Índia começa projeto de maior usina solar do mundo - Solarprime

Índia começa projeto de maior usina solar do mundo

Índia começa projeto de maior usina solar do mundo

A Corporação de Energia Solar da Índia (Solar Energy Corporation of India – SECI), comandada pelo Ministério de Energias Renováveis da Índia, anunciou nesta semana o mega projeto da futura maior usina solar do mundo, a ser instalada na região de Ladakh (lê-se Ladaque).

Localizada no extremo norte-noroeste do subcontinente Indiano, a região de Ladakh é conhecida por ser uma das regiões montanhosas mais altas do mundo a ser habitada – são mais de 3000 metros de altitude na maior parte do território.

A projeção é que a usina solar de Ladakh, que deve ficar pronta em 2023, tenha uma potência geradora de 5 mil MW (megawatts). O investimento estimado é de mais de 6 bilhões de dólares americanos.

As autoridades indianas esperam que a usina, que ocupará cerca de 35 mil hectares, possa evitar a emissão de mais de 12 mil toneladas de carbono anualmente, além de ajudar a preservar as geleiras.

A energia produzida na usina solar deve alimentar cidades localizadas num raio de 900 km de extensão ao longo da rodovia Leh Manali e o projeto planeja empregar pessoas da região que estejam desempregadas ou estejam em dificuldade para conseguir um emprego.

Atualmente, a maior usina solar do mundo fica em Rosamond, no estado da Califórnia, nos EUA. Com uma capacidade produtiva de 579 MW, a usina conhecida como Solar Star foi concluída em junho de 2015 e conta com cerca de 1,7 milhão de painéis solares distribuídos em uma área de 3200 acres.

 

Fonte:  Swarajya 

Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *