Faturamento energia solar: saiba como otimizá-lo!

24/09/2020 | Franquias

Nos últimos tempos, as pessoas têm percebido os benefícios de produzir a própria energia, seja para economizar na conta de luz ou pelos benefícios proporcionados ao meio ambiente. Com a expansão das franquias, o faturamento com energia solar atingiu milhões. Por isso, investir em franquias focadas em tecnologia, sustentabilidade e inovação é uma das melhores oportunidades do mercado brasileiro.

O sistema fotovoltaico pode reduzir a conta de energia em até 95%. Além de ser uma fonte de energia renovável e abundante, sem prejudicar o meio ambiente e os insumos necessários para a subsistência das gerações futuras. Outro fator que influencia esse crescimento é a crise energética que enfrentamos há alguns anos. Por isso, as empresas têm adotado medidas mais eficientes e sustentáveis para diminuir o impacto econômico.

Para isso, a energia solar tem se tornado fonte de eletricidade para muitos lares e indústrias. Neste post, vamos explicar como funciona uma franquia de energia solar e dar dicas de como aumentar o faturamento das unidades. Confira!

Como funciona uma franquia de energia solar

O processo de franquia de energia solar é o mesmo de qualquer outra modalidade de franchising. O franqueador coloca a disposição de um franqueado seu sistema de negócios com nome comercial e métodos operacionais bem definidos. Cabe ao franqueado administrar o empreendimento de acordo com os termos exigidos nessa licença.

A franquia de energia solar é um modelo de empreendimento que fornece serviços de captação de energia solar para casas, comércio, indústrias e propriedades rurais. Essas atividades variam do auxílio com orientações de compra do equipamento mais adequado até a instalação do sistema completo de energia solar.

Para trabalhar com essa categoria, os sistemas distribuídos são instalados, em coberturas já existentes, por empresas especializadas e conectados a redes de distribuição. Portanto, a implantação dos painéis solares fotovoltaicos não precisa de grandes construções ou remoção de árvores. Os telhados atuais são reaproveitados como base para as placas geradoras de energia.

Além disso, é preciso ter amplo conhecimento sobre o sistema de energia solar para realizar vendas e instalação de painéis fotovoltaicos. As principais modalidades desta logística são: franquia unitária, microfranquia, franquia de desenvolvimento de área, franquia master, franquia de conversão, shop in shop e franquia combinada.

Faturamento com energia solar

Dependendo do tipo de investimento, o faturamento pode chegar a R$ 1,5 milhão no primeiro ano. Desta forma, o mercado de energia solar é um dos mais promissores da atualidade. A demanda para implantações de painéis fotovoltaicos aumenta tanto nos setores privados, como hotéis e restaurantes, quanto nos setores públicos, como prédios e empresas estatais.

Período para retorno do investimento

Um dos principais motivos para incentivar a abertura de uma franquia de energia solar é o lucro. Esse mercado cresce mais de 200% ao ano no Brasil o que faz dele o caminho mais promissor para o sucesso financeiro. O retorno total no investimento dependerá da estratégia de venda adotada pelo empreendedor.

Como aumentar o faturamento da sua franquia

Com algumas dicas é possível aumentar o faturamento da sua franquia de energia solar. Estude sobre os sistemas de painéis fotovoltaicos para obter conhecimento profundo sobre o mercado que pretende atuar. O trabalho para geração da energia sustentável tem várias etapas desde a engenharia, para desenvolvimento das tecnologias das placas, até a instalação propriamente dita. Escolha o modelo com o qual trabalhará e busque conhecimento técnico sobre o assunto.

Outra forma de aumentar os lucros da franquia é investindo em boas parcerias. Empresas especializadas em energia solar podem auxiliar em processos que o empreendedor ainda não domina e, até mesmo, se responsabilizar por eles. Avalie bem a viabilidade financeira do negócio e invista em parcerias seguras para aumentar os ganhos da sua franquia.

Além disso, manter a qualidade do serviço fornecido aumenta a credibilidade da empresa e, consequentemente, gera retorno financeiro. Por isso, o franqueador deve manter canal direto de suporte com franqueado e oferecer estratégias que ajudem a impulsionar a marca.

Por sua vez, o franqueado precisa proporcionar serviços de qualidade para seus clientes e disponibilizar atendimento pós obra. Ter um canal para acolher bem o cliente, mesmo depois da instalação do sistema, agrega valor ao negócio.

Começando a investir

Para começar a investir em uma franquia de energia solar o primeiro passo é fazer um curso na área. Dê início com cursos mais completos que são oferecidos por empresas e instituições com amplo conhecimento do assunto. Depois disso, faça cursos técnicos mais específicos. Aprenda o máximo que puder sobre o sistema, sua aplicação, benefícios e desafios.

Além disso, procure conhecer a fundo também o sistema de franquias. Saiba como ele funciona, as taxas empregadas, métodos desenvolvidos e vantagens. Se torne um expert no assunto. Quanto melhor capacitado você estiver mais chance de sucesso e prosperidade com sua franquia.

Energia solar no Brasil

Com o avanço das novas tecnologias e diminuição de preços, o segmento dos sistemas de energia solar ganha força no Brasil e no mundo. A alta durabilidade e a manutenção baixa do investimento tem se tornado atraente para muitos empresários. Atualmente, o Brasil está entre os trinta maiores países fornecedores de energia solar no mundo.

São vários os benefícios ambientais e econômicos que impulsionam essa atividade, entre eles a redução no valor da conta de luz e diminuição dos impactos ambientais. A produção de energia fotovoltaica em território brasileiro corresponde a 1,2% de toda matriz energética nacional. Minas Gerais é o principal estado produtor de energia solar com mais de 35 mil kW instalados.

Portanto, para quem pensa em investir nesse modelo de negócio, a melhor opção são as franquias de energia fotovoltaicas. Além de proporcionar aos consumidores alívio nas tarifas energéticas, o faturamento com energia solar estimula o crescimento do mercado no Brasil.

Ficou interessado em entrar para o ramo das franquias de energia solar? Entre em contato com os consultores da Solarprime e descubra mais vantagens sobre esse modelo de empreendimento!