Energia renováveis empregam 11 milhões de pessoas - Solarprime

Energia renováveis empregam 11 milhões de pessoas

Energia renováveis empregam 11 milhões de pessoas

A quantidade de pessoas empregadas pelo setor de energias renováveis cresce a cada ano. Em 2018, cerca de 11 milhões de trabalhadores em todo o mundo mantinham empregos nessa indústria, atuando em funções desde a fabricação dos produtos até a comercialização e a instalação final.

Segundo o relatório anual de empregos divulgado pela Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), a maioria desses trabalhadores concentra-se na China, União Europeia, Brasil e Estados Unidos. Os números divulgados ainda revelam um crescimento constante ao longo dos últimos anos: enquanto em 2017 havia 10,3 milhões de empregos na área, em 2016 eram 9,8 milhões

Esse crescimento se deve à expansão da geração de energia limpa em diversos países. O Reino Unido, por exemplo, recentemente passou cerca de 10 dias sem produzir energia a partir do carvão.

De acordo com a IRENA, dentre as energias renováveis, a solar fotovoltaica é a principal fonte de empregos, fornecendo 3,6 milhões de vagas, representando aproximadamente um terço do total do fluxo de trabalho. Nesse cenário, a China é o país que mais emprega trabalhadores do setor solar, abrigando 61% deles.

Os dados do relatório corroboram com um estudo da International Labour Review divulgado em dezembro do ano passado, o qual relatou que a transição para fontes de energia limpa pode contribuir para a geração de 24 milhões de empregos até o ano de 2030 em todo o mundo.

 

Fonte: O Petróleo

Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *