Veja como se planejar melhor para pagar as contas de início de ano - Solarprime

Veja como se planejar melhor para pagar as contas de início de ano

Veja como se planejar melhor para pagar as contas de início de ano

Depois das festas de Natal e Ano Novo, as contas de início de ano são como uma volta para a realidade para muita gente. Afinal, são tantos compromissos que devemos arcar, que pode ser um grande desafio cumprir com todos. 

Para que você não tenha problemas, confira a seguir como é fundamental se planejar para pagar estas contas. Veja também algumas dicas práticas de como fazer isso. Boa leitura! 

Quais são as principais contas de início de ano? 

 No começo do ano, surgem muitos compromissos que devem ser pagos. Entre eles, geralmente estão inclusos: 

  • IPTU; 
  • IPVA; 
  • DPVAT; 
  • contas de festas de fim de ano; 
  • matrícula, mensalidade, material e uniforme escolar. 

Além destas, dependendo de seu estilo de vida, você pode ter ainda outras contas de início de ano. Para lidar com todas elas e não ter nenhum problema financeiro, o primeiro passo é se planejar; seja logo no começo do ano ou mesmo antes dele. Afinal, você já sabe que estas despesas chegarão. 

Como conseguir pagar todos os compromissos? 

Além do planejamento financeiro ser fundamental para arcar com as contas, você também pode seguir algumas dicas práticas para conseguir pagá-las. Confira a seguir! 

Tente diminuir as contas 

Despesas como os impostos IPTU e IPVA só são lançados no início do ano. Por isso, não é o tipo de conta que você possa evitar desde o ano anterior. Porém, algumas outras despesas podem ser diminuídas para que não caiam em janeiro ou fevereiro. 

Por exemplo, se você vai viajar em dezembro com a família e está planejando há algum tempo, tente ao máximo pagar tudo à vista, com o dinheiro economizado antes.  

Assim, você não corre o risco de usar o cartão de crédito e depois se ver com contas obrigatórias mais uma fatura alta. Aliás, isso vale também para gastos de final de ano, como presentes e compras de mercado. 

Defina prioridades 

O começo do ano também é uma boa oportunidade para você encontrar queimas de estoque e grandes saldões. Porém, é preciso definir prioridades. Afinal, dependendo da forma como você adquire esses produtos, seu valor ou parcela podem cair exatamente com as contas de início de ano, inclusive, atrapalhando estratégias de pagamento à vista com desconto. 

Sendo assim, procure resistir às promoções e compre apenas o que você realmente precisa. Afinal, ao longo do ano haverá outras oportunidades para conseguir itens com bons preços. 

Pesquise preços 

Uma das melhores formas de não ter muitas contas ou com valores muito altos é pesquisar preços. Ou seja, se você está planejando uma boa ceia de Natal, com presentes para todos, invista bastante tempo em pesquisar as melhores condições. 

Afinal, desde uma boa oferta no supermercado até a promoção em uma loja, tudo pode influenciar no valor a ser pago no começo do ano. 

Use o décimo terceiro com consciência 

O décimo terceiro pode ser uma benção ou uma armadilha. Isso porque ele chega em uma época propícia, na qual tendemos a gastar, muitas vezes, comprando supérfluos. 

Sendo assim, a dica é usar o décimo terceiro com consciência. Por exemplo, se ele é um valor a mais, você pode optar por não gastá-lo, mas sim, guardá-lo para quitar os impostos do começo do ano. 

Aproveite os descontos 

Os descontos estão por toda a parte e são uma ótima forma de diminuir gastos. No caso do IPTU e IPVA, muitas cidades oferecem boas condições para o pagamento à vista. Por isso, vale considerar esta opção e se planejar para quitá-los logo no começo do ano.

Além disso, o mesmo vale para outras despesas que você possa ter. Por exemplo, na escola das crianças, é possível negociar o pagamento do ano todo com desconto. Ou então, aproveitar a revenda de materiais e uniformes para economizar. 

As contas de início de ano chegam para todos. Porém, com um planejamento prévio, você pode se preparar com antecedência para quitá-las. Além disso, é possível instaurar medidas de economia em casa. Por exemplo, você pode contar com o sistema de energia solar da Solarprime, para diminuir bem a sua conta de luz e poupar para outras despesas. 

Gostou da ideia e quer conhecer esta solução sustentável e econômica? Fale com a gente

 

Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *