal para o seu bolso. O segmento de microfranquias oferece um valor de aporte inicial menor do que os outros modelos mais tradicionais. Além disso, muitas delas permitem que o microfranqueado trabalhe em casa, no sistema home office.

Em quais franquias vale a pena investir neste ano?

Conheça as principais características e vantagens das franquias que estão em alta em 2018:

1. Alimentação

São muitos os tipos de franquias desse setor que você pode investir: refeições compartilhadas com amigos, batatas no cone, comidas práticas etc. O setor de alimentação é sempre um bom negócio, afinal, trata-se de um item considerado primeira necessidade. Inclusive, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o brasileiro gasta em torno de 25% da sua renda comendo fora de casa.

2. Cuidados para idosos  

A população mundial está envelhecendo e isso não é diferente aqui no Brasil. Portanto, cada vez mais cuidadores especializados em idosos serão requisitados. Além disso, contratar um cuidador particular envolve altos custos trabalhistas e o atendimento dado por convênios médicos, muitas vezes, tem alto índice de insatisfação por parte dos consumidores.

3. Pet shops

Nem mesmo na crise econômica os animais de estimação deixam de receber cuidados de seus donos. Hoje em dia, cresce o número de pet shops móveis, que têm como objetivo suprir tanto a falta de tempo do brasileiro como democratizar o atendimento.

As franquias são uma ótima alternativa para quem deseja empreender neste 2018. Além das vantagens para quem está começando, são vários os tipos para você escolher aquela de acordo com seu perfil.

Agora que você já sabe quais são os tipos de franquia que estão em alta neste ano, corre lá no nosso blog para ler o post “Como escolher a franquia certa para investir: 5 fatores essenciais” e ficar ainda mais por dentro desse assunto!

Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *