Entenda como economizar em propriedades rurais

30/06/2018 | Dicas

A escassez de água está modificando os hábitos da sociedade mundial. Com isso, a busca por alternativas para assegurar a continuidade do desenvolvimento das indústrias e do agronegócio exige coragem e determinação.

Sabe-se que é primordial incentivar a agricultura, pois é ela que garante o alimento na nossa mesa. No entanto, essa atividade genuinamente rural está ameaçada pelas condições climáticas cada vez mais adversas.

Algumas iniciativas tecnológicas oferecem soluções para os problemas do campo. É possível economizar em propriedades rurais sem comprometer a produtividade. Quer saber como? Leia este texto e descubra algumas alternativas!

Utilizar tecnologias de irrigação

A agricultura é uma atividade que consome muita água. Estima-se que, em todo o mundo, o percentual do líquido utilizado para a produção de alimentos seja em média de 70% de toda a água consumida no planeta. No Brasil, esse valor chega a 72%.

Estamos diante de um grande desafio: garantir a sobrevivência humana e, ao mesmo tempo, economizar água. A tecnologia pode ajudar nisso. Vamos conhecer algumas alternativas:

Gotejamento

A irrigação por gotejamento assegura mais controle da vazão de água, diminuindo o risco de desperdício.

A estrutura do sistema é simples: o agricultor precisa de pequenas tubulações ou mangueiras com furos em toda sua extensão, por onde a água será distribuída. Nesse método, a perda de água por evaporação é mínima.

Microaspersão

Na mesma linha de raciocínio, está a irrigação por microaspersão. O produtor rural precisa instalar pequenos aspersores que vão lançar a água no solo como chuva. Como os aspersores ficam bem próximos ao chão, a evaporação também é pequena, resultando em economia.

Água da chuva

A utilização da água da chuva é um método bastante conhecido do agricultor e consiste em armazenar o líquido durante o período chuvoso em cisternas. Outro cuidado necessário para quem usa esse método é a preservação do solo, para evitar a degradação dos cursos d’água em áreas próximas às lavouras.

Telas de proteção

Mais uma alternativa é o uso de telas cobrindo as pequenas plantações. Elas são mais utilizadas no verão, quando o sol é intenso e é preciso reforçar a irrigação. As telas controlam a radiação dos raios ultravioletas, equilibrando a temperatura e evitando maior consumo de água pelas plantas.

Investir em energia solar

Existe, ainda, uma novidade no campo tecnológico para economizar em propriedades rurais. Ela está surgindo como alternativa para as famílias dos produtores e também colabora com a redução dos custos de energia elétrica.

A energia solar já foi incorporada pela zona urbana, em casas e condomínios, e é uma ótima opção para lugares mais remotos. Agricultores de vários municípios estão descobrindo como fazer economia de custos com a instalação de sistemas de energia solar.

Os painéis solares armazenam o calor do sol e o convertem em energia elétrica, que pode ser usada para abastecer as casas e garantir o funcionamento dos diversos maquinários envolvidos na produção, como ordenheiras, motores e máquinas.

Conseguir linhas de financiamento

Para instalar os sistemas mais eficientes e sustentáveis, muitos agricultores podem precisar de auxílio. Por isso, o governo federal tem incentivado as instituições financeiras a criarem linhas de crédito especial para esse fim.

Atualmente, existem o Programa AgroEnergia do Banco do Brasil, o Eficiência Energética do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), o Agroamigo Sol do Banco do Nordeste e o Proger da Caixa Econômica.

Como podemos ver, o homem do campo está se modernizando e inserindo tecnologias avançadas para economizar em propriedades rurais. Com isso, a produção se torna mais econômica e eficiente.

Você gostou deste post? Quer receber mais informações sobre o assunto? Assine nossa newsletter para ficar bem informado!