4 ideias para empreender e começar seu próprio negócio

28/10/2021 | Dicas

Ter um negócio próprio é a intenção de muitas pessoas, que buscam as vantagens de empreender e procuram aproveitar fatores que as favorecem, como a menor burocratização do processo. Porém, antes de tomar qualquer decisão, o futuro empresário precisa passar por um processo de planejamento, no qual é fundamental estudar as ideias para empreender.

No post a seguir, saiba a importância delas. Veja também 4 ideias que separamos para você começar o seu próprio negócio. Boa leitura!

A importância de ter ideias para empreender

Segundo a Agência Brasil, em fevereiro de 2021, foram criadas 343.811 empresas, de diferentes tipos. Esse número corresponde a 27,2% a mais que no ano anterior. Entretanto, apesar dos números favoráveis, muitas empresas não chegam a sobreviver a longo prazo. No caso da MEI, por exemplo, a taxa de mortalidade é de 29% nos primeiros cinco anos, segundo o Sebrae.

Sendo assim, além de um bom planejamento financeiro para começar a investir, é preciso também ter cuidados extras em relação às ideias para empreender. Isso porque são elas que vão guiar a etapa de planejamento. Dessa forma é preciso que você:

  • investigue todas as suas possibilidades;
  • faça uma análise do tipo de negócio que gostaria de ter;
  • contabilize a margem de lucro do negócio para atender às suas expectativas;
  • analise onde pretender atuar, seja online ou de forma física.

4 ideias para empreender e encontrar o negócio ideal

Em relação às possibilidades de ideias para empreender, a lista é quase infinita. Por isso, você precisa de um norte, por exemplo, saber os tipos de negócios que existem. A seguir, confira 4 dos principais que separamos para você conhecer.

1. Loja virtual

As lojas virtuais são populares e existem graças a uma nova forma de consumo, que migrou tudo para o online. Basicamente, é possível vender qualquer tipo de produto pela internet, dentro das leis permitidas. Entretanto, o empreendedor também precisa lidar com alguns desafios.

  • Concorrência: no digital até uma loja do outro lado do mundo pode ser uma concorrente pelo mesmo público.
  • Segurança: oferecer uma compra segura e proteção aos dados dos clientes é um fator fundamental.
  • Marketing: se destacar online, principalmente nas redes sociais, é um grande desafio pela concorrência e dificuldade de atrair a atenção dos consumidores.

2. Importação de produtos

A importação de produtos é outro segmento que faz sucesso entre os novos negócios. Nesse caso, existem os mesmos desafios de uma loja virtual, se for o caso, ou de uma loja física; como a necessidade de montar tudo do zero.

Além disso, o diferencial da loja, que é o produto importado, encara dificuldades como a necessidade de um bom fornecedor, custos de importação, gastos para ir buscá-los e as oscilações do dólar.

3. Franquia

Um modelo de negócio bastante conhecido, as franquias costumam ser procuradas por sua facilidade em relação à implantação. Isso porque sendo um negócio estruturado e com modelo testado, o franqueador tem condições de oferecer um grande suporte ao novo franqueado.

Nesse caso, quem tem capital, mas não sabe bem como aplicá-lo, costuma encontrar na franquia a segurança de investir, já que tem dados mais seguros sobre seu rendimento. Outra vantagem é que as franquias exploram diferentes tipos de negócio. Por exemplo, você pode encontrar infinitas opções no segmento de alimentação, como também em tecnologia, como no caso da energia solar.

Quanto aos desafios, é preciso ver a franquia com seriedade, não como um negócio garantido. Afinal, isso vai depender de como o empreendedor consegue administrá-la. Outro ponto importante é que uma franquia confiável deve ser reconhecida pela Associação Brasileira de Franchising.

4. Aulas particulares

Quem tem um conhecimento abrangente sobre algum assunto também pode entrar no negócio de aulas particulares. Nesse caso, é possível se posicionar tanto de forma física quanto digital. Já em relação aos desafios, está o domínio do conteúdo, a criação de formas para oferecê-lo e o alcance dos consumidores.

O sonho de ter seu próprio negócio nunca esteve mais perto de se realizar. Afinal, atualmente existe menos burocracia e mais condições para iniciá-lo. Porém, antes de tudo, é preciso considerar com cuidado todas as ideias para empreender. Isso porque sua empresa deve corresponder às suas expectativas de lucro e trabalho, bem como ser algo que você queira fazer. Dessa forma, vale conhecer os diferentes tipos de negócio, como loja ou franquia. Com isso definido, é só ir para o próximo passo e começar a empreender.

Gostou do post? Siga-nos no FacebookInstagramYouTube e LinkedIn para acompanhar mais conteúdos como este!