Conheça os 5 principais mitos sobre a energia solar - Solarprime

Conheça os 5 principais mitos sobre a energia solar

Conheça os 5 principais mitos sobre a energia solar

O sol é um recurso inesgotável. Felizmente, os cientistas descobriram que é possível criar eletricidade a partir dele, desenvolvendo o sistema de energia solar fotovoltaica. Mesmo assim, ainda existem alguns mitos sobre a energia solar.

Esse sistema utiliza placas solares que, ao receberem a luz do sol, produzem energia elétrica. Após as placas gerarem a energia, ela é enviada para o inversor, que converte a corrente contínua em corrente alternada e permite que ela seja usada para alimentar os aparelhos elétricos e eletrônicos de residências e empresas.

A energia solar é muito vantajosa, mas muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre seu funcionamento e seus benefícios. Por isso, preparamos este post para desvendar 5 mitos sobre esse tipo de geração de energia. Acompanhe!

1. A energia solar fotovoltaica é cara

Mito! Ter energia solar em casa não é caro. Os primeiros painéis solares custavam um valor elevado, já que se tratava do começo dessa tecnologia, mas atualmente o preço do equipamento vem diminuindo bastante.

Com o crescimento da procura por essa tecnologia aliado às pesquisas que otimizam o sistema e barateiam seu valor, é possível investir menos dinheiro na instalação de placas solares. Além disso, a crise energética trouxe constantes aumentos na conta de energia, fazendo com que o retorno financeiro da energia solar se torne mais rápido.

2. Os painéis solares não produzem energia no inverno

Mais um mito! Os painéis solares produzem energia por meio da irradiação da luz do sol, e não do calor. Em épocas de inverno a produção fica menor, mas isso não se deve ao frio. O que acontece é que o painel precisa de radiação direta para produzir energia, e em dias nublados há muita radiação difusa, já que as nuvens bloqueiam o sol. Ainda assim, as placas solares podem ter uma produtividade significativa nessas condições.

3. Depois de instalado, o sistema fotovoltaico não pode ser retirado

Isso não é verdade! O sistema fotovoltaico pode ser removido do seu telhado a qualquer momento, pois as estruturas de sustentação das placas são do tipo removível. Além disso, elas não são instaladas furando o telhado, ou seja, não há prejuízo nas telhas. O inversor também pode ser retirado da parede.

4. Manter o sistema custa muito dinheiro

Esse é um dos principais mitos sobre a energia solar! Os sistemas conectados à rede são instalados em uma angulação que, além de permitir a máxima produção de energia, proporciona um grau a limpeza dos painéis com a água da chuva. 

O proprietário pode solicitar uma limpeza semestral para garantir a máxima produção, mas não será preciso realizar outras manutenções periódicas. Quem tem sistemas off grid, que usam baterias, pode precisar gastar um pouco mais com a manutenção desse componente.

5. É preciso usar baterias para usufruir da energia solar

Apenas se você optar por isso! Atualmente, há a possibilidade de conectar o seu sistema solar à rede da concessionária de energia estadual (essa é a modalidade on grid). Assim, a rede elétrica se torna o backup de energia do sistema solar, dispensando o uso de baterias.

Com esse sistema é possível garantir muita economia, pois você consegue descontos na conta de luz e pode até mesmo zerá-la. Caso você produza mais energia do que utiliza, fica com crédito na concessionária. Com isso, as baterias são mais utilizadas em lugares remotos, onde a rede de transmissão de energia elétrica é falha.

Neste post desvendamos os principais mitos sobre a energia solar. Como essa é uma tecnologia recente, é comum que se propaguem informações equivocadas. Agora que você já conhece o sistema, pode aproveitar todas as vantagens que ele tem a oferecer!

Quer fazer o seu salário render mais? Continue no blog e saiba como economizar em casa com estas quatro dicas valiosas!

Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *