Conheça 7 dicas de negócios do futuro!

11/12/2018 | Franquias

Se você não está mais satisfeito com o seu trabalho e pensa em alguma forma de empreender, nós vamos ajudar. Neste blog post, daremos dicas dos melhores negócios do futuro. O foco é em negócios que, além de serem lucrativos, também garantem o equilíbrio do meio ambiente.

Portanto, para ter sucesso no mundo do empreendedorismo por meio de uma empresa que ofereça ótima rentabilidade e ao mesmo tempo seja sustentável, confira nossas dicas abaixo!

1. Energia solar

A conta de energia elétrica só vem subindo no Brasil. Por isso, cada vez mais consumidores estão procurando instalar sistemas de energia fotovoltaica em suas residências e em seus negócios, com o objetivo de economizar na conta de luz.

Calcula-se que até o ano de 2020, 75 em cada 100 contas de luz residenciais chegarão ao ponto de terem recebido de volta o dinheiro pago pela instalação do sistema de energia solar em até 4 anos.

Ou seja, a tendência é somente de alta para a procura por esse tipo de produto, o que faz com que o próprio franqueado também tenha o retorno sobre o investimento realizado na compra e implantação da franquia de energia solar com rapidez.

As franquias de energia solar são um nicho de mercado que oferece alta rentabilidade por terem um produto de alto valor agregado, gerando um rápido retorno do investimento inicial, com prazo calculado de 5 a 12 meses.

É importante você saber que não é necessário ter profundos conhecimentos técnicos em energia fotovoltaica para abrir uma franquia de energia solar. O fundamental é você ter um perfil empreendedor e vontade de trabalhar em um dos setores de mercado que mais cresce no mundo.

2. Alimentação saudável

Cada vez mais a população vem buscando melhorar sua qualidade de vida, inclusive por meio da forma como se alimentam. Afinal, a saúde física é um dos pilares do bem-estar das pessoas. Também vale ressaltar que os níveis de obesidade estão cada vez maiores em nosso país.

Para você ter uma ideia, um em cada cinco brasileiros é considerado obeso no Brasil. Considerando as capitais brasileiras, 54% da sua população possui excesso de peso, segundo dados do Ministério da Saúde.

Por isso, negócios no mercado de alimentação saudável estão entre as opções que apresentam oportunidades interessantes para quem está pensando em empreender. Uma alternativa é investir em alimentos que sejam produzidos localmente, sem o uso de qualquer tipo de componente químico ou pesticida.

Os produtos orgânicos estão cada vez mais presentes na mesa dos consumidores, e quanto mais a produção é incentivada, mais acessível fica o seu custo. Outra alternativa é focar em nichos específicos, para o público vegetariano, vegano, com intolerância ao glúten ou à lactose, por exemplo.

3. Transporte

Os centros urbanos têm como um dos seus principais entraves a questão do transporte. E a falta de mobilidade urbana impacta diretamente na qualidade de vida das pessoas, mas não é só isso.

Também é preciso considerar o consumo de combustíveis poluentes que envolve o uso de carros, causando sérios problemas respiratórios na população. Por isso, tem subido o número de cidadãos que passam a utilizar meios de transporte sustentáveis para se locomover, como bicicletas e patinetes.

Por isso, negócios do futuro incluem alternativas simples, como lojas para conserto e venda de equipamentos para quem usa transportes em duas rodas. Os veículos híbridos também estão em alta, gerando oportunidades da criação de frotas de táxi com esse tipo de carro, por exemplo.

4. Limpeza

Hoje em dia, os consumidores estão conscientes e atentos para não serem adeptos de produtos de limpeza que agridam o meio ambiente. Portanto, o nicho de mercado que contempla os produtos de limpeza ecologicamente corretos está entre os negócios do futuro.

Você pode optar por uma produção própria ou por revender linhas que sejam biodegradáveis. Além disso, outro tipo de investimento neste setor são as faxinas ecológicas. Que tal criar uma empresa que oferece serviço de faxina utilizando somente esse tipo de produto? Seus clientes e o meio ambiente agradecem.

5. Construção

Além da preocupação ecológica, os consumidores têm buscado profissionais qualificados em construção para reduzirem o custo fixo dos seus imóveis, diminuindo os valores de suas contas de água e luz.

Ao transformar prédios e casas em construções mais eficientes, gasta-se menos dinheiro e menos energia. Um tipo de negócio que está em alta nesse setor é o dos chamados telhados verdes. Trata-se de um método em que o telhado é coberto por plantas, com o objetivo de reduzir a temperatura do ambiente, além de dar uma linda aparência mais verde para a paisagem do local.

6. Paisagismo

Ainda na onda das plantas, os profissionais especializados em paisagismo também têm sido muito procurados pelos consumidores. Existe até um tipo de certificação para prédios comerciais, denominada LEED, que é a certificação ambiental para edifícios mais utilizada no mundo. Para obtê-la é preciso contar com um profissional que seja qualificado nesse tipo de adequação.

Serviços de encanador também estão em alta, pois realizar uma boa manutenção dos canos de um imóvel evita o desperdício de água. O bolso e o meio ambiente agradecem.

7. Microfinanciamento

Conseguir financiamento para negócios verdes ainda pode ser uma tarefa difícil hoje em dia. Por isso, fundos de investimento-semente podem ser uma ótima oportunidade para quem deseja ser um empreendedor social. Pessoas que tenham uma boa rede de contatos também podem optar por organizações de microfinanciamento.

Neste post você ficou por dentro de 7 dicas para iniciar sua jornada no mundo do empreendedorismo, unindo opções que apresentam ótimos retornos financeiros em conjunto com o respeito pelo meio ambiente.

Seja no ramo dos transportes, da energia sustentável por meio de instalação de sistemas fotovoltaicos, de telhados verdes, produtos de limpeza biodegradáveis ou outros tipos de negócios do futuro, o importante é focar seus investimentos nesse ramo promissor para futuros empresários.

Agora que você já está por dentro dos negócios do futuro, compartilhe agora mesmo estas dicas em suas redes sociais para ajudar outros aspirantes ao empreendedorismo a terem ideias inovadoras e sustentáveis!