É possível gerar energia solar no inverno? Descubra agora! - Solarprime

É possível gerar energia solar no inverno? Descubra agora!

É possível gerar energia solar no inverno? Descubra agora!

Energia solar no inverno: se você está pensando em fazer esse investimento, é provável que tenha se perguntado se é (ou não) possível gerar energia nessa época do ano em que o sol é menos intenso e frequente.

Essa é uma dúvida comum e muito simples de ser solucionada e, por isso, preparamos este post. A seguir, você entenderá melhor como funciona a geração de energia em um sistema fotovoltaico e entenderá melhor o processo em dias nublados.

Continue com a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre o tema!

Qual a diferença entre a energia solar fotovoltaica e térmica?

Para que você consiga concluir a respeito da geração de energia solar durante o inverno, é essencial entender as diferenças existentes entre a energia solar fotovoltaica e a térmica. Isso porque, apesar de muitas pessoas se confundirem, elas não são a mesma coisa.

A energia solar térmica é aquela que utiliza o calor do sol para aquecer algum elemento, como a água e o gás. Observe que estamos falando de um sistema que se baseia na condução do calor, composto por um coletor solar, um reservatório com isolamento térmico e canos de cobre.

Já a energia solar fotovoltaica está ganhando espaço em todo o mundo, pois gera energia por meio da radiação emitida pelo sol. Dessa maneira, sua utilidade vai além do aquecimento de água, podendo ser aplicada em residências e empresas para colocar em funcionamento qualquer equipamento elétrico.

Energia solar no inverno: como as placas de energia solar fotovoltaica funcionam?

É interessante entendermos melhor o funcionamento dos painéis solares fotovoltaicos em dias nublados, pois isso poderá esclarecer se o frio atrapalha (ou não) a geração de energia.

Uma placa fotovoltaica possui diversas células e cada uma delas é composta por duas camadas de silício. A mais fina é carregada negativamente e, ao ser atingida pela radiação solar, transfere seus elétrons para a camada mais grossa, gerando energia elétrica.

Observe que o frio pouco interfere na geração de energia, já que existe radiação solar no inverno e em dias nublados. Na verdade, assim como qualquer equipamento eletrônico, as placas fotovoltaicas funcionam melhor em baixas temperaturas.

Portanto, não há perda expressiva em geração de energia no inverno. O que pode ocorrer é que, em razão da menor duração do dia nessa estação e da angulação do sol, seja gerada menos energia do que no verão. Porém, é preciso ressaltar que a equipe responsável pelo planejamento e execução do projeto analisa todas essas questões.

A neve prejudica a produção de energia solar?

Essa é mais uma dúvida clássica das pessoas que pensam em aproveitar o potencial solar para gerar energia elétrica. No entanto, a ideia de que a neve prejudica o sistema é um mito.

As placas são instaladas em uma inclinação que não permite o acúmulo de gelo e possuem uma película antiaderente. Dessa maneira, como não há o bloqueio da luz solar, a geração de energia não é interrompida.

Após concluir a leitura deste post, podemos afirmar que é possível gerar energia solar no inverno. Quem investe nesse sistema sustentável de geração de energia não é prejudicado nas estações com baixas temperaturas e dias nublados. Ao contrário, poderá desfrutar de todos os seus equipamentos elétricos e de um banho quente sem que isso represente gastos a mais.

Conseguiu sanar suas dúvidas sobre o tema? Para ficar sempre por dentro das novidades e aprender mais sobre energia solar, não deixe de curtir nossa página no Facebook! Até mais!

Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *