Saiba o que é formatação de franquias e como fazer!

14/10/2020 | Franquias

Para ter bons resultados devemos fazer o empreendimento crescer. Porém, é fundamental que todo o processo seja realizado de forma segura e estruturada para evitar transtornos futuros. Normalmente, a formatação de franquia é um desafio para empreendedores que procuram a ampliação do negócio por meio de franchising.

Ter uma franquia é uma das melhores escolhas para quem deseja uma oportunidade de abrir um novo negócio. Mas para entrar nesse mercado é preciso ter atenção em detalhes e nas leis. É necessário que tudo seja bem planejado para garantir sucesso da marca.

A formatação de franquia ajudará no processo de estruturação do planejamento de estratégias para o negócio. Ela fará com que a expansão da marca aconteça de forma duradoura e sustentável.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste post, vamos explicar como estratégia e organização podem garantir ótimos resultados para seu empreendimento. Confira!

Como fazer a formatação de franquias

Para o bom desempenho do seu negócio, a formatação de franquia analisa particularidades do empreendimento. É preciso olhar para o presente, mas pensando no futuro.

Veja alguns pontos que devem ser observados para transformar seu negócio e impulsionar sua marca.

1.Análise financeira

Uma das etapas fundamentais para o processo de formatação de franquias é o diagnostico financeiro da empresa. O franqueador deve definir as projeções e outros pontos econômicos para determinar a viabilidade do negócio. É necessário analisar o custo de implantação e o prazo para retorno do capital aplicado.

Com base nessas informações, o empreendedor poderá definir as diversas taxas envolvidas, como royalties e fundos de propaganda. Todos esses dados, junto com as informações de momento do mercado, ajudarão a compor o Plano de Expansão da franquia.

A partir disso, é definido todas as orientações importantes para o negócio. Até a marca atingir seu objetivo, é interessante que o franqueador tenha recursos próprios para manter as primeiras unidades.

Caso não tenha, o empreendedor pode utilizar estratégias para captação de recursos de terceiros, como a procura por um sócio ou linhas de financiamento. É preciso ter certo cuidado para que o comprometimento financeiro não prejudique e inviabilize o negócio.

2.Planejamento jurídico

A construção jurídica é outro fator importante na hora de formatar o modelo da sua marca. Esse é o momento de criar um documento para garantir segurança ao franqueador e para o franqueado. A instrumentalização jurídica é parte obrigatória no processo de formatação de franquias.

A Lei 8.955/94 regulamenta a atividade no Brasil e prevê todos os pontos necessários para abertura e manutenção de um sistema de franquias. Além disso, dispõe de todos os documentos que são essenciais para a realização desse processo, como a Circular de Oferta de Franquia.

O pré-contrato e o contrato também constam na legislação. Eles descrevem todas as peculiaridades, condições e obrigações do negócio. Em alguns casos, pode ser necessário outros tipos de documento, como protocolos de entrega, recibos e, até mesmo, orientações para filiação da franquia na Associação Brasileira de Franchising (ABF).

3.Manualização

A manualização nada mais é que a elaboração dos manuais da franquia para orientar os franqueados e direcionar os trabalhos a serem realizados pela franqueadora. Nesse documento deverão ser detalhados os projetos de decoração e de arquitetura do empreendimento. Além disso, serão mapeados os processos, definido o sistema de gestão e todos os pontos de treinamento e padronização da rede.

O processo de criação do manual de franquia não deve focar apenas em questões de qualidade e apresentação dos produtos, mas igualmente nos processos de otimização de custos e tempo, além de acrescentar elementos para eficiência em gestão de negócios.

É aconselhável que o modelo seja testado primeiramente em uma unidade piloto. O objetivo é reproduzir situações que serão enfrentadas na rotina dos franqueados para ajustar o que for preciso no modelo. Após a reparação dos pontos levantados, o empreendedor estará pronto para dar início ao Plano de Extensão, selecionando candidatos e comercializando as franquias.

4.Definição de estratégia

Para criar um modelo de franquia e novos canais para distribuição dos seus produtos e serviços, o planejamento estratégico é fundamental. É importante que as etapas de expansão sejam muito bem definidas a fim de prevenir transtornos no processo.

Para uma estratégia bem estruturada, potencialidades e necessidades de ajustes devem ser analisados. Além disso, o empreendedor precisa ter conhecimento de possíveis ameaças e oportunidades do mercado no qual pretende ingressar ou expandir seu negócio.

Também é necessário analisar quanto é viável produzir o modelo de franquia no formato desejado. O planejamento não evita que o modelo seja reproduzido por outras pessoas, mas aumenta a chance dos dois negócios obterem sucesso no mercado.

A definição de estratégias possibilita identificar novas oportunidades e, através das inovações, manter o empreendimento competitivo. Afinal, planejar é ter visão ampla do que se quer e do que pode ser feito para alcançar e executar os objetivos. Já a falta de planejamento pode colocar toda uma franquia em risco.

5.Mapeamento de oportunidades

A formatação de franquias depende do mapeamento das oportunidades de mercado e analisar a viabilidade para o seu modelo de negócio. Para a criação do Plano de Expansão devem ser levantados, através de ferramentas mercadológicas, os locais com possibilidade de maior potencial de expansão do empreendimento.

Para isso, deverá ser feito um cruzamento de informações sobre o perfil da marca e a região a ser implantada. Essa análise é feita baseada em avaliações, critérios e levantamentos da região, bem como suas características de circulação, visibilidade e potencial de público. Desta forma, evita-se saturar o mercado ou provocar concorrências.

6.Busque uma consultoria especializada

Hoje em dia, existem no mercado muitas empresas especializadas em consultoria que auxiliam na formatação de franquias, ajudando os empreendedores a desenvolver o gerenciamento da marca. Ao atuar nos mais diversos nichos, essas empresas podem auxiliar o franqueador em todas as etapas do processo e aumentar a chance da sua franquia se transformar em um negócio de sucesso.

Existem muitas vantagens em fazer a formatação de franquias para alcançar os objetivos e converter seu negócio em um empreendimento grandioso. Além de aumentar a segurança ao processo, seguir um planejamento garante o cumprimento das regras obrigatórias, ajuda na captação de investidores e amplia a atratividade do empreendimento.

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