Energia solar rural: quais são suas vantagens e por que utilizar em sua propriedade?

23/09/2019 | Energia Solar

As inovações já fazem parte do cotidiano, inclusive de quem vive e trabalha no campo. A modernidade ganhou espaço no meio rural, com o uso da tecnologia para produção de alimentos e de eletricidade. Você já ouviu falar, por exemplo, em energia solar rural?

Neste post, vamos explicar como é possível gerar energia no campo, quais são os benefícios dessa prática, entre outras informações relevantes sobre o tema. Confira!

Como funciona a captação e conversão da energia solar em energia elétrica?

A primeira etapa consiste na instalação dos painéis solares. Isso pode ser feito no telhado de um imóvel ou em qualquer outra parte do terreno. Essas placas fotovoltaicas serão responsáveis por captar e converter a luz solar em eletricidade.

A energia gerada pelos módulos fotovoltaicos passa pelo inversor, que fará a conversão dessa energia em um padrão seguro para alimentar a rede elétrica da propriedade. Se a produção for maior do que o consumo, o excedente será injetado de volta na rede da concessionária local, no caso de sistemas on-grid, ou será armazenado pelas baterias do sistema off-grid.

Qual é a diferença entre os sistemas on-grid e off-grid?

Para dar início ao projeto de implantação do sistema fotovoltaico, é preciso escolher entre dois tipos de sistema: on-grid ou off-grid. Mas você sabe o que os diferencia? Veja!

Sistema on-grid

O sistema on-grid, ou grid tie, é a geração de energia por meio da conexão à rede pública. Nesse caso, quando ele produzir mais energia do que o imóvel consumiu, a sobra vai para a rede pública e se transforma em créditos. Estes podem ser usados em outra propriedade, desde que seja abastecida pela mesma rede de distribuição e esteja no mesmo CPF.

Por outro lado, se a unidade não conseguir produzir energia suficiente para o consumo do local, a rede pública compensa com a energia que falta. Mesmo assim, o valor na conta de luz será reduzido consideravelmente.

Para criar essa compensação entre o sistema on-grid com a rede pública, é necessário o uso de inversores interativos, os quais também têm capacidade para converter a energia gerada pelos painéis solares em corrente elétrica alternada. Esse modelo de sistema é mais utilizado em regiões urbanas.

Sistema off-grid

O sistema off-grid não requer a conexão com a rede pública de energia. Aqui, a unidade precisa de baterias estacionárias para armazenar o excesso de energia produzida pelos painéis. Essa energia ficará preparada para ser usada em períodos sem incidência de sol, como durante a noite e em dias nublados.

Esse método só pode ser instalado em locais onde a concessionária não chega, ou seja, quando não há iluminação pública na rua, como nas áreas rurais. Além disso, o sistema off-grid necessita de inversores elétricos para converter a corrente contínua produzida nos módulos e armazenar nas baterias de corrente alternada.

Como a energia solar pode ser aplicada no campo?

O setor do agronegócio está em constante busca por novas tecnologias para aumentar a produtividade. Existem muitos exemplos de propriedades rurais que estão se beneficiando economicamente por adotarem práticas mais sustentáveis. Várias fazendas estão instalando painéis fotovoltaicos, em telhados ou no solo.

Esse sistema de geração de energia tem proporcionado economia de recursos, mais autonomia, segurança e diversidade. Entre as suas aplicações, estão as seguintes:

  • bombeamento de água;
  • cercas elétricas;
  • irrigação;
  • monitoramento;
  • processo produtivo;
  • refrigeração;
  • tanques de aeração;
  • telecomunicação;
  • fornecimento de ventilação, luz e calor aos edifícios agrícolas.

Qual é a perspectiva do uso de energia solar rural no Brasil?

Alguns fatores contribuem para o crescimento da geração de energia solar na área rural. Iniciativas como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que financia projetos coletivos ou individuais que forneçam renda para os pequenos agricultores, incentivam o aumento da atividade.

O Banco do Brasil também auxilia atividades do agronegócio. Por meio do Programa Agro Energia, a instituição apoia a produção de energia limpa e renovável em serviços do setor para pessoas físicas, empresas e cooperativas.

O preço da tecnologia em constante queda, linhas de financiamento acessíveis, entre outros aspectos, fazem desse tipo de energia um ótimo investimento para as propriedades rurais.

Quais são os elementos que compõem a captação de energia solar?

Vejamos agora quais são os principais equipamentos que formam um kit de energia solar.

Painéis solares

É o conjunto de placas usadas para captação e conversão da luz do sol em eletricidade. Também chamados de módulos fotovoltaicos, os painéis solares produzem energia por meio das células fotovoltaicas. Portanto, quanto maior for o número dessas células em um módulo, mais energia elétrica ele será capaz de gerar.

Inversores grid tie

É o tipo de inversor instalado somente em sistemas de energia solar que são conectados à rede elétrica (on-grid). O inversor grid tie realiza a conversão da energia produzida pelas placas fotovoltaicas de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA).

Relógio bidirecional

O relógio bidirecional faz a medição da energia gasta pela propriedade. Ele também tem a função de indicar quanta energia o sistema fotovoltaico injetou na rede da concessionária como excedente.

Quais são os benefícios da energia solar rural?

Um grande entrave na zona rural é conseguir ser abastecido por uma quantidade de eletricidade que seja suficiente para suprir suas necessidades. Esse sistema pode ser instalado em locais onde a concessionária de energia não chega. Portanto, em regiões rurais onde não existe iluminação pública.

Além disso, a geração de energia por meio da irradiação solar representa uma grande economia na fatura de luz, visto que o meio rural tem como característica um alto consumo energético. Outro benefício no uso dessa fonte limpa e renovável de energia é a preservação do nosso ecossistema.

Como escolher uma empresa especializada em energia solar rural?

É preciso ter alguns cuidados na contratação de uma empresa especializada em energia solar. Pesquise se o fornecedor tem experiência em projetos desse tipo, se ele oferece equipamentos de qualidade e com garantias e se conta com um suporte técnico adequado. Também vale a pena fazer uma busca na internet para saber o que os clientes dessa empresa têm a falar sobre ela.

Neste post, contamos para você como funciona a energia solar rural. Com essas informações, fica muito mais fácil economizar, preservar o meio ambiente e ter independência na geração de eletricidade. A Solarprime é a maior e melhor franquia de energia solar do Brasil. Presente em mais de 26 estados e no Distrito Federal, a empresa oferece atendimento personalizado e ótimas soluções.

Gostou do que leu e quer saber mais sobre energia solar e sustentabilidade? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos em seu e-mail!